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bom, a tensao normalmente é a mesma tensao do conjunto de baterias...

ja a corrente(amperagem) tambem nao excede a capacidade de descarga maxima das baterias, é um bom ponto de partida...

outra maneira é observar se tem um controlador de tensao ou uma ponte h, e normalmente, com o numero do componente voce consegue obter essas informaçoes...

esses motores costumam ser de 12v mesmo. E é corroborado pelo fato de 8 pilhas de 1.5 v ligadas em serie geral esses 12v...

tambem nao entendi "qualé" a do capacitor, eu nao sei quase nada de teoria, mas eu creio que seja pra eliminar o "efeito rebote" que o motor devolve pro circuito quando vc para de mandar tensao pra ele(ele continua girando um pouco, e funcionando como "gerador de energia" nesse tempo, talvez o capacitor seja pra guardar essa energia gerada e ela nao voltar pro circuito, podendo phoder as coisas)

mas eu diria que vc pode ligar uma bateria de 12v nele sem medo, veja a rotaçao... talvez até ligue na caixa de engrenagens do carrinho, pra vc comparar a velocidade com a que vc lembra que a roda do carrinho girave ;)

assim, sem a caixa de engrenagens, esses motores costumam girar muito rapido, geralmente mais de 10.000 rpm.

Ai a comparação seria na base da velocidade dele... leigamente falando mesmo... por uma bateria de 12 e comparar com a velocidade original que vc lembra dele... nao tem problema colocar tensao maior num motor por um curto periodo... Nos meus robos com motores de 6v eu tenho uma funçao "turbo" que os alimenta com 12v por alguns segundo, pra gerar mais torque pra vencer algum obstaculo mais dificil...

Outra questao é: como "experimentador", eventualmente você vai queimar motores, que você nao comprou(que canibalizou de brinquedos)eheheh

Mas motores sao peças relativamente baratas, comparadas aos  "drivers"(os controladores pwm de motores). Em loja gringa acho motores de 4kgf com caixa de reduçao por menos de 8 dolares... Comprando os motores voce tem a especificaçao tecnica precisa do fabricante...

O capacitor 'e para filtrar ruídos elétricos gerados pelas escovas do motor em movimento.
Sem ele as interrupcoes de corrente nas escovas geram muito ruído , e este ruído pode entrar no receptor do controle remoto e interferir no sinal de controle.
Exatamente , as escovas do motor não permanecem 100% do tempo conectadas ao coletor , e isso gera interrupcoes de corrente , que devido a indutancia dos enrolamentos do rotor gera altas tensões que sao responsáveis pelo faiscamento nas escovas.
Este faiscamento produz interferencias eletromagnéticas nos receptores de radio nas redondezas. O capacitor mantém as interrupcoes de corrente confinadas dentro do motor , impedindo sua propagação pelos fios que serviriam de antena transmissora , limitando assim sua propagação .

Era um pegasus?

"Só" ???

po... só com esse motor???

Wagner, é o mesmo motor do pegasus, rssssssssss

Isso esse mesmo, rssssssssss

é... me impressionei por um motor tão pequeno conseguir levar um carrinho do peso de um pegasus a 30km/h. Eu nunc avi um por dentro, mas eu lembro do peso dele, pois um amigo de infancia tinha um, eheheh.

meus robos costumam rodar, no maximo, a 4 km/h, mas tambem eu dou preferencia ao torque, em detrimento da velocidade, porque a maioria deles é pra terreno acidentado. As relaçoes de marcha sao sempre maiores que 1/100

Não, Não, o pegasus n chegava aos 30, quem falou desse detalhe ai da velocidade tava falando do outro modelinho la off road eu acho, deve ser tipo o MAXIMOS daquela epoca...

Abraços.

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