Olá pessoal, estou precisando devolver um sistema de rastreamento para uma torre de carregadores portáteis que pretendo alugar. De modo que ao cliente pegar um carregador eu o identificá-lo e ter seu registro acoplado ao carregador até sua devolução. É complexa minha ideia?

Exibições: 171

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu não entendi...

Boa noite, 

Esta complexo de entender o que pretende desenvolver. 

tentando esclarecer... quero construir um torre (totem) para dispor carregadores portáteis de celular(power bank), a torre toda estará conectada à energia elétrica e distribuirá para cada um dos carregadores que ficarão em compartimentos com saídas usb para cada. O usuário pegará esse powerbank e levará com  ele. A minha dúvida é que eu gostaria de automatizar essa liberação e nesse momento criando um vínculo entre o cliente e o dispositivo, tipo o sistema de patinetes elétricos e bicicletas, para que eu pudesse saber que o cliente pegou (sem a minha presença física) e qual cliente (talvez registrando o cartão de crédito ou algum código). Expliquei melhor? rs

Opa, melhorou mto !

Aih depende de sua preferencia para escolher um caminho para realizar esse projeto.

Vc precisa criar o produto em termos de funcionalidade. Por ex. O kra vai usar um app no celular ? vai usar um leitor de cartão na maquina ? vai fazer como ? Depois disso definido vc escolhe o caminho pra executar.

Tb vale escolher o caminho para testar, listar materiais e desistir... depois escolhe outro. 

Não sei o potencial de lucro disso, não sei se pagaria pra carregar meu celular. Já parei em bar pra tomar café e carregar o celular mas em geral não me vejo pagando por isso. Precisa ver se o publico vai aceitar.

Em termos tecnicos para identificar o powerbank recomendo usar um raspberry e colocar um QRcode em cada um. 

Esse exemplo faz o que vc precisa, em termos de qrcode:

https://boofcv.org/index.php?title=Example_Fiducial_Square_Image

Para rodar antes vc tem que instalar o processing em processing.org

Aih o toten vai poder ter um monitor hdmi com imagens bonitas, preço, pode por touch, navegação, etc. Vai poder ler qrcode na tela do celular (precisa de uma camera), no poerbank, etc. 1000 funcionalidades.

O processing vc pode instalar em windows, linux, raspberry, mac, android, etc... Total portabilidade.

O raspberry é um PC que roda linux, vai te ajudar pela facilidade com banco de dados para os usuários, comunicação em rede, etc.

Mas se quiser bater cabeça da pra fazer com arduino tb... Sairia acho que um pouco mais barato. Mas a questão é que vc economiza com o importante e depois por ex vai colocar um gabinete bom já gasta 10x mais que a economia feita no gabinete. 

Se tiver que cobrar por maquininha (prender um pinpad no painel) já foi seu lucro todo na mensalidade dela...

Se tiver que usar o celular pra pagar... vai perder uma boa parte dos clientes. Quem estiver sem bateria não contrata seus serviços.

Ref:

Pinpad:

https://pt.wikipedia.org/wiki/PIN_pad#targetText=Pin%20Pad%20%C3%A9...

Obrigado Henrique, vc foi muito esclarecedor.
Quanto ao potencial do negócio acredito em duas vertentes: como serviço a restaurantes, feiras e congressos (onde a pessoa passa mais tempo, precisa de carga e não quer ficar longe do celular, como em torres fixas não o atendem ou deixar no caixa do restaurante) e a outra através de torres em locais conhecidos e divulgados através de aplicativo onde a pessoa quando estiver ficando sem bateria já busque os carregadores.
Descobri agora que tem gente no mercado, não sei se estão bem, mas acho que a demanda por energia em determinadas circunstâncias é o objeto do negócio.
Obrigado a todos.
Qualquer sugestão ou crítica serão muito bem-vindas.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço