Pessoal boa-noite!

Sou iniciante no mundo da eletronica e muito iniciante com Arduino, já estudo programação e redes.

Procurando pelo assunto, encontrei as videos aula do nosso ilustrissimo Renato Aloi(aulas excelentes para quem está começando). Pois bem, com relação a programação não tenho dificuldades, porem a montagem de alguns circuitos eu me perço, tenho milhões de projetos em mente, comprei um Arduino 2009 que acho que chega amanhã.

Indo direto ao assunto, estou querendo fazer uma estrutura com um sensor de presença, comprei um sensor tradicional que seria de alimentação 110~230V, comprei errado ou ele serve tambe? Pois quero fazer uma estrutura onde quando detectado o movimento acione a porta do Arduino que por sua vez executará uma ação.

Sei que é bastante simples, mas não consigo visualizar o esquema trabalhando com 220V, comprei alguns reles, resistores, transistores led's e afins.

Abaixo mais ou menos como é o meu sensor:

O fio cinza, na verdade é branco.

Alguma luz?

Agradeço a todos.

Exibições: 6895

Responder esta

Respostas a este tópico

Ok, entendi o esquema, vocês pegaram o sinal de saída do microprocessador, no caso antes do transistor que aciona o relê.

Mas devido ao fato destes bichinhos utilizaram fonte sem trafo, ou seja isolamento zero eu acho mais prudente usar essa gambi  recurso técnico da lâmpada neon com fototransistor, pois não arrisca o arduino, nem o usuário.

Então pessoal é o seguinte, pesquisei e vi que o sensor é um PIR D230S, encontrei esse datasheet PIR D203S, mas não entendi bem, como na foto, que psotei existem diversos componentes eletronicos na placa, porem pergunto, o sensor funciona sozinho, ou precisa de uma placa com outros componentes?

Pergunto, pois se funcionar independente tiro ele e uso direto com o arduino.

Dei uma olhada na placa, para ver se conseguia alimentar com 12v(o rele é de 14, mas fiz o teste e aciona com 12), digo alimentar todo o circuito, segui as trilhas mas me perdi, teria como converter facilmente, digo facilmente, o circuito para 12v?

agradeço desde já toda a ajuda.

Esse PIR se trata do elemento sensor, para uso direto pelo arduino você precisaria utilizar um opamp para acionar o arduino com ele.

Bem galera, agradeço a ajuda de todos, e venho mostrar uma solução para meu pequeno problema, já que comprei um sensor de 220v.

Agradeço ao Renato Aloi que respondeu meu email e me deu uma luz, aconselhando o uso de resistores e afins, mas como ainda estou iniciando na eletronica, resolvi improvisar com o que tenho.

Antes de mais nada, procurei e não encontrei o simulador de circuito que a galera usar que ja tem as imagens do arduino e tal, dai fiz no paint mesmo, o exemplo, se alguem puder me dizer o nome de tal simulador.

Usei uma fonte de 6v para receber os 220v do sensor quando ativado e converter para 6v que é a saida da fonte.

ativando a porta do arduino usando um transistor, como no grafico abaixo:Improviso feito, problema resolvido, agradeço mais uma vez a ajuda de todos.

deve ser isso que esta atras...

Fritzing

 

Abraço

Cara, vc pode verificar sobre um sensor a EMF com arduino e bem simples, ele so não vai lhe dizer se e 110v ou 220V mas onde tiver uma EMF, ele vai apontar e com a intensidade ai vc calibra el né.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço