GOSTARIA DE SABER QUAL O MOTIVO DE SE LIGAR UM SENSOR DE FLUXO LÍQUIDO À UMA PORTA DIGITAL NO ARDUINO UNO ? A PORTA ANALÓGICA NÃO SERIA IDEAL ?

ATT,

AGRADEÇO A QUEM PUDER ME AUXILIAR !!!

Taxa de fluxo Arduino tutorial do sensor

Exibições: 2035

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia ALP,

Analisei hoje o código novamente, ontem tava meio corrido, e é isso mesmo. O pino 2 tá configurado como entrada de interrupção, logo no início do programa as interrupções são ativadas pela função sei(), em seguinda tem uma função delay de 1 segundo, essa função paralisa a execução do programa durante o tempo estipulado, nesse caso 1 segundo. Mas as interupçoes continuam funcionando. A interrupção está configurada dentro da função setup() a seguinte maneira:

attachInterrupt(0, incpulso, RISING);

Ou seja, cada vez que ocorre uma borda de subida ou RISING (de 0V pra +5V) a função incpulso() é chamada. Essa função simplesmente incrementa +1 à variável contaPulso, dessa forma essa variável vai guardar quantas interrupções ocorreram ou quantos pulsos foram recebidos até que ela seja zerada. Enquanto isso nada mais no programa é executado até terminar o delay de 1 segundo. Após esse tempo acabar as interrupções são desabilitadas pela função cli() para que não interfiram no restante do programa. 

Nesse link anexo encontrei a tabela que anxei na imagem, essa tabela mostra que a razão da frequencia de pulsos pela vazão em l/min é sempre de 5.5 Você pode observar na tabela que uma frquencia de 11 Hz (ou 11 pulsos por segundo) equivale a uma vazão de 2 l/min, uma frequencia de 16.5 Hz (ou 16.5 pulsos por segundo)  equivale a uma vazão de 3 l/min, e assim por diante. Se você divide a frequencia pela vazão o valor sempre é 5.5, claro que há uma margem de erro, que no caso o site diz que é +/-3%.

Sabendo dessa constante fica fácil medir a vazão, simplesmente dividindo o valor de pulsos obtidos no intervalo de 1 segundo por 5.5 e já temos a vazão em l/min. 

Anexos

Muito grato caro Daniel, esse link que me passou, é muito bom, e recheado de boas informações, estou apreciando e aprendendo cada vez mais ...

É sempre bom poder ajudar!!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço