Pessoal boa-noite!

Sou iniciante no mundo da eletronica e muito iniciante com Arduino, já estudo programação e redes.

Procurando pelo assunto, encontrei as videos aula do nosso ilustrissimo Renato Aloi(aulas excelentes para quem está começando). Pois bem, com relação a programação não tenho dificuldades, porem a montagem de alguns circuitos eu me perço, tenho milhões de projetos em mente, comprei um Arduino 2009 que acho que chega amanhã.

Indo direto ao assunto, estou querendo fazer uma estrutura com um sensor de presença, comprei um sensor tradicional que seria de alimentação 110~230V, comprei errado ou ele serve tambe? Pois quero fazer uma estrutura onde quando detectado o movimento acione a porta do Arduino que por sua vez executará uma ação.

Sei que é bastante simples, mas não consigo visualizar o esquema trabalhando com 220V, comprei alguns reles, resistores, transistores led's e afins.

Abaixo mais ou menos como é o meu sensor:

O fio cinza, na verdade é branco.

Alguma luz?

Agradeço a todos.

Exibições: 6895

Responder esta

Respostas a este tópico

Ok, entendi o esquema, vocês pegaram o sinal de saída do microprocessador, no caso antes do transistor que aciona o relê.

Mas devido ao fato destes bichinhos utilizaram fonte sem trafo, ou seja isolamento zero eu acho mais prudente usar essa gambi  recurso técnico da lâmpada neon com fototransistor, pois não arrisca o arduino, nem o usuário.

Então pessoal é o seguinte, pesquisei e vi que o sensor é um PIR D230S, encontrei esse datasheet PIR D203S, mas não entendi bem, como na foto, que psotei existem diversos componentes eletronicos na placa, porem pergunto, o sensor funciona sozinho, ou precisa de uma placa com outros componentes?

Pergunto, pois se funcionar independente tiro ele e uso direto com o arduino.