Olá, estou com um projeto da faculdade de verificação de portas e janelas se estão a abertas ou fechadas, para isso decidi usar um sensor indutivo, porém não sei como ligar ele no Raspberry ou do que preciso, a parte de programação até tudo bem, porem não entendo de etronica ainda, quero muito aprender e mexer com o Raspberry certinho, porém meu tempo está apertado para esse projeto, vcs podem me dar uma ajuda de como ligar e quais componentes usar? 

https://www.filipeflop.com/produto/sensor-de-proximidade-indutivo-n...

Exibições: 527

Responder esta

Respostas a este tópico

Creio que o sensor que você mostra não é o mais indicado para fazer isso.

O sensor correto seria os do tipo, usado em alarmes tanto em portas como janelas, trata-se de um red switch e um imã que ao estar próximo um do outro fecha ou abre o circuito, como você não tem problemas com programação já imaginara o que deve programar.

Uma parte fica fixa e a outra se distancia, abrindo ou fechando o red switch.

Anexo imagem.

Meu canal https://www.youtube.com/channel/UCLZ2cga6-yqz5jtI-XvE7PA?view_as=su...

Abs.

CK 

Que legal, parece ser mais apropriado mesmo para o que penso, porém como eu montaria ele? sou iniciante nessa parte de eletrônica, não encontro muitas coisas na internet que ensina essas conexões dos sensores com o rasp. Obrigado pela ideia do sensor :D

Veja este tutorial: AQUI

Abs.

CK

Muita informação você pode conseguir AQUI

Abs.

CK

Segue um desenho bem didático sobre a maneira de conectar o sensor no alarme, neste caso a parte fixa do sensor ou seja o reed switch recebe o +5V do Rasp ou fonte externa, e este somente fecha seu contato caso a parte movil do sensor estar proxima o suficiente da parte fixa para atrair o contato e fecha-lo, ativando assim a bobina do rele que por sua vez comandara uma carga.

Desenho feito  a mão livre que serve apenas para dar a ideia de como funciona didaticamente, a logica pode ser esta ou inversa dependendo da necessidade, a programação deve ser coerente com a pretensão que objetiva;

Abs.

CK

caramba, muito obrigado, me ajudou muito mesmo

Por nada disponha.

Abs.

CK

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço