fala galera,

estou planejando fazer um solenoide não muito forte, apenas para controlar uma tranca de fechadura, e gostaria de saber se tem alguma calculadora online para que eu possa fazer os cálculos do numero de voltas, ou alguma forma pratica de se calcular isso, pretendo usar restos de fios de cobre de trafos velhos (não sei a medida exata, algo em torno de 0.5mm) e um tubo plastico do mesmo diâmetro de uma caneta para enrolar a haste vou usar um prego de mais ou menos uns 10 cm x 6mm.

Exibições: 2557

Responder esta

Respostas a este tópico

Se vc é iniciante acho que as equações vão judiar de vc, pq elas não vão dar efetivamente uma "força" em Kg de atraçao ou coisa assim. Vai dar campo, fluxo, etc. As entradas vão ser coisas como diametros, secões transversais do fio, resistividade do fio, coisas que vc não tem se o material é sucata.

Tenha em mente que um solenoide é um fio enrolado (vc sabe) e que nessa configuração vira um curto circuito. Para minimizar o efeito o fio precisa ser beeeem longo. Assim a resistencia dele diminui a corrente.

Tenha em mente tb que é um indutor. Todo indutor quando desligado gera alta tensão, então vc precisa tomar o cuidado de fazer o acionamento de forma similar a um rele, com o diodo.

Basicamente o que vc quer é fazer um eletroima classico de experiencia de física. 

Tome os cuidados necessários, um pouco de coragem, um multímetro e faça testes. Tendo o diodo em antiparalelo com o indutor (solenoide), ele tendo um numero bem grande de voltas e vc monitorando a corrente de uma testada.

O ideal é que a fonte tenha uma proteção. Essas fontes comuns chaveadas de carregador tem. A corrente que ela fornece não vai gerar energia suficiente para grandes acidentes.

Por outro lado, caso queira comprar algo pronto vc pode desmontar uma valvula de maquina de lavar, que tem um solenoide dentro.

Importantes considerações do amigo Eduardo. 

Uma tensão gerada por um eletro-imã poderá ser perigosa. 

Mais uma sugestão - use um fusível com valor baixo para os testes iniciais. 

Qual tensão será aplicada nesse eletro-imã ? CC ou CA - qual o valor da tensão ? 

Esse assunto me fez lembrar mais uma vez, uma experiência que eu fiz, quando eu tinha uns 13 ou 14 anos de idade. Como curioso que sempre fui em tecnologia, resolvi enrolar um  fio em um pedaço de madeira.

Dei vária voltas e depois conectei as pontas da minha "bobina" em uma tomada de 127V !! 

O estouro foi tão grande e o susto também ! Aprendi que com eletricidade não se brinca - KKKK !

Eduardo H. e José Gustavo, obrigado pelas considerações. Esqueci de mencionar, o solenoide terá uma entrada CC de 5 a 12v (de uma fonte ATX ou de notebook, ainda não sei), sou bem leigo com formulas de física e matemática, mas na eletrotônica já tenho um bocado bom de conhecimento, quero fazer a minha própria solenoide mais para fins de conhecimento e pq eu sou bem curioso e gosto de fazer minhas próprias coisas, a ideia do diodo ja está nos meus planos também, pois vou usar transistor e arduino (mais especificamente um attiny85) para acionar.

Veja as especificações de um solenoide de 12V no Mercado Livre :

TAU-0530 Micro SOLENOIDE 

https://pt.aliexpress.com/item/FreeShipping-DC-12V-300mA-Pull-Type-...

Feature
Model:TAU-0530
type: Pull
Voltage: 12V DC
Size: 13(W) 15(H) 30(L) mm
weight: 35g
Resistance: 25 Ohm
Power:about 18W
Current: 12VDC/1500mA
Travel distance: 10mm
Initial Force(0mm Travel): 5N
Keepping Force(10mm Travel): 700g
Electric time:Less than 1 minutes

ja ajuda bastante, vou fazendo uns testes aqui, equilibrar o aquecimento com a força que eu preciso

excelente dica Teodoro, obrigado :D

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço