BOA TARDE PESSOAL, ESTOU POR FINALIZAR MINHA MINI CNC, COM ARDUINO, EIS QUE TENHO UM MOTOR MINEBEA, (17PM - K047-02), E PRETENDO INSTALÁ-LO NO EIXO "Z".
PORÉM, ESSE CARA TEM SEIS FIOS, NAS CORES; LARANJA, BRANCO, AZUL, VERMELHO, PRETO E AMARELO ... e TAMBÉM TENHO UMA PLAQUINHA CNC SHIELD VERSÃO 3.00 SENDO QUE ESSA PLACA NÃO COMPORTA OS SEIS FIOS, SÓ TEM ACESSO P/ 4 PINOS DE CONEXÃO.
ALGUEM POR FAVOR PODERIA ME AUXILIAR COMO REALIZAR A MEDIÇÃO EM OHMS DESSES FIOS A FIM DE DESCOBRIR AS BOBINAS OU ENTÃO ALGUM DATASHEET, POIS EU NÃO ESTOU ENCONTRANDO RESPOSTAS, A FIM DE COMO LIGÁ-LO NA SHIELD.
SEM MAIS,
ATT AGRADEÇO À TODOS !
ANDRÉ.

Exibições: 1881

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Você é um cara de sorte ! Seu motor parece com o usado nesse tutorial. 

Faça as medições das bobinas, para confirmar. 

Especificações do Motor NEMA17 - Minebea 

http://labdegaragem.com/forum/topics/tutorial-arduino-motor-de-pass...

Motores de Passo - Unipolar e Bipolar / Tipos de enrolamentos

http://labdegaragem.com/forum/topics/tutorial-arduino-motor-de-pass...

Oh grande companheiro José Gustavo A. Murta ...
Boa noite meu prezado, quero antes de mais nada, agradecê-lo pela atenção hein ...
Dei uma olhada nos links que me passou, e realizei algumas medidas nos fios, de acordo com algumas imagens, cheguei a conclusão de que: os fios que se pré dispõe-se em meu motor de passo, são as seguintes: bobina A e A+ são fios: laranja e azul // e a outra bobina: B+ e B são fios: vermelho e amarelo.
Sendo que uni os fios branco e preto ligando-os no positivo da fonte e os demais em conectores à cnc shield.
De modos que já poderei dar continuidade na mini cnc.
Muito grato pela dica amigo !!
Att,
ANDRÉ.

Bom dia André ,

Qual é o Driver de motor de passo usado na sua CNC ? Driver para motor Unipolar ? 

Bom dia meu querido José Gustavo !!!

 então ...

Eu estou utilizando o (drv 8825 no cnc shield p/ arduino uno r3), fiz uma mudança nos chicotes do motor, como por exemplo: laranja e azul como bobina; A+ e A && vermelho e amarelo como bobina; B+ && B.

E inutilizei os "C" fios comuns, os centrais das bobinas, até aí tudo bem, o motor funciona, mas esquenta muito, não sei dizer o porque???

 

Bom dia André, os fios comuns não podem ser unidos (branco e preto).

Devem ficar isolados com fita isolante.

A ordem A+A- ou B+B- não altera em nada. Mas se alterar o fio A+ com A- ou B+ com B-, inverterá o sentido do motor. O motor esta girando no sentido correto?

O Driver DRV8825 tem também ajuste de corrente. Tente fazer o ajuste.

Pode ser que a corrente esteja sendo excessiva para o motor. Existe algum prendimento na CNC ?

https://jgamblog.wordpress.com/2016/09/24/tutorial-arduino-drv8825-...

Bom dia José ...

Então,

Creio eu que os fios A+ e A- bem como B+ e B-, estejam ligados corretamente, pois o motor gira num determinado sentido, apenas esquenta um pouco.

E os fios centrais dessas bobinas A e B, estão totalmente isolados entre si e inclusive dos demais.

E os meus DRVs 8825 estão todos pré calibrados para v-ref ==(0,60), o que representa uma capacidade de corrente de aproximadamente 1,5 ampér para esse motor, será que é muito ou pouco pra esse tipo de motor, com essas características que te passei ?

Também, não há nada prendendo o mesmo, trava, ou coisa parecida, que necessite de ajustes, mesmo porque o motorzinho gira livremente na mão, entendeu ?

Att,

ANDRÉ

Ok , o que pode fazer é colar um mini dissipador por cima do chip. 

Existem mini dissipadores para esses drivers.

Ou então abaixar a corrente para 1A.

Qual a tensão esta alimentando o Motor/Driver ?

Então, no meu cnc shield já estão inseridos os drivers 8825 com os respectivos mini dissipadores. Mas eles não esquentam, e além disso tenho um cooler ligado neles.

Estou alimentando esse motor minebea e os outros dois motores stepping motor 17hd34008-22b da mesma maneira, com 12 vcc, mas o problema é que só o minebea aquece, já o driver que acopla o minibea não aquece ...

Então vou baixar a corrente desse drv 8825 p/ v-ref p/ (40) e verificar o que acontece, pois se esquenta somente o motor, talvez seja pq o driver está mandando uma corrente excessiva pra ele. 

Ah bom, tinha entendido errado. Falta de atenção minha. Achei que fosse o driver que esquentava.

Pode baixar a corrente que o motor irá esfriar...

Abraços.

Boa tarde a todos, sou novo aqui no lab. de garagem, e agradeço por ser aceito, bem, eu nao entendo de arduino olhei quase todos os projetos e vi que vcs são craques no que fazem, eu gostaria muito de conseguir um programa que um motor de passo nema 23 girasse intermitente e qu eu conseguisse controlar esse giro tanto na velocidade quanto no passo que ele vai dar, agradeço desde já qualquer um que possa me ajudar, grato.

Boa tarde,

Sugiro que leia e estude os meus tutorias que eu já citei aqui nesse tópico. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço