Pessoal boa-noite!

Sou iniciante no mundo da eletronica e muito iniciante com Arduino, já estudo programação e redes.

Procurando pelo assunto, encontrei as videos aula do nosso ilustrissimo Renato Aloi(aulas excelentes para quem está começando). Pois bem, com relação a programação não tenho dificuldades, porem a montagem de alguns circuitos eu me perço, tenho milhões de projetos em mente, comprei um Arduino 2009 que acho que chega amanhã.

Indo direto ao assunto, estou querendo fazer uma estrutura com um sensor de presença, comprei um sensor tradicional que seria de alimentação 110~230V, comprei errado ou ele serve tambe? Pois quero fazer uma estrutura onde quando detectado o movimento acione a porta do Arduino que por sua vez executará uma ação.

Sei que é bastante simples, mas não consigo visualizar o esquema trabalhando com 220V, comprei alguns reles, resistores, transistores led's e afins.

Abaixo mais ou menos como é o meu sensor:

O fio cinza, na verdade é branco.

Alguma luz?

Agradeço a todos.

Exibições: 6895

Responder esta

Respostas a este tópico

Aparentemente esse é um relê com sensor de presença assim sem o manual não dá para dizer muito o que dá para dizer é o seguinte: se os fios branco e vermelho são de alimentação os azuis devem estar conectados a um relê NF (normalmente fechado), ou seja quando o sensor detecta presença o relê abre interrompendo o contato. Isso presupondo que é um sensor para alarmes.

Se for isso, ligue um fio a saída 5v do Arduino e o outro a uma das portas digitais e use um sketch que monitore a porta em caso de presença a porta ficará com estado falso (0) sem presença, estado verdadeiro .

Mas para ter certeza só sabendo a marca e o modelo.

Poste estes dados, que aí saímos do chute e vamos para certeza.

Abraços

Grande Sergio,

Agradeço a ajuda,

Segue abaixo o esquema igual ao do manual, só existe estas informações apenas, aglumas outras mas para quando se quer ligar 2 sensores para uma lampada.