Boa tarde garagistas!

Bom, estou terminando meu projeto de conclusão de curso (robô semi autônomo) e hoje
realizando testes me deparei com um problema que já tinha imaginado: pico de corrente alto -> queda
de tensão.

Estou utilizando dois motores mabushi de vidro elétrico, placas controladoras e um kinect, tudo ligado
em duas baterias de 12.6V 9AmpH. O problema eh que, quando eu aciono os motores mesmo em baixa rotação, há um pico de corrente +- 25A e minhas baterias possuem corrente máxima de 18Ah, isso gera uma queda de tensão (da para ver os LEDs piscarem rápido) que reseta o kinect.

Minha pergunta eh: Existe alguma forma de proteger meu kinect para não sofrer essa queda de tensão?
Pensei em utilizar capacitores e diodos para amenizar, mas não sei se funciona, alguém pode dar uma ajuda?

Exibições: 3779

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde Camilo. 1 - a corrente que a bateria pode fornecer instantaneamente nada tem a ver com o  Ah. A carga que as baterias podem fornecer continuamente é 18Amps durante 1 hora.

2 - separe a alimentação do kinect com um diodo e acrescente um capacitor eletrolico grande após o diodo. No momento do pico de energia o diodo não permitirá que o capacitor alimente os motores e desta maneira o kinect não sofrerá uma queda de energia. Para garantir coloque também alguns capacitores ceramicos em paralelo com o capacitor eletrolitico para filtrar ruidos de alta frequencia que certamente aparecem. Se voce dispõe de um osciloscópio, meça o tempo que o capacitor mantém a tensão de alimentação do kinect após o desligamento da bateria. Este tempo deve ser maior que o tempo de queda de tensão durante o acionamento.

Camilo, acho mais seguro alimentar separadamente os circuitos logicos e os circuitos de potencia. Porém, voce deve lembrar que de qualquer maneira a tensão das baterias vai diminuir com a descarga, até a tensão de desligamento. O seu projeto deve considerar que a alimentação dos circuitos lógicos funcione com a tensão minima da bateria, com uns 10% de folga. Acredito que voce colocou um supervisor de bateria, que desliga a alimentação quando a tensão da bateria atinge um valor minimo, indicando que deve recarregar.

Boa tarde Camilo.

Parabens,  além de funcionar tem uma montagem muito elegante.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço