Boa tarde pessoal, eu fiz um projeto simples de sequencial com 555 e 4017 e não funciona fiz no simulador proteus, poderiam dar uma olhada no anexo do circuito.

Att 

Exibições: 81

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

oi Horst, boa noite.

Conheço de longa data o 4017 (e toda a família CMOS "B" associada). O 555, o mundo todo conhece (mas nem todos "amam").

Mas não tenho como te ajudar pois meu Proteus é o 8.5 e não abre seu arquivo postado (o Proteus indica que vc usou a versão posterior, a 8.6).

Assim vc poderia postar a impressão em PDF do seu sistema?  se puder, basta ir no Menu "File", "Export Graphics", na opção "Export Adobe PDF File", que o arquivo é salvo na mesma pasta onde está seu projeto.

Abrçs

Elcids

oi Horst.

Um amigo abriu seu arquivo e me enviou ele impresso em PDF. Logo que vi o mesmo, já percebi o problema.

Ocorre que o LED "D1" que vc está usando na saída do 555, é um modelo "real" de LED. Isso significa que como todo os diodos, este LED vai "tentar" manter a tensão valor de "cotovelo" típica para ele, provavelmente em algo próximo 2.5V. Há dois problemas com isso. O primeiro é o que causa o não funcionamento do seu sequencial, pois esta tensão de "clipping" não é suficiente para gatilhar o CLK do 4017. O segundo problema é um pouco mais grave, pois se vc montar este circuito da forma como está, vai provocar um sobre-aquecimento no 555, uma vez que toda a tensão que não cai sobre D1, irá cair no transistor de saída do 555, provocando o sobre-aquecimento, já que a corrente de saída será muito alta.

Em suma, para fazer funcionar, basta colocar um resistor em série com D1, por exemplo 1k, limitando assim a corrente de saída do 555 e permitindo que a tensão nesta saída alcance o nível para cadência do CLK do 4017.

Pedi para meu amigo colocar o resistor e com isso funcionou. Quando ele curto-circuita o resitor, obviamente pára de funcionar (pelos motivos que expliquei acima).

Veja a modificação:

Qualquer dúvida, post aqui que ajudamos vc.

Abrçs

Elcids

Bom dia Elcids,

MUito Obrigado, agora quero fazer placa de circuito impresso da este erro quando quero colocar o led na placa ,eu fiz um print screen da tela.

abraço

Horsttela.bmp

RSS

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino

© 2018   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por