Estou tentando conectar o arduino com shield ethernet ao scadabr via modbus ip, e não estou conseguindo, alguém pode me ajudar?

Exibições: 8801

Responder esta

Respostas a este tópico

oi João Paulo,

vamos por partes, que tal...

não é uma tarefa fácil mas com certeza vai ser muito show quando rodar

vou apenas deixar algumas perguntas e dar uma linha geral, para galera poder ajudar...

conforme for o avanço, teus testes etc., vamos dar uma força

1) vc já achou alguma biblioteca Modbus TCP/IP pronta na internet, ou pretende adaptar algum outro código de modbus (rtu por exemplo)?

2) vc já consegue usar o scadabr com outro equipamento modbus tcp, ou mesmo com um simulador? isso serve para você treinar todos os parâmetros necessários do modbus, e também para testar se o scadabr está lendo OK

3) vc já conseguiu fazer um POST http, ou enviar algum pacote TCP a partir do Arduino, usando o ehternet shield? ou mesmo fazer um PING ou similar nesse Arduino? Porque primeiro temos que dominar o uso simples do Ethernet Shield, antes de debugar o Modbus que já envolve várias outras questões.

Tente fazer o Arduino shield comunicar via IP com alguns pacotes simples, e levante alguns detalhes da biblioteca Modbus que você está usando..... Poste aqui sobre suas experiências (se o arduino pegou Ip, por exemplo, se vc consegue fazer comunicações simples entre ele e o PC), com certeza se você descrever o que já tentou, será um ótimo passo para ajudarmos.

valeu, um abraço

Obrigado pelo retorno.

consegui fazer o passo 3, e também consigo comunicar pc e shield via ip. Consegui medir temperatura e exibir o resultado no browser. A dúvida é como integrar com o scada

Meu problema agora é justamente em relação ao modbus, tentei usar o modbus ip e não tive nenhum retorno. não estou conseguindo integrar o scada ao shield.

Vi algumas dicas sobre modbus rtu mais também sem sucesso.

Se tiver alguma dica de como posso integrar?

oi João,

basicamente a resposta é que o Arduino não vem com Modbus instalado, então em princípio não adianta configurar o ScadaBR, pois o shield não está "Pronto" para falar modbus.

Talvez existam outros caminhos (procurar "modbus tcp arduino" no google poderá ajudar), mas eu vejo que o caminho de início agora seria esse aqui:

http://code.google.com/p/mudbus/

é uma biblioteca justamente para o Arduino virar um Slave de Modbus IP.

Por favor veja se consegue encontrar a documentação dele e fazer uns testes.... posta aqui seus avanços, se achou o manual, se os sketchs funcionam etc. :-)

de qualquer jeito ainda não tenho o Arduino Ethernet, mas me parece um primeiro passo, se ficar muito trancado volte a postar aqui que a gente dá uma estudada no código do MUDBUS

abraço

victor

Fiz download da biblioteca https://code.google.com/p/mudbus/, mas eu tenho o shield  Ethernet 'ETHER_28J60'. Preciso de alguma orientação de como fazer.

Alguém já teve sucesso em fazer funcionar shield ethernet + scadabr?

To correndo para te dar essa resposta.

Claudio,

estou tendo dificuldades em encontrar a resposta. Eu também tenho um ethernet shield com o 28J60. Fiz o teste com a biblioteca específica e deu tudo bem. Acabei de ver o hello word no browser. Agora, a biblioteca que eu tenho para o Modbus TCP/IP, a mesma que a sua, o MUDBUS não roda.

Estou procurando algo pronto. Se não encontrarmos vamos ter que construir este material do zero. Vai dar trabalho e precisamos de ajuda.

Fica firme pois temos que achar a solução. Enquanto não chegamos com isso vai usando o RS485.

Brigado Sidney!

Vamos trabalhando juntos, estou fazendo o projeto em RS485, mas tarde mostro os avanços. 

Criar uma biblioteca  vai nos dar trabalho, mas não é impossível!

Os materiais que eu achar sobre Modbus IP/TCP vou adicionando aqui,

Mão na massa pessoal!

Claudio,

estou seriamente pensando em comprar outro módulo ethernet shield original.

Seria para facilitar pois ai o MUDBUS funcionaria, acredito.

Vamos continuando. Fiz os testes com a outra biblioteca e funcionou direitinho.

Pessoal muito interessante isso hein!!

Mas alguma novidade a respeito deste assunto?

Lucas,

eu estou empolgado também. O meu problema é que a biblioteca que encontrei (MUDBUS) só funciona para o ethernet shield original. Dai estou vendo se consigo adaptar algo mas é difícil. To tentando arrumar um emprestado para testar.

Mas fazer o arduino falar com o scadabr é muito legal.

Já dominamos o Serial via RS485, a entrada de dados manual, o link com banco de dados. Agora precisamos focar no protocolo TCP/IP.

Vc tem o ehernet original? não quer fazer uns testes pra gente?

Olá Sidney,

Então eu comprei esta semana o módulo ENC28j60, mas posso ver de pedir do sheld w5100 para podermos fazer alguns testes e desbravarmos o protocolo TCP/IP.

Ah Sidney,

Acho que vou conseguir o sheld W5100, assim que eu estiver com ele em mãos te aviso para fazermos alguns testes..

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço