Fala galera, 

Estou fazendo uma estacao meteorologica e para obter a pressão estou usando este sensor, BMP085. 

Este sensor também fornece altitude, alguem sabe como isso funciona?

E como se regula a pressão para este sensor?

Abracao!

Exibições: 1207

Responder esta

Respostas a este tópico

Já, eu acho algumas coisas mas nada de confiança

no datasheet tem que varia 0,03hPa para cada 0,25m porém a temperatura também altera a altitude, aí não entendo direito como funciona

Se alguem souber ai, agradeço a colaboração

Abracos

amigo, a temperatura não altera a altitude (não tem cabimento falar que uma maior ou menor temperatura resultaria em uma altitude diferente). Altitude é a distância entre um ponto e o nível do mar. Portanto, a altitude só muda se o nível do mar mudar.

Já a temperatura sim pode sofrer alteração conforme a altitude (quanto maior a altitude, menor a temperatura).

Perceba a sutileza que existe na relação de causa/efeito. Se A interfere em B, não é verdade que B sempre interfira em A.

E ali no tópico inicial, o que vc quer dizer com "E como se regula a pressão para este sensor?"

A grosso modo, esse sensor mede a pressão atmosférica e a temperatura ambiente. Não é pra vc "regular pressão" dele. De acordo com a pressão atmosférica lida, ele obtém a altitude através de uma fórmula matemática.

Aqui nesse tutorial mostra como montar uma estação meteorológica:

http://www.instructables.com/id/Arduino-Portable-Weather-Monitor-DH...

Desculpe amigo, 

acho que me expressei mal. 

A temperatura altera a pressão, e a pressão está diretamente relacionada com a altitude, logo eu nao entendi como a altitude é precisa se a pressão em um mesmo ponto nem sempre é igual. 

Quando perguntei sobre regular o sensor, é porque o meu sensor está me mostrando uma pressão de 23000 Pa e em minha regiao é cerca de 1090 Pa por ai...

tem alguma coisa muito errada que vc precisa resolver. 

Vc precisa prestar atenção na unidade e saber fazer a conversão. Por exemplo, vc não pode confundir Pa, com KPa ou com hPa.

1 KPa = 10 hPa = 1000 Pa

Esse é um cuidado básico que vc deve ter pra não cometer erros grotescos.

Vc sabe qual a pressão atmosférica ao nível do mar? Resposta: cerca de 101,325 KPa, ou 101325 Pa, ou 1013,25 hPa.

Arredondando os números, podemos considerar que a pressão atmosférica diminiu 1 hPa (ou 100 Pa ou 0,1 KPa) a cada 8m acima do nível do mar.

Sabendo disso, e considerando que o que vc diz é verdade, isto é, sua região possui cerca de 1090 Pa, vamos tentar chegar na altitude da sua região: altitude = ( ( 101325 - 1090 ) / 100 ) * 8 = 8019 m (a altitude não deveria ser calculada assim, mas fiz assim para simplificar para dar uma idéia grosseira)

Só por curiosidade, o Monte Everest que é a montanha mais alta do nosso planeta tem +/- 8800 m de altitude. Ou seja, sua região estaria somente 800m abaixo do ponto mais alto da Terra!!!! 

Ainda continuando com curiosidades, a cidade com maior altitude no Brasil é Campos do Jordão (SP), que está a 1630 m acima do nível do mar e a pressão atmosférica gira em torno de 837 hPa (ou 83700 Pa)

Portanto, é mais provável que vc esteja enganado sobre sua região possuir 1090 Pa

==================================

Segundo o datasheet do BMP085, o intervalo de leitura (range) vai de 30000 Pa (ou 300 hPa) até 110000 Pa (ou 1100 hPa)

Sabendo disso, se seu sensor está indicando 23000 Pa, tem algo muito errado pois está indicando um valor abaixo do range mínimo que é 30000 Pa. Ele foi ligado corretamente? O sensor está íntegro?

Rode esse tutorial e diga o que vc lê no serial monitor:

http://www.arduinoecia.com.br/2013/06/sensor-de-temperatura-e-press...

nesse site do governo vc poderá ver a pressão atmosférica de cidades brasileiras onde as estações meteorológicas foram instaladas:

http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=estacoes/estacoesautomat...

É importante saber qual a pressão atmosférica esperada na leitura do seu barômetro, para que vc possa inferir algo sobre a leitura observada

Muito obrigado pela ajuda, essa fonte foi de muita utilidade para mim!

Consegui resolver o problema dos valores "estranhos", para quem tiver curiosidade...

Eu estava declarando a variável como int e int tem um limite de range de numeros. 

assim que declarei como float funcionou na hora...

Abraços!

Olá tudo bem???
Comprei um arduino e um sensor de pressão (bpm085). O sensor vem me fornecendo dados em PA e não em HPA que é mais usado e ainda vejo q ele só marca variação de pressão, ou seja, mesmo eu dividindo o valor por 100 e assim convertendo para hpa ele não me traz o valor real de pressão e sim apenas a variação, ele seta lá num valor defaut de pressão tipo 920 hpa e fica marcando agora a varição (920,63, 920,11 etc). Queria saber se poderia me ajudar com relação a calibrá-lo para eu poder ter valores reais em HPA.

explique melhor "traz apenas a variação"... no meu entender, se pressão 1 = 920,62 e pressão 2 = 920,11, a variação é 0,51. E vc em momento nenhum mostrou que realmente está sendo mostrada a variação.


Se está mostrando valores diferentes a cada leitura, vc deveria ter dito que a pressão varia a cada leitura.


Enfim, é normal a pressão variar a cada leitura sim. Esse sensor é muito sensível e inúmeros fatorres influenciam na leitura.


Pra vc ter uma idéia de como varia: essa é a leitura de hoje na minha cidade mín/méd/máx = 955,4 / 957,1 / 958,7 hPa. Se vc converter isso em altitude, resultaria em mín/méd/máx = 482,7 / 497,0 / 511,4 metros.


A diferença entre a maior altitude e a menor gira por volta de 29 m. É diferença pra cacete. Logo, os dados fornecidos por esse sensor devem ser usados com cautela.

Em que cidade vc fez essas leituras de 920,xx hPa?

Itajubá Minas Gerais, sul de minas na serra da mantiqueira. Só que eu achava que hpa menor que 1000 só em situações criticas como por exemplo dentro do olho de um furacão. 

É que em site de meteorologia as medições sempre dão acima de 1000 hpa. 

Esse negócio de achar por achar não leva a nada. Baseado em que vc "achava" que era impossível existir (em condições normais) pressão atmosférica abaixo de 1000 hPa?

Faça uma pesquisa sobre o assunto: veja qual a pressão atmosférica das cidades que se localizam ao nível do mar. Pressupõe-se então que esse é o limite superior (teto) das pressões atmosféricas.

Depois tente descobrir qual a cidade brasileira mais alta, ou mesmo o local mais alto do mundo. E descubra em quanto gira a pressão atmosférica nesses locais. Essas serão as pressões mínimas.

Portanto, qualquer valor de pressão atmosférica existente entre esses dois extremos são perfeitamente aceitáveis.

Outra dica é vc consultar diversos sites de meteorologia. Não fique preso a apenas um. Tente se basear em sites de meteorologia confiáveis, e não em sites amadores.

Esse é o do INMET: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=estacoes/estacoesautomat...

Pressão de minha cidade esses últimos dias, nunca menor que 1000 hpa. Pressão em HPA abaixo de 980 nas pesquisas que fiz só ocorrem em condições atmosféricas extremas. A questão da altitude interfere, mas minha cidade fica a 850 metros acima do nível do mar e não no alto das agulhas negras!Esses dados acima são dados oficiais de minha cidade dos últimos dias!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço