GOSTARIA DE SABER QUAL O MOTIVO DE SE LIGAR UM SENSOR DE FLUXO LÍQUIDO À UMA PORTA DIGITAL NO ARDUINO UNO ? A PORTA ANALÓGICA NÃO SERIA IDEAL ?

ATT,

AGRADEÇO A QUEM PUDER ME AUXILIAR !!!

Taxa de fluxo Arduino tutorial do sensor

Exibições: 2043

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia caro amigo Rui Viana, agradeço sua resposta ...

Me ajudou muito na construção futura de um projeto como esse, mas, o que gostaria de entender é: quando se usa portas digitais e ou analógicas ?

Por exemplo, quando se pretende ler um potenciômetro, eu utilizo uma porta analógica, e nesse caso do fluxômetro de líquidos eu utilizo portas digitais, a pergunta é:   " qual a diferença entre essas portas: digitais // analógicas, a fim de se ler um sensor" entendeu ?

Att

André.

Olá ALP, vou tentar responder essa sua dúvida ok...

A diferença está no sensor, em que tipo de sinal ele é capaz passar para o arduino. O potenciômetro é capaz de emitir um sinal variável que a porta analógica do arduino entende como 0 à 1023. Se o sr ligar o potenciômetro em uma porta digital, por exemplo, ele vai continuar mandando esse sinal variável mas a porta digital não é capaz de interpretá-lo como a porta analógica faz. Nesse caso, o arduino irá interpretar o potenciometro como 0 ou 1 porque é isso que uma porta digital faz.

Então para definir se vai usar porta digital ou analógica isso depende do sensor a ser utilizado.

Essa foi uma explicação básica para o entendimento pois temos casos especiais.

Espero ter ajudado.

Ok, com certeza sempre ajuda sim, e agradeço-lhes de antemão ...

Achei que sempre que fosse ligar um sensor, deveria ser ligado nas portas analógicas, mas, como o senhor já disse, há casos especiais, ok.

Sempre que faço uma pergunta aqui no fórum, também procuro ter respostas fora do Site, pois pode dar a impressão de que se expõe o problema às pessoas resolverem, mas não é bem assim né.

Agradeço sempre sua ajuda e aos demais também, tenho aprendido muito com todos voceis ...

Rhaicmer.

Boa tarde ALP.

O RBC explicou bem os usos, mas vou tentar mostrar a diferença dos ports do arduino.

Basicamente os ucontroladores usados na família arduino tem 2 tipos de ports:

Os digitais e os Analógicos.

Os digitais trabalham só com 0 e 1. (LOW ou HIGH) .

Por exemplo, no UNO/MEGA  0 = LOW = 0V   e   1 = HIGH = +5V

Tanto faz usando como saída ou como entrada.

Já os ports analógicos tem 2 possibilidade:

Eles podem ser usados como analógicos ou como digitais.

O programador é que decide como vão ser usados.

Como digitais comportam igual aos outros digitais.

Como analógicos ele transforma valores analógicos de 0 até +5V em valores

hexadecimal de 0 até 0x03FF. (Decimal de 0 até 1023).

Por exemplo, se a entrada analógica tiver o valor de 1,00V, ao ler o port analógico,

você receberá o valor hexadecimal 0xCC,  (Decimal 204),  (1/(5/1023))

se for 3,70V, receberá 0x2F5, (Decimal 757), (3,7/(5/1023)) e assim por diante.

Rui

Deixe-me ver se entendi, as portas digitais seriam específicas para respostas rápidas, como por exemplo: sim ou não, como: 0 = não e 1 = sim, e também como: 1 = HIGH e 0 = LOW, bem como: 5vcc ou 0 vcc.

E as portas analógicas são pra leituras entre 0 e um número alto como por exemplo: 1023 ok ?

Então quando se deseja valores intermediários no caso 2,5 vcc, realizo um cálculo conhecido como regra de tres simples e obtenho: ( 5 = 1023  

                                          2,5 vcc  = x ?? )

fazendo a conta:

1023 * 2,5 / 5 = 511.5    seria isso ?

Então eu só precisarei saber o tipo de sensor a utilizar, em função deste sensor ser capaz de fazer mostragens através do microcontrolador, quando especificar, mostragens analógicas 0 ou 1 ou digitais entre 0 && 1023 seria isso meu prezado ? ( traduzido na tabela de conversão é: 1FF ).

Olá André Luis,

Como já explicado acima por RV e RBC, entradas digitais só reconhecem dois estados, ou "um"(tambem chamado de HIGH ou nível alto) ou "zero" (tambem chamado de LOW ou nível baixo).

Para as placas arduino que trabalham com +5V, se tem +5V chegando numa entrada digital (na verdade a partir de +3V) ele interpreta isso como nível alto, ou "um" ou HIGH, como achar melhor. Qualquer valor de tensão abaixo de +3V será interpretado como "zero" ou nível baixo ou LOW.

Para as placas arduino que trabalham com +3.3V, se tem +3.3V chegando numa entrada digital (na verdade a partir de +2V) ele interpreta isso como nível alto, ou "um" ou HIGH, como achar melhor. Qualquer valor de tensão abaixo de +2V será interpretado como "zero" ou nível baixo ou LOW.

Um exemplo de sensor a ser utilizado numa porta digital seria uma chave de nível do tipo bóia, ou o seu contato está aberto ou está fechado, nao existe meio termo neste tipo de sensor, ou está "um" ou "zero"(Ou fechado ou aberto). Se o contato normal aberto está ligado ao +5V da placa e à uma porta digital do arduino quando este contato fechar terá +5V nessa porta e o arduino entenderá que ela está em nivel alto ou HIGH. Se o contato abrir a porta irá para nível baixo ou LOW.

Em geral se coloca duas bóias dessas numa caixa d'agua uma para nível mínimo de água e outro para nível máximo. Agora imagine se você precisase saber qual é o nível exato da água quando ela tá na parte intermediaria entre máximo e mínimo. Com esse tipo de sensor não dá pra saber. Aí é que entram os sensores analógicos, eles em geral trabalham enviando valores entre 0V e +5V. 0V seria nível mínimo de agua no nosso exemplo e +5V seria nível máximo de água, se esse sensor enviar à uma porta analógica do arduino +2,5V você já sabe que o nível de água na caixa está pela metade, e assim proporcionalmente, se ele enviar +1V o nivel da agua está em 1/5 da capacidade máxima e assim por diante.

Para que um sinal analógico seja interpretado corretamente você precisa usar o sensor analógico em uma porta analógica do arduino. Existem inúmeros tipos de sensores analógicos, empregados nos mais variados tipos de medição, não apenas na medição de nível de água, esse foi apenas um pequeno exemplo.

Espero que não tenha ficado confusa a explicação.

https://www.arduino.cc/en/Reference/Constants




Daniel

Ok Daniel, muito bem explicado, agradeço seus préstimos !!!

De acordo com que me esclareceu, eu fico me perguntando em relação à figura no topo, em que mostra o fio amarelo de sinal, o qual encontra-se ligado ao pino 2, na porta digital, não é isso ?

Então, se ele é um sensor pra registrar variações nas mais diversas vazões, e sendo assim não se compreende como simplesmente 0 && 1 ou HIGH e LOW, porque será que está ligado à porto digital ? não deveria então ligá-lo em porta analógica, como explicou linhas acima ?

Pois, dependendo das variações no consumo, o registrador irá mudar também, acusando várias medidas, não somente 1 ou 0 concorda ?

Entendi sua dúvida, você têm mais informações sobre este sensor? Datasheet? Algum link... Alguns sensores desse tipo que já vi são simples e tem apenas uma espécie de borboleta interna que é empurrada pelo fluxo da água e aciona uma microswitch, geralmente essa microswitch tem um contato do tipo NA+NF(1 normal aberto e um nrmal fechado com um terminal comum aos dois). Quando o fluxo é interrompido a borboleta é empurrada a posição inicial por uma mola. Veja esse manual de um modelo destes que estou falando.

http://www.tecnofluid.com.br/wp-content/uploads/2013/11/Chave_de_Fl...

Sim Daniel, tenho sim:

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-como-utilizar-o-sen..

Mas pelo que parece, esse sensor mede a vazão com variações, e não somente como válvula abre e fecha, ou seja: HIGH ou LOW simplesmente entendeu ?

Acho que consegui algo informando o que precisava pra entender seu funcionamento:

Encontrei um sensor desse no Mercado Livre com estes informes  ...

Seu funcionamento é bem simples, em sua estrutura há um válvula em formato de catavento com um imã acoplado que trabalha em conjunto com um sensor hall para enviar um sinal PWM. Através destes pulsos é possível mensurar a vazão de água, sendo que cada pulso mede aproximadamente 2,25mm. 

Talvez seja esse o motivo de se ligar o fio (amarelo / sinal), no pino digital, é porque ele necessita de pulsos PWM pra que seja enviado sinais ao arduino e consequentemente registrar quantas vezes o imã acionou o reed interno da roleta, aumentando ou diminuindo o pulso propriamente dito desse sistema de sensor por hall. Seria isso talvez caro Daniel ?

Lá diz que o sensor não é de borboleta, abre e fecha apenas, mas mede-se o fluxo através do sistema HALL que ele possui.

 

Sim é verdade, ele envia um pulso a cada rotação do catavento. Nesse caso o programa utiliza interrupção, pelo que entendi ele conta os pulsos gerados durante um segundo e depois divide o valor obtido por 5.5 (uma constante pra transformar a vazão em l/min no caso deste modelo específico de sensor de fluxo) pra determinar a vazão em l/min.

Ou seja, quanto mais pulsos no mesmo intervalo de tempo maior a vazão. De qualquer forma esse sensor não é analógico, ele apenas envia sinais HIGH e LOW, só que numa frequencia relativamente grande que varia de acordo com a vazão. Mas a tensão enviada por ele sempre será +5V ou 0V.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço