Fala galera, 

Estou fazendo uma estacao meteorologica e para obter a pressão estou usando este sensor, BMP085. 

Este sensor também fornece altitude, alguem sabe como isso funciona?

E como se regula a pressão para este sensor?

Abracao!

Exibições: 1209

Responder esta

Respostas a este tópico

E de onde vc obteve esse gráfico?

Olá João Paulo,

    Cara, pra te ajudar dá uma olhada no livro Atmospheric Monitoring with Arduino,  (  http://it-ebooks.info/book/1961/  )

     Eu tô com o livro traduzido pra o portugues, mas a galera me deu um puxão de orelhas aqui e me proibiram por questões de direitos autorais de passar a copia do bicho,  logo, tõ te passando apenas o link do que já existe na internet.

   Dá uma olhada ele vai te ajudar muito.

No app android WeatherPro Premium v4.1.2 um dos mais conceituados do mundo !

por favor, considere seriamente em tentar entender o mínimo sobre pressão atmosférica, ao invés de confiar cegamente nos dados de app ou sites de meteorologia. Vc não deveria associar o bom conceito do app com a confiabilidade dos dados. Por exemplo, eu falo sem medo de errar que os dados de pressão atmosférica desse app WeatherPro não são confiáveis.

Faça o que eu disse: tente descobrir a pressão atmosférica ao nível do mar. Anote num papel e chame de "hPa_MAX"  (pressão atmosférica mínima) 

Depois tente descobrir qual a cidade mais alta do Brasil. E tente descobrir qual a altitude dessa cidade e a pressão atmosférica média dela. Anote num papel e chame-a de "hPa_MIN" (= pressão atmosférica mínima)

Sua cidade, assim como qualquer outra cidade brasileira deverá ter pressão atmosférica entre esses dois extremos.

Depois tente descobrir como se faz na mão um cálculo grosseiro para converter hPa e altitude. Por exemplo, vá no wikipedia e pesquise por "pressão atmosférica". Lá fala que a cada 8m corresponde a 1 hPa

Agora vamos exercitar um pouquinho usando um cálculo simples:

se vc está a +/- 850m de altitude, significa que a pressão atmosférica da sua cidade deveria ser+/- 106 hPa (=850/8) menor que ao nível do mar. Se ao nível do mar a pressão gira por volta de 1013 hPa, então deveria ser esperado algo em torno de 907 hPa pra sua cidade.

Então, amigo, antes de mais nada: antes de trabalhar com tais sensores, primeiro é importante saber qual o valor que vc esperaria ler. Segundo: não confie cegamente naquilo que existe na net. Use o máximo de fontes. Teste-as, por exemplo, pedindo a pressão atmosférica em diversas cidades e veja se fazem sentido.

Eu por exemplo entrei em vários sites de meteorologia e pedi a pressão atmosférica em diversas cidades: Itajubá/MG, Santos/SP e campos do jordão/SP. Em muitos sites,  pasmem, a pressão atmosférica era quase a mesma nessas 3 cidades, girava por volta de 1010 a 1020 hPa. Apesar dos sites serem bem conceituados, os dados eram fajutos!!!!

Concluindo: se seu sensor está exibindo pressão por volta de 920 hPa, ele está exibindo valores perfeitamente aceitáveis. Conforme já relatei, a leitura varia mesmo, às vezes pouco, às vezes muito. Mas deverá girar por volta desse número sim. Teu sensor está correto e o app android WeatherPro Premium v4.1.2 pode até ser conceituado, mas aqueles dados não prestam pra nada.

imhugo, obrigado vc abriu minha mente para esta questão conceitual. obrigado. quero continuar trocando informações com vc!

Legal Breno, que bom que conseguiu enxergar. Qualquer coisa estamos por aí.

imhugo meu problema agora é com sensor dht11. instalei o sensor de umidade e ele tá marcando 38 % apenas e o clima está bem úmido. o que deve está de errado?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço