Será fonte de 12v-dc ??? Arduino esquenta e shield ethernet W5100 com COLL intermitente

Boa noite... pessoal,

Comprei uma placa Arduino xing-ling com microcontrolador soldado (FOTO 2) no ML. Ligo essa placa arduino-xing na placa shield Ethernet (FOTO 1). Faço up do codigo.
Consigo verificar conectividade com ping, e depois visualizar uma simples página html via rede local e via Internet (FOTO 3). ok. Lindo. Masssss... quando
tiro da alimentação via USB e conecto a alimentação externa (12v-500mA que tirei de um antigo roteador) no jack, percebo que o processador WIZNET da shield
ETHERNET esquenta, mas não esquenta tanto a ponto de queimar o dedo quando toco. ok.

Faço o mesmo processo com a placa Funduino (FOTO 4), e acontece o mesmo.

Além disso, quando conecto na fonte externa, após algum tempo funcionando normal, perde concectividade, ou seja, pára de responder ao ping e fica com os leds "PWD"
(normal, está ligada !!!) e o led "COLL" ligados. Colisão ??? Como pode se está em full-duplex e não vi nada no cabo quando coloquei uma probe (sniffer) ?!?

Sei que o jack do arduino aceita de 9v a 12v Dc. Medi a tensão DC da fonte e não passa de 12.33v-dc.

Mas será que é essa fonte que estou usando de 12V-DC que está fazendo isso ???

Será que devo usar uma fonte de 9V-DC /1A ????

Como estou iniciando...aguardo sugestões e muuuita ajuda !(rs)

Obrigada a todos. :)


FOTO 1 - SHIELD ETHERNET COM CHIP WIZNET W5100
https://drive.google.com/file/d/0B9qxAgncou2dTWVnVkk1M0NLdTA/view?u...

FOTO 2 - PLACA XING-LING (com microcontrolador soldado)
https://drive.google.com/file/d/0B9qxAgncou2dRGE0UzNFN0hmUW8/view?u...

FOTO 3 - PRINT TELA SMARTFONE
https://drive.google.com/file/d/0B9qxAgncou2dLWVuN0RLQ3RkV0U/view?u...

FOTO 4 - PLACA FUNDUINO
https://drive.google.com/file/d/0B9qxAgncou2dV01QS1JibTh6UlU/view?u...

Exibições: 1052

Responder esta

Respostas a este tópico

Os shields ethernet esquentam mais que outras placas dentro de uma temperatura regular, coloque seu código no pastebin, e diga o que esta conectando com o shield, fale sobre seu projeto e como esta ligando a fonte em fim... muita informação mas pouca consistência no tópico, seja mais objetivo.

Abs.

Olá Carlos,

Obrigada pela resposta.

Veja. O código que utilizei é o exemplo WebServer que vem por default no Arduino, que envia os valores das 6 portas analógicas. Muito simples e está disponível aqui...

https://www.arduino.cc/en/Tutorial/WebServer

O que tem conectado a shield ethernet ??  Nada. Como disse no post, apenas conectei o shield ao Arduino e fiz o up do código para ele, o arduino.

Com alimentação via USB,o Arduino não esquenta.

Com alimentação via jack com 12v-dc, o Arduino esquenta.

É o Arduino que esquenta não a shield. Acho que foi isso que não ficou bem claro no post.

E além disso... depois de algum tempo alimentado via jack (através do arduino), o shield fica somente com os leds PWD e COLL, perdendo conectividade.

Olá Marcia,

Obrigado agora esta mais claro, com 12 volts na alimentação a placa do Arduino esquenta mais que com a USB, isso porque embora esteja com 12V existe um regulador de tensão que impede que passem mais de 5V que é a alimentação do Arduino, este regulador é o que esquenta, porque sobre ele ira cair uma tensão de 12-5 = 7V que devera ser dissipada em forma de calor, já que se bem não é utilizada, a energia devera ser transformada em algo (Nada se perde tudo se transforma) no seu  caso em calor.

O problema da perda de conectividade pode ser consequência disto, ou não, da minha parte vou fazer o mesmo que você e posto o resultado, mas se tiver uma fonte de 5V, 1 ampere, seria bom conectar ela no lugar da de 12 e verificar se o problema persiste ou acaba.

Uma boa tarde para você Marcia.

Abs.  

Esta ligado e testando, se quiser pode acessar, coloquei ele via web digite:

189.40.5.2:57389   e poderá verificar, muitas vezes os pinos do encaixe SPI não ficam bem plugados, trate de espetar bem até o final para evitar falso contato, que pode provocar falhas na comunicação.

Abs.

Veja Carlos. Tentei acesso ao ip/porta que  vc passou mas não consegui conectar. Veja se é esse endereço com essa porta:    http://189.40.5.2:57389

E depois de ler seu post fiz o seguinte Carlos : medi a tensão nas portas VCC e GND das 2 placas e apurei o seguinte :

placa Funduino  SEM conectar o shield ==> 5,04 v

placa Funduino  COM o shield              ==> 5,04 v

placa Xing-ling SEM conectar o shield ==> 5,04 v

placa Xing-ling COM o shield ==> começa em 4,95v... e vai caindo gradativamente até chegar a 2,33v. E fica entre 2,33v a 2,34v.

Já vi que a placa Xing-ling não é confiável. Mas isso não descarta ainda o fato de que a placa estável funduino ainda está desconectando.

Acho que miramos no que vimos e acertamos no que não vimos...rsss

Mas... o que vc acha Carlos ???

Abs.

Márcia

189.40.5.2:57384

Não 89.

Abs.

Carlos....

Estava lendo o link que vc postou algum tempo atrás do site EMBARCADOS sobre o Arduino (http://www.embarcados.com.br/arduino-uno/); e também li aqui vários posts sobre isso.

Percebi que têm pessoas que recomendam usar uma fonte de 7v a 12v/1A. Outras de 5v/1A. E outras ainda de 9v/1A. E o próprio site do Arduino também recomenda entre 7V a 12V.

Fui verificar os site de venda... aqui mesmo no Labdegaragem (http://www.labdegaragem.org/loja/41-alimentacao/fonte-de-alimentac-...) e eles dizem que a fonte de 5v/1A :

"Esta fonte não é recomendada para alimentação do Arduino, pode ser utilizada em circuitos digitais (TTL). "

Tenho outra formação e me considero leiga no assunto, portanto tenho o costume perguntar para quem sabe. O que vc me diz ?

Veja Marcia, testei aqui com a fonte de 12V, esquentou como previsto, troquei então por uma de 5V, a temperatura esta normal, tudo frio,  com respeito a instabilidade estou testando, as vezes a conexão para, mas vou deixar aqui para ir testando.

Eu recomendo que use fonte de 5V 1 ampere para alimentar o Arduino e shield, e se tiver que alimentar outras coisas o faça com fonte externa, apesar de que existe muita coisa por ai, por experiência aprendi que assim não tenho problemas.

o certo é  IP 189.40.5.2:57384 pode ser que tentou quando eu estava trocando fonte ou havia perdido conexão, mas vou deixar ligado aqui.

Abs.

Então fechou, Carlos.

Vou usar uma fonte de 5v/1A que tenho aqui e observar. Se houver qualquer alteração que valha a pena mencionar, retorno prá vc Carlos. ok?

Muito obrigada pela ajuda.

Abs.

Márcia

Marcia bom dia,

Ontem aquele sketch que deixei testando (Exemplo da própria IDE) tinha oscilações todo tempo,  como você relatou antes, e que induziu a pensar que fosse motivado pelo calor no regulador de tensão.

Hoje carreguei um novo código e a pagina fica estável todo tempo, permanece sempre ativa, se quiser acesse, 189.40.5.2:57384 e ligue e desligue o rele, e antes de sair deixe o rele ligado, desta forma saberei que acessou, porque encontrarei um led acesso indicando.

Vou deixar testando, e ao mesmo tempo descobrir porque o outro código do exemplo oscila, já que tudo indica o problema é o código.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço