Estou a pensar em iniciar um novo projeto, mas para começar preciso de um shield GPS(são muito caros) então de todas as versões deles encontrei esta:

http://www.mixtronica.com/educacional-montagens-modulos-gps/13818-i...

que serve perfeitamente para o que quero, a minha questão é que nunca trabalhei com este shiels, nem parecido e então gostaria de saber se me podem dar informações sobre este shield como por exemplo a biblioteca dele e exemplos de código.

Obrigado.

Exibições: 665

Responder esta

Respostas a este tópico

Pesquisando no Google:

http://wiki.iteadstudio.com/Mini_Locator

Parece ser um produto novo e bem recente. Não encontrei biblioteca pronta para esse Shield !

Provavelmente terá que cria-la.

Manual do chip (modulo principal) do Shield: REB-5216

http://wiki.iteadstudio.com/File:REB-5216_operational_manual_v0_1_2...

Encontrei muita informação sobre um Modulo GPS antecessor do REB-5216 :

REB-4216 

http://wiki.iteadstudio.com/Arduino_GPS_shield

Talvez tenha alguma similaridade. 

Como havia falado, normalmente esses GPS usam o protocolo  NMEA-0183.

Dele você consegue extrair latitude/longitude, hora, data, hemisfério, altitude entre outras informações. 

http://www.tronico.fi/OH6NT/docs/NMEA0183.pdf

Exemplo, do manual.

$GPGGA, 161229.487, 3723.2475, N, 12158.3416, W, 1, 07, 1.0, 9.0, M, , , ,0000*18

O formato esta todo explicado no manual do REB-5216. - NMEA Protocol

NMEA-0183 Output Messages

A interface é serial e aceita níveis 3,3V e 5V ( muito bom) . 

amigo, muito cuidado para não confundir módulo com shield. O shield é dotado de "headers" que servem para se encaixar sobre o arduino, para principiantes o shield é muito mais fácil de usar, pois praticamente é a prova de burro, se encaixa com perfeição, não tem possibilidade de inverter os pinos, encaixar ao contrário. Já o módulo não se encaixa sobre o arduino, vc conecta através de cabinhos (fios), existe a possibilidade de ligar de forma errada os fios, vc precisará prestar mais atenção ao usar módulos.

Esse que vc indicou na foto é um módulo. Não é um shield.

Eu particularmente te recomendaria adquirir um shield com chip SIM908. Veja bem novamente: recomendo shield, e não módulo, ok?

O chip SIM908 é relativamente fácil de se usar. Vc cria uma canal de comunicação via software (software serial) e programa o sketch para enviar comandos AT pro SIM908. Do mesmo modo que vc enviar e recebe SMS com comandos AT, vc também usa comandos AT para acessar as funções de GPS do chip SIM908, como por exemplo solicitar o código NMEA 

Amigo Vítor, bom dia.

Assim como nosso colega Imhugo, sugiro que adquira um shield que contenha o chip SIM908, fabricado pela Efcom. Trabalho com o SIM900 e com o SIM800 e posso lhe garantir que existe farto material técnico sobre esse componente, inclusive bibliotecas prontas que facilitam muito o trabalho, caso veja a trabalhar com Arduino.

Esses componentes apresentam inúmeras funcionalidades, além do GPS, que podem agregar valor ao seu projeto com uma economia de hardware considerável.

Caso venha a trabalhar com os módulos, tenha cuidado. Eles não suportam erros nas ligações elétricas e são alimentados com tensões menores que 5,0V. Normalmente de 3.4 a 4.2V (alguma coisa desse tipo).

Outra coisa importante, dependendo da aplicação do seu projeto: esses CI´s da Simcom, principalmente as versões mais atuais, possuem Certificado de Homologação na ANATEL. Caso sua aplicação precise se conectar na Rede Móvel de Telefonia, isso se torna obrigatório e é um grande diferencial na hora de comercializar seu projeto, se for o caso.

Bom trabalho !

Abraço

Bernardo

Agradeço as respostas vou esperar que venha mais informação ou então acabado por comprar outro.
Imhugo eu prefiro o modulo,pois para o projecto em questão terá que ser senão terei que alterar a caixa,mas obrigado pela explicação,venham fios e componentes para ligar eheheheheh

Bernardo, como já havia citado antes :

A interface  serial  desse Módulo  aceita níveis 3,3V e 5V ( muito bom) . 

O colega Vitor é de Coimbra (Portugal).

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço