Bom dia pessoal.

Tenho outra dúvida sobre sensores.

Qual seria se é que existe o sensor indicado para saber se um animal está vivo, tipo um desses de batimento cardíaco, li num artigo que ele poderia dar falhas em animais que tem pelo mais espeço como alguns cães de pelo duro, os sensores de batimento humanos normalmente são para a pele nua. Fiquei intrigado com isso, não existe nenhum que sirva para animais mesmo os com pelo? Que não seja evasivo? Tipo ter que raspar o pelo deles em algum lugar? Se alguém conhece gostaria de saber. Pensei em usar um sensor de temperatura, mas tem um inconveniente, após a morte o animal dimui um grau por hora dependendo do tamanho do mesmo. Então iria demorar para avisar, estou querendo fazer meu projeto com o minimo de tempo possível entre a morte e o aviso ao dono.

Exibições: 750

Responder esta

Respostas a este tópico

Esse é um exemplo exato de sensor que não serve, ele é apenas para pele nua. pois ele emite luz e outro sensor capta essa luz mede a intensidade para saber quando está passando sangue ou não nos vasos sanguíneos. Com pelo a luz não entra na pele.

Já que o sensor é para animal com pelo, eu tentaria um sensor que amplificasse o som dos batimentos cardiácos.
Ou talvez o som da respiração ?
E claro, o latido ou miado seriam também reconhecidos como sinais vitais.

Existem sensores de respiração que são inseridos no nariz de pessoas. Mas acho que no caso dos animais, eles tentariam removê-los.

Estou pensando pelo mesmo lado...

Vou ter que fazer um teste... Eu possuo um multimetro digital que mede milivolts do corpo humano se segurar nas duas pontas de prova, encostei no meu gato para ver e também mede. Terei que testar em um animal morto, será interessante se não houver nada de corrente elétrica logo após a morte do mesmo. Vou ter que procurar uma clinica veterinária para poder medir isso.

Para esse caminho vc deve usar um circuito similar ao de um ECG (Eletrocardiograma), que mede 3 pontos para obter 1 sinal. Ele faz uma medição que exclui o ruído de 60Hz do ambiente. Eh como vc encostar o dedo num fio de entrada para microfone. Vai induzir um ruído de rede eletrica esteja vivo ou morto.

https://www.google.com.br/search?q=ecg+circuit+schematic&source...

Esse seu projeto é bem complicado...

Existe um sensor de apnéia para bebês, vale estudar:

https://www.sweetcare.pt/babysense-monitor-apneia-respiratorio-sind...

Existe também um sensor de apnéia (parada respiratória) que é um cinto colocado no peito com uma fivela sensora de dilatação.

http://ventmed.co.za/products/zzoma/

Esse do link se entendi é como um tijolo com cinto, não tem nada eletronico, mas existem versões que medem a respiração. Não acho que seja uma boa saida para um animal. Só listando...

Pensei nisso tambem, um sensor de capacitância super facil so ter um transistor de 1k, se o teste de multímetro der certo capacitancia deve dar tambem https://www.youtube.com/watch?v=AFqwLvlt4iU&t=850s só nao vai matar o animal pra testar por favor ! huauhahuauahuh

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço