Pessoal boa-noite!

Sou iniciante no mundo da eletronica e muito iniciante com Arduino, já estudo programação e redes.

Procurando pelo assunto, encontrei as videos aula do nosso ilustrissimo Renato Aloi(aulas excelentes para quem está começando). Pois bem, com relação a programação não tenho dificuldades, porem a montagem de alguns circuitos eu me perço, tenho milhões de projetos em mente, comprei um Arduino 2009 que acho que chega amanhã.

Indo direto ao assunto, estou querendo fazer uma estrutura com um sensor de presença, comprei um sensor tradicional que seria de alimentação 110~230V, comprei errado ou ele serve tambe? Pois quero fazer uma estrutura onde quando detectado o movimento acione a porta do Arduino que por sua vez executará uma ação.

Sei que é bastante simples, mas não consigo visualizar o esquema trabalhando com 220V, comprei alguns reles, resistores, transistores led's e afins.

Abaixo mais ou menos como é o meu sensor:

O fio cinza, na verdade é branco.

Alguma luz?

Agradeço a todos.

Exibições: 6895

Responder esta

Respostas a este tópico

Aparentemente esse é um relê com sensor de presença assim sem o manual não dá para dizer muito o que dá para dizer é o seguinte: se os fios branco e vermelho são de alimentação os azuis devem estar conectados a um relê NF (normalmente fechado), ou seja quando o sensor detecta presença o relê abre interrompendo o contato. Isso presupondo que é um sensor para alarmes.

Se for isso, ligue um fio a saída 5v do Arduino e o outro a uma das portas digitais e use um sketch que monitore a porta em caso de presença a porta ficará com estado falso (0) sem presença, estado verdadeiro .

Mas para ter certeza só sabendo a marca e o modelo.

Poste estes dados, que aí saímos do chute e vamos para certeza.

Abraços

Grande Sergio,

Agradeço a ajuda,

Segue abaixo o esquema igual ao do manual, só existe estas informações apenas, aglumas outras mas para quando se quer ligar 2 sensores para uma lampada.

Bem como pode ver no grafico, o objetivo principal pelo qual é vendido o sensor, é ativação de lampadas.

Nesse caso a alimentação continuará sendo em 220V?

É relê com sensor de presença , o diagrama é um pouco confuso no primeiro caso a ligação me parece para redes 127v e no segundo 230v.

Neste casos para usar com arduino só com a utilização de um relê com bobinas 127v ou com um pequeno hack no circuito do mesmo, caso se interesse poste uma foto do sensor aberto com a frente e a traseira da placa para ver o que da para fazer

Será que dá pra converter ele para tipo 12v?

bem, não queria começar utilizando 230v.

Seguem as 2 fotos:

Desculpem a qualidade das fotos, foi com o celular.

Estou no mesmo dilema, no meu caso o relé dispara aparti de 12v, creio que o seu também seja igual, vc já verificou o rele qual é o minimo para fucionamento*? se for 12v igual o meu acho que precisarar ter 12v externo e um acoplador óptico para proteger a porta digital.

*obs.: na sua imagem parece ser 14v DC ( dc = corrente continua - corrente de pilha ou sinal das porta do arduino). confirma para mim, se isto mesmo?

espero ter ajudado,

se tiver dúvida não acanhe, pode perguntar.

======================================

aprender novas tecnológia é fácil, o dificil e criar ideias revolucionaria. ( de minha autoria )

Opa rodrigo, Edit> sim é 14vdc, o que eu quero é alimentar ele com por exemplo 12v, teria como convertelo para 12 ao inves dos 127~230v?

você não precisa converte nada, igual eu falei vc vai usar um fonte externa, no seu caso é 14vDC,  o acopador optico vai fica no lugar da lampada, observa que ele vai ter 4 pernas duas de uso em um lado e duas de uso do outro lado, antes de continuar verifica o datasheet dos componentes ( acopador optico), pesquisa no tio google;  no lado do arduino vc colocar na porta digital , ai vc sabe: luz acessa = 1 e luz apagada = 0 , nota que o tempo de permanencia da luz acessa fica dentro do sensor com um Jumpers. vou fazer um desenho com esquema ai eu posto aqui, antes de fazer observe qual e o minimo que o acoplador optico vai funcionar. eu acho que vai precisar de uma resistencia para diminuir a voltagem, antes olhe o datasheet do acoplador optico.

e poste aqui a sua observação. para poder da continuidade ao processo.

 ===========

observação a parte sobre o comentário do sergio vieira cardoso; este tipo de porcesso de usar neon e fototransistor e o mesmo que se encontra dentro do acoprador optico, e um chip com tudo isto e bem pequeno.

Creio que com o esquema entenderei melhor. meu Arduino chegou hoje, vou fazer uns testes aqui, mas não encontrei o transistor. vou fuçar mais aulgumas placas aki, valeu pela força.

Buenas, andei pensando e o jeito mais fácil e rápido de utilizar esses bichinhos sem mexer na eletrônica dele é o seguinte:

Compre uma lâmpada neon de acordo com a corrente de sua casa 127 ou 230v e um fototransistor.

Monte da seguinte forma: lâmpada neon ligada na saída do sensor e colada com fototransistor , cobertos com fita isolante, o coletor do fototransistor ligado a saída de 5v do arduíno via resistor e o emissor ligado a porta digital.

Mais tarde posto as especificações e um diagrama.

Isso na verdade é um fotoacoplador MacGiver para 127v.

Cara,

Trabalhei com um sensor desse na faculdade, infelizmente não tenho mais os esquemas elétricos e o passo a passo que fiz para ligar.

Pelo menos o que tinha usado a saída do sinal dele era de 5v, pega um multímetro e dispara ele para verificar a voltagem da saída, não sei se é o mesmo modelo de sensor.

Willian eu acredito que você esteja equivocado, segundo o esquema de ligação que o Thiago postou este sensor /é destinado ao acionamento de cargas em AC (127/230v).O tipo que você está falando é utilizado para centrais de alarme.

Fala Sergio,

Esse ai dele não é um de acionar lampada? Se sim é um desse sim que usamos mesmo, como falei não tenho o esquema que usei mais "puxamos" um cabo do sensor.

Igual o pessoal do Lab fez com uma tv, ai foi ligar no pic ou arduino e usar, precisa de um multímetro mesmo e testar. Mas o que usava era 110-230v com certeza!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço