Sistema de Controle de Acesso para Elevadores Residenciais

Olá a todos do Labdegaragem!

Sou iniciante aqui e gostaria de saber se alguém tem interesse de participar do desenvolvimento do projeto de um sistema de controle de acesso para elevadores residenciais. Tal projeto faria o controle de acesso aos andares a principio por identificação biométrica (sugestão). Aproveitando também seria agregado ao sistema o controle de chamada nos andares do elevador para a seleção do equipamento mais próximo a atender a chamada, ou seja para prédios com mais de um elevador, com isso, o projeto além de ter o foco na segurança propiciaria também a otimização no uso dos equipamentos possibilitando a redução no consumo de energia elétrica e sintetizadores de voz para deficientes visuais, é basicamente esse o projeto, mais detalhes serão discutidos. Peço ajuda pois, não tenho habilidades para desenvolvimento de software para o controle e processamento, meu conhecimento é básico, no entanto, tenho bom conhecimento no desenvolvimento de hardware, eletrônica e dispositivos, simulação de hardwares via simuladores (especificamente o Proteus) tenho ótimos conhecimentos de sistemas de elevadores das principais marcas do mercado uma vez que trabalhei por mais de 4 anos. Alguém tem interesse em materializar esse projeto?

Abraços,

Vanderley Matias 

Exibições: 1583

Responder esta

Respostas a este tópico

Seu projeto é inovador e interessante.

Mas existem algumas questões que gostaria de saber:

a)Quais as implicações legais que seria um empecilho na comercialização de um projeto desses ?

b)Sabe-se que qualquer projeto desenvolvido no LAB tem vedado a privacidade do mesmo.Não seria possivel uma patente privativa (Veja os termos da comunidade).Você estaria disposto a divulgar as tecnologias totais de um sistema tão complexo?

Caro Almir, obrigado pela sua resposta.

Esse é um projeto que venho amadurecendo a algum tempo, ele me atrai, a principio pode realmente parecer simples, mas esconde uma certa demanda por algum conhecimento em desenvolvê-lo por isso, recorri ao Labdegaragem para pedir ajuda. Vi que essa é uma comunidade aberta à disseminação de informação para transformação em conhecimento com isso, deixo aberto o projeto bem como toda a tecnologia a ser empregada a todos que dele participar e a comunidade, uma vez que a origem será aqui. Quanto a questões legais a principio não há uma vez que o sistema não fará interferência na segurança do equipamento e para seus usuários, muito pelo contrário, será um sistema alternativo que não anulará as características originais da instalação. Dei apenas exemplos das principais funções muitas outras podem ou não serem implementadas. A soma dos conhecimentos com certeza permitirá a complexidade ser minimizada. Fique a vontade em fazer novas perguntas.

Abraços!

a) Acho que o problema que pode acontecer seria a instalação desse sistema por uma empresa diferente da que faz manutenção do elevador. Um vai ficar acusando o outro quando o elevador pifar. Esse produto tem que ser oferecio pela propria empresa que presta o serviço. Senão nuca haverá acordo. 

b) Dei uma relida nos termos (vide link à direita, abaixo), e não vi nada assustador. Basicamente vc aceita tornar publico o que foi postado aqui, ainda que vc se desligue. Se vc escreveu é pq quer publicar... Com intenção de ajudar ou ser ajudado. Não vi maldade ou perda de privacidade.

 

Prezado Vanderley,

Ideia excelente, porém existe um detalhe que possa não conhecer.

O Corpo de Bombeiros proíbe qualquer tipo de sistema que possua recurso que delimite o andar do morador/proprietario. Compartilho por experiencia propria, pois onde moro o elevador social possui biometria e hoje encontra sem uso. ... :(

Abraços

Marcelo Nogueira

Olá Marcelo!

Realmente eu não atentei para essa observação o que é uma possibilidade de impedimento sim, você está certo. No entanto, aqui em BH e região metropolitana pelo que sei não há restrições por parte da prefeitura, do CREA-MG (que é o órgão fiscalizador das empresas pela parte técnica) e pelos bombeiros. Mas com certeza sua observação foi muito pertinente, as coisas podem mudar! Vou checar se houve alguma mudança na legislação. Se tiver interesse em participar do projeto fique a vontade.

Abraços!

Boa noite Vanderley!

Também sou iniciante aqui, e sinceramente tenho muitos planos atualmente com projetos, o que me impede um pouco é a falta de tempo e outros projetos que já venho trabalhando. No entanto, estou à disposição para maiores discussões.

Tenho grande curiosidade por essas tecnologias. Se quiser conversar mais, estou à disposição.

Olá João, bom dia!

Agradeço pela sua disponibilidade, em breve divulgarei os requisitos desse projeto e do sistema final, assim todos tomarão parte do que se trata e de como poderemos nos organizar para desenvolvê-lo, ok? Qualquer outra idéia também vamos colocar em discussão.

Abraço!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço