Bom dia galera, estou com algumas dúvidas...

Estou desenvolvendo um projeto que vai calcular a velocidade média de um barquinho a vapor, quando o barquinho sair do seu ponto inicial o sensor de presença ou movimento vai detectar e mandar um sinal para o software e depois quando o barco chegar ao ponto final vai ter outro sensor falando que ele chegou, e conforme isso foi tudo cronometrado no próprio software. Queria saber qual é o sensor de presença ou movimento mais apropriado para fazer esse serviço, a trajetória do barco vai ser em uma calha de 2 metros.... 

É possível colocar 2 sensores de presença/movimento em 1 mesma placa arduino?

Obrigado.

Exibições: 947

Responder esta

Respostas a este tópico

Sobre colocar mais de um sensor no mesmo arduino sim, é possível, cada porta analogica ou digital pode receber um sensor relativo ao seu tipo de trabalho (analogico ou digital).

Sobre o tipo de sensor a ser utilizado pra medir saida e chegada e calcular o tempo entre a liberação de um sensor e a ativação do outro,  eu tenho um amigo que montou um projeto utilizando laser e ldr.

A montagem é relativamente simples,  é colocado um laser desses de brinquedo mesmo apontado pra um tubo e dentro desse tubo é colocado um LDR,  o qual estará ligado a uma porta do arduino,  quando o faixo laser é interrompido a resistencia do LDR muda e ai vem a parte de programação.

 Ou seja, você tem que montar dois kits led-Ldr desses, um para saida e outro para chegada, no primeiro você faria a programação de que enquanto o faixo laser estiver sendo cortado, visto o barquinho estará na saida, ele não deverá iniciar, no momento que o barquinho parar de interromper o faixo e a luz chegar no LDR vocÊ acionaria a contagem.

Do outro lado aconteceria o oposto, enquanto ouver luz sobre o LDR da chega, esse não será acionado, já no momento em que o barquinho passar pelo local pretendido e cortar o faixo laser, automaticamente a programação deverá mandar interrromper a contagem e apresentar o resultado.

Bem, se bem me lembro é assim que eles fazem em olimpiadas e outras competições, só que lá tem o auxilio de maquinas fotograficas que são acionadas pelo mecanismo citado.

Boa montagem amigo.

Obrigado pela ajuda Weider, realmente essa ideia do LDR é muito boa.

Minha dúvida:

Por exemplo na alimentação dos sensores tenho 5v, mas só tenho 1 de 5v, oque faço?

Olha Eduardo,

    Sinceramente não entendi,  como assim só tem 1 de 5?   quer dizer que você esta fazendo um projeto onde só tem disponível 1 volt ?      e como vai fazer pra funcionar o arduino que precisa dos 5v ?   se explica melhor, explica o projeto e suas limitacoes ok ?

Então Weiner, é uma pergunta meio besta. Eu conectei 1 LDR na saída analógica A0, logo na saída para alimentação do sensor 5V, e o fio terra, o 2° LDR vou conectar na saída analógica 01, mas e a alimentação e o fio terra? Como funciona, posso colocar juntamente com o que conectei o primeiro LDR?

Obg.

Ah!  entendi,  não é pergunta meio besta,  todos temos nossas duvidas,  e elas são enormes de acordo com nosso nível de conhecimento,  por isso temos que perguntar mesmo.

Bem,  seja o LDR sejam outros sensores você poderá ligar TODOS no mesmo 5V ( VCC - sendo que o V vem de volts ou tensáo, o primeiro C vem de corrente e o segundo C de continua, ou seja os 5Vcc do arduino significa que ele tem 5 volts de corrente continua,  que é diferente da corrente alternada que nos encontramos em nossas tomadas.)

Logo,  você esta usando um MODULO SENSOR e pra iniciantes ele facilita muito pois facilita as ligacoes, logo vocë pode ligar os dois modulos sendo os VCC dos dois no mesmo pino 5V do arduino, e os GND dos 2 modulos no mesmo GND do arduino.

Só o pino de resultado é que cada um deverá ir para uma porta analogica do arduino nesse caso seria a porta A0 e A1.

O resto é codigo de leitura e setagem de acordo com seus parametros.

Olá Weider. tudo bem?

Como sou novato. gostaria de saber de ti, se só o laser não funcionaria, com a interrupção do seu feixe, pois ja vi tutoriais em que só se usava laser e espelhos.

abraço

Eduardo Castellani,

   Cara, a função dos espelhos é puramente aumentar a área de atuação do feixe de luz do laser.

   Vou tentar explicar:

    Imagine que vocÊ tenha um corredor e deseja que quando alguem passar por ele, seja interrompido o feixe do laser e ai se faça algo como acender uma lampada.

    Bem, se vocÊ colocar o laser em uma das entradas do corredor, apontando diretamente pra o tubo onde esta o LDR, somente as pessoas que passarem por essa entrada irão acionar o circuito entende ?   ou seja, se a pessoa vier pelo outro lado do corredor, o sistema só funcionara quando a pessoa já tiver passado do corredor.

   A função dos espelhos é vocÊ fazer o mesmo feixe de luz ir e vir, e dessa forma cobrir todo o corredor,  dai seja por qual lado a pessoa vier,  ela ira cortar o feixe de laser e acionara o sistema.

   Logo, se vocÊ tem o interesse de fazer algo simples, os espelhos são absolutamente desnecessarios, pode sim só colocar o laser e o LDR dentro de um tubo de preferencia preto, com a unica finalidade de que a luz ambiente não interfira no sensor.

Entendi......valeu.

Abraço

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço