Sensor de nível - Ligação Contatora - Relé Térmico e Relé Falta de fase

Pessoal,

Adquiri sensores de nível para proteção de bomba trifásica e preciso de ajuda para inserir no esquema abaixo um Relé Térmico e um Relé Falta de fase. 

Agradeço qualquer ajuda.

Controle de nível de líquido de reservatório em sistema de drenagem, com acionamento de uma bomba entre nível mínimo e máximo

Funcionamento
1 Reservatório vazio: os contatos dos sensores de nível superior e inferior estão abertos e não permitem a energização da bobina (A1/A2) do contator, deixando a bomba desligada.
 
2 O nível inferior do reservatório se eleva fechando o contato do sensor inferior, mas a bobina do contator permanece desenergizada até o nível atingir o sensor superior, então o contator é energizado e auto alimentado pelos contatos auxiliares 13/14, acionando a bomba.
 
3 O nível do reservatório diminui abrindo o contato do sensor superior, mas a bobina do contator permenece energizada através dos contatos auxiliares 13/14 mantendo a bomba acionada e que, somente será desacionada quando o nível do reservatório atingir o sensor de nível inferior, abrindo o contato deste e interrompendo a energização da bobina.
 

Exibições: 30268

Responder esta

Respostas a este tópico

Boas Davidson, o relé térmico vai apertar na saída do contactor e as linhas que vão para o motor ligam na saída do relé. É preciso ver na placa de características da bomba qual o consumo nominal em Amperes, mas o mais indicado é medir com uma pinça amperimetrica qual o verdadeiro consumo em trabalho para poder comprar um relé dentro dessa faixa de uso. Eles existem por ex: de 1,2 a 1,8; de 4 a 6,3 de 25 a 40 (A) há uma variedade muito grande. Imaginemos que a sua bomba gasta 5A então você vai pôr o de 4 a 6,3 e na regulação vai dar uma pequena tolerância por ex: 5,2. Agora no relé vai ter 2 grupos de contactos o 97 e 98 que são normalmente abertos (NO) e o 95 e 96 normalmente fechados (NC) são estes últimos que vai utilizar. A linha que vai ao A2 antes de chegar à bobine vai fazer serie passando no 95 e 96 e assim faz a protecção porque qualquer coisa que aconteça como uma prisão da bomba ou até mesmo uma falta de fase vai fazer que esse contacto abra e desliga a bobine. Por isso mesmo neste tipo de instalação não justifica muito (em $$$) ter o relé de falta de fase, já que um térmico bem regulado vai proteger sempre a bomba. Em caso de disparo por algum motivo pode aproveitar os outros (97 e 98)  porque eles agora vão fechar e assim pode ligar um alarme ou uma luz avisadora que algo está mal. Neste link abaixo tem um bom exemplo só que aqui tem um esmeril e você tem uma bomba.

 https://www.google.pt/search?q=rele+termico+contator+motor&sa=X...*GsS-38DWecyPamK0RKuNvUHJnxgenETItaOP4chMOblgAKI8s9jVdiiwGNrlWJlwMMJ1gCxWgQ51%252FcontatoreshielRFF.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Flabdegaragem.com%252Fforum%252Ftopics%252Fajuda-contactor-com-rele-de-sobrecarga%252FshowLastReply%3B2714%3B2302

Desculpa este texto longo, mas qualquer duvida estamos aqui

Um abraço de Portugal

Luis

Luis,

Obrigado vou tentar e posto depois.

Abraço,

Davidson

Luís Vasconcelos,

Alterei o esquema adicionando o relé térmico, na sua opinião está correto com as instruções que você me passou? Depois vou tentar inserir o relé de falta de fase.

Abraço,

Davidson

Boas, sim está correcto. Só em termos esquemáticos aquele ponto à saída do 96 (com A2) não costuma existir mas está bem, possivelmente você recortou a imagem de outro e apanhou aquele ponto. Quanto ao relé de falta de fase é basicamente a mesma coisa, fica entre a alimentação e o contactor mas não tem entrada e saída só lá vão para serem "conferidas" se estão certas que são R, S e T  depois tem na mesma os contactos abertos e fechados vai ter que fazer serie igual como fez com o térmico. Esta linha que alimenta a bobine é chamada linha de comando e é fácil se imaginar sempre como uma linha de agua que tem que passar por todos os sensores de nível, contactos, etc... Se estiver algum aberto não vai chegar à bobine. Em baixo como pode ver na figura o térmico aperta directamente na saída do contactor.

 Estou certo que vai fazer o esquema direitinho

Um abraço, Luís

Luís 

 

O ponto foi na cópia mesmo. O Paint não é muito amigável mas quebra galho.

Feito testes de bancada com o relé térmico. As boias armam e desarmam a bobina certinho. Amanhã vou ligar ao motor e depois partirei para inserir o relé de falta de fase. No meu quadro de comando da irrigação é mais complexo pois possui, ainda, uma minicontatora da central da irrigação Hunter XC.

Muito obrigado pela atenção,

Abraço,

Davidson

Davidson, 

boa noite,

após concluir esta ligação, vamos ao relé falta de fase. Geralmente ele possui 3 entradas (fases). Estas fases servirão de monitoramento do circuito. Você instalará após sua proteção (disjuntor motor ou disjuntor tripolar). Geralmente os relés ff possuem contatos comutáveis NA, 0, NF. Na falta de qualquer uma das fases os contatos se comutam, ou seja o com NA. Para instalar o ff ligue as 3 fases no relé, com um multímetro em escala de continuidade veja quais os terminais que estarão comutados. Desligue o rele, e veja que o mesmo comutará o contato. Este contato também será inserido no esquema, pode ser em série com o 95,96. Isto mesmo. Se faltar uma das fases o contato abre e desliga o circuito. Se faltar uma das fases e o relé ff não atuar, irá dar uma sobrecarga no motor, aí o relé térmico atuará (95,96) e também desligará o circuito. Se houver um sobrecorrente o térmico atuará (95,96) e desligará o circuito. Vou tentar desenhar um esquemão e postarei aqui ok. Abraços.

Conforme prometido eis o esquema. 

Espero que te ajude,  

Se precisar de mais alguma coisa é só gritar.

Valeu.

Luís,

Desculpa a ignorância... onde vai o neutro??? No esquema anterior como usei bomba monofásica e o contator é bifasico, alimentei fase no 1L1 e alimentei o neutro em 3L2, ou seja o contator arma tanto fase quanto neutro.

Boas Davidson , agora que falou na central de irrigação vai ser preciso pressão da agua até ao  Hunter XC ele depois abre as electrovalvulas mediante a sua programação mas assim vai ter que ir ligar a bomba sempre que quer regar. O ideal para tudo funcionar automático será instalar um pressostato   na saída do tubo que vem da bomba. Assim o tubo até à central está com pressão normalmente 3,5 e 4,5 Bar, o pressostato regula a pressão que quer para desligar a bomba. Quando abre uma ou duas válvulas para regar o tubo perde pressão e vai ligar a bomba. Para ficar um serviço 5 estrelas deverá utilizar também um vaso de expansão que vai regular o fluxo mas principalmente vai suavizar os arranques e as paragens o que poupa a vida do contactor. Não sei qual o caudal da sua bomba mas possivelmente mesmo com 4 válvulas abertas estas não vão conseguir vencer a bomba. O projecto está a crescer:-) Qualquer duvida já sabe

Um abraço, Luís 

 

É Luis o projeto do nosso amigo não era somente o relé ff e o térmico, o projeto está a crescer como disseste.

 Estamos aqui para isto, qq coisa redesenhamos o esquema.

Abçs e boa noite a todos.

José Antonio

Boas José, o Davidson depois com o pressostato pode fazer uma derivação no tubo com um T e ligar uma torneira por ex. Quando abrir a torneira a bomba liga e quando a fechar a bomba desliga.

O projeto está crescendo mesmo.

Os problemas que motivou a consulta foram:

1º Proteger as bombas quanto a falta de água (com os sensores de fluxo)

2º Instalação ruim bem ruim mesmo, feita pelo instalador do quadro de comando da Hunter XC, que aciona motor trifásico da irrigação, são 3 válvulas solenoide sendo acionadas por ele, vez ou outra a contatora dispara e não arma o motor

3º Outra instalação ruim da contatora que aciona o motor monofásico, hoje jogando água na cascata e onde vou instalar o sistema de filtragem do lago.

Vou instalar o sistema no motor monofásico e tirar fotos para postar aqui da minha casa de máquina e do lago que será protegido.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço