Olá!

Estou com um projeto onde eu gostaria emitir um alerta sonoro quando alguém chegar perto de um sensor... mas nao quero usar o buzzer... quero emitir o som de uma voz gravada... só consigo isso com o shield mp3?

Exibições: 6117

Responder esta

Respostas a este tópico

Tem este Ci  o ISD2560 , que serve para gravar e reproduzir um som .

Tem o esquema neste site :  http://mdubuc.freeshell.org/Isd/

Haroldo,

É possivel utilizando o arduino, reproduzir som wav gravados em um cartão SD.

Se procurar no proprio site do lab de garagem, existe um tutorial feito pelo siste ( http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-executar-um-arquivo... ), que mostar como fazer.

Porém as bibliotecas utilizadas e o modo como gravar o som wav é um pouco trabalhoso.

Para reproduzir sons pelo arduino é utilizada a tecnica de PWM.

Procurando novamente na internet, há varias bibliotecas que fazem reprodução de arquivos WAV ( SimpleSDAudio_V1.03,APC_05_AuduinoWAVplayer, etc ).

Mas a melhor biblioteca que encontrei foi a TMRPCM. Com ela não é necessário muitas conversões no arquivo wav, basta converter qualquer som para wav 8 bits mono e até 16K de sampling rate  e colocar no arquivo SD sem qualquer outra alteração. Na programação do arduino simplesmente coloque a instrução "tmrpcm.play("arquivo.wav")" para reproduzir o arquivo no momento desejado.

Estou fazendo também um sensor de presença inteligente, onde ele é capaz de  perceber quando uma pessoa está entrando ou saindo, reproduz uma mensagem  ( seja bem vindo, até logo, etc ), fala a temperatura atual, o horario atual, e pode reproduzir musica wav dependendo de uma condição.

As mensagens eu gravo através de um site que reproduz um texto em fala natural ( as mesmas vozes utilizadas nos GPS´s ).

O hardware utilizado é o ATmega328 ( com firmware arduino ), um cartão SD, um sensor de temperatura LM35, um Ci relogio em tempo real ( RTC DS1307 ), sensores IR.

Sds,

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço