Bom dia Galera,

Tenho uma ideia mas manjo muito pouco de desenvolvimento de projetos, podem me ajudar?

 

A ideia consistem em criar um dispositivo que possua um sensor que ao atingir determinada temperatura, avise para um programa que a temperatura foi excedida. Como vocês acham que posso fazer isso?

A segunda problemática consiste em que, esse dispositivo não pode receber energia elétrica direta (fos) para funcionar e deve funcionar com baterias por exemplo ou com energia solar, e ao mesmo tempo, ele deve ter uma longa duração, alguma ideia? E também, ´por não poder conter fios, eu pensei que a transmissão de dados entre dispositivo e programas pudesse ser feita através de radio frequencia, alguma ideia?

 

Obrigado

Exibições: 1129

Responder esta

Respostas a este tópico

Bem. Primeiramente, eu indicaria o uso de um LM35 para medir temperatura

sobre LM35: http://arduinobrasil.blogspot.com/2009/12/leitura-de-temperatura-co...

Para usar rf, vc ira precisar de 2 microcontroladores (2 arduinos).

No arduino q vai ter o sensor, vc teria q ter uma bateria de 12V para alimentar o arduino, e o proprio arduino alimentaria o sensor.

Para radio frequencia, recomendaria um par receptor emissor de 433MHz, que lhe custaria uns 20 reais no ML e te daria um alcance de 100mts.

Outra solução para comunicação sem fio seria uma shield de bluetooth ou de wireless, e fazer o controle da temperatura por um computador, usando um programa em python por exemplo. Porem, deste jeito, acredito que seria mais complicado e caro.

Espero ter ajudado.

Att

Dicas anotadas Rogério,
Obrigado pela resposta.

 

Cara dá para usar um microcontrolador , até um arduino barebone , mais para poder te ajudar um pouco mais precisaria saber de mais dados: qual o alcance proposto, qual a duração esperada da bateria, faixa de temperatura e precisão do dispositivo de medição, tipo de local de utilização (ambiente externo, interno etc....) aí posso te ajudar melhor, talvez eu tenha algum projetinho já pronto que te ajude.

Obrigado por responder Sérgio,


O alcance seria de aproximadamente 5m, a duração da bateria seria de exatamente 7 meses, mas não tem problema se durar menos que isso. Quanto a temperatura o sensor precisa medir uma temperatura de 35° a pouco mais de 100°, talvez 110°, o dispositivo será utilizado em ambiente externo. 

Bom como diria meu amigo Jack...vamos por partes .

Comunicação : a opção mais barata são os módulos de 433mhz do tipo que são usados em controle remoto de garagem tem bom alcance  e podem ser utilizados em conjunto com a bliblioteca VirtualWire http://www.open.com.au/mikem/arduino/VirtualWire.pdf

Para uma solução de baixo custo para temperatura pode-se usar um termistor de 10k com um resistor também de 10k

Quanto a alimentação depende do espaço, pode-se usar desde uma pilha AA , passando por baterias Lipoli até uma bateria 12v.

Se quiser mais detalhes me mande uma mensagem.

Aproveitando a discussão sobre 433Mhz.

Alguem saberia qnts bits é possivel transmitir simultaneamente?

Tipo, seria possivel transmitir 6 variaveis (com numero inteiro de ate 2 digitos) usando este modulo RF?

Obrigado

Rogerio você pode transmitir com um alcance de 150m numa taxa de até 2000bps  ou seja uma palavra de 32 bits a cada 0,11 segundos já contando a sinalização ou até 5000bps com alcance de 100m.

Espero ter ajudado

Ajudaste. Obrigado.

Acredito que poderei usar este metodo.

Precisarei passar 5 variaveis inteiras, com valor de 0 a 99.

Vai dar então.

Obrigado

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço