Bom dia a todos

Meu nome é Tiago trabalho com informatica, mas meu hobbie é ser cervejeiro caseiro. E como em vários hobbies se inventa muita coisa.. No momento estou querendo usar o arduino junto com um sensor de densidade para medir a evolução da fermentação..

 Minha ideia ter um sensor de temperatura e densidade e com isso consigo controlar a temperatura da fermentação juntamento com a queda da densidade do mosto.. 

A fermentação se inicia com uma densidade X (no começo tem muito açúcar) e a medida que o fermento vai consumindo esse açúcar a densidade vai caindo.. 

Muito cervejeiros medem usando um densímetro de massa.. Só que para usa-lo precisamos retirar 250ml do liquido todas as vezes.. O que no fim perdemos certa de 1 litros em medições.. 

Sei que o arduino funcionaria muito bem pra isso.. Só não sei qual sensor de densidade usaria.. 

Exibições: 6805

Responder esta

Respostas a este tópico

Como é um sensor de densidade ???

O que conheço é aquele bulbo de vidro graduado para saber a quantidade de agua no alcool.

https://www.google.com.br/search?q=densimetro+vidro&tbm=isch

Se for isso vc poderia montar um, acho.

Algo como 2 boias, uma presa na outra.

A primeira serve para alinhar ao topo do liquido e a outra para medir de fato:

-0-------[Primeira, muito leve]--0------------[Segunda, com um pouco de chumbo].

O primeior "0" mede o nivel e o segundo a densidade. Eh uma medição crítica (varia pouco), mas veio isso de ideia...

Thiago... Legal este projeto. Como falado pelo Eduardo... TB me vem o sistema de esferas.. Como das bombas de combustível.


Mas.. Não querendo alterar seu projeto... Medir o consumo de acucar com um refratômetro (quem sabe tentar com Arduíno) não seria mais preciso? Ele mede sólidos solúveis.

O problema do refratometro é que ele só tem leitura precisa sem a presença do alcool..

Quando tem alcool ele altera os valores e mesmo com as formulas de correção, não fica preciso..

O link abaixo tem o que estou querendo montar:

https://www.kickstarter.com/projects/parasitx/the-beerbugtm-digital...

Achei esse também..

https://www.kickstarter.com/projects/baronbrew/brewometer-wireless-...

A ideia é a mesma.. medir a temperatura e a densidade

Olá Tiago,

     Cara, eu não sei bem se entendi, mas pelos links que você colocou e junto com as explicações que vi aqui, o lance é feito com um tubo contendo um material leve na parte superior e um mais pesado na parte de baixo, dai de acordo dom o nível de densidade, o tubo fica em um determinado angulo?   É ISSO MESMO?  ESTOU CORRETO?

   Bem, se for a solução é simples, basta pegar um tubo plastico colocar isopor na parte de cima, algo como chumbo ou algumas moedas na parte de baixo e no centro do tubo colocar um ACELEROMETRO.

   O Aceletrometro é perfeito pra indicar níveis de inclinação e ai você teria o desejado,  tanto que vi em um dos exemplos o cara usando um controle de nintendo wii pra aproveitar essa função.

     Eu pensei em fazer a um tempo atras não um densimetro, mas sim um VISCOSIMETRO, pra indicar o nível de viscosidade de um líquido, mas não levei muito a frente,  a ideia seria meio primitiva, haveria uma bombinha que bombearia uma fluxo continuo e linear do líquido, um furo de tamanho fixo por onde o líquido passaria, e um pequeno recipiente que se encheria, e quanto totalmente cheio derramaria e começaria tudo novamente,  dai o tempo pra encher esse recipiente indicaria o nível de viscosidade do líquido,    não montei, é só uma teoria, mas acho que daria certo.

No segundo link é isso mesmo.. Usa um acelerômetro.. E baseado na diferença entre os angulos dos 2 flutuadores + algumas contas , se tem a densidade em gravidade especifica..

O primeiro exemplo usa um flutuador conectado a um sensor de efeito hall (não entendo o funcionamento)

Cara,

    O sensor de efeito hall é um sensor que detecta campos eletromagneticos, logo, se um sensor hall estiver sendo usado tem que ter algum imã em algum lugar.

     Normalmente sensores de efeito hall são usados como sensores para chaveamento, em sistemas que precisam de posicionamento,   tipo, digamos que você tem um carro que se move por um trilho que precisa parar em determinados lugares,  basta você colocar um imã no carrinho e sensores hall nos pontos e configurar o arduino pra acionar o motor e parar quando o valor apresentado por cada um dos hall for maior que zero.

    É mais ou menos assim que eles funcionam.

     Mas fala mais um pouco sobre essa historia de descobrir densidade atraves de flutuadores,  achei muito curioso isso..

VC está certo quanto ao álcool, Tiago...

Pensei numa variação das ideias do Eduardo e do Weider, que vale por ser mais fácil de testar em casa (sem o acelerômetro), portanto menos tecnologica.

Imagine uma helice com uma esfera em cada ponta. cada esfera tem uma densidade diferente (próxima das densidades do mosto) o eixo desta "hélice" está ligada em uma haste que sai pela lateral do fermentador e se conecta a um potenciometro comum. A hélice gira livremente dente do mosto e para quando a resultante das forças exercidas pelas diferenças de densidades das esferas. chegando num ponto de equilíbrio.

O potenciometro deve girar livremente, e medir os valores que o arduino lê.

Um bom trabalho de calibração com diferentes mostos (comparando com os resultados de densidades de métodos tradicionais) podem fornecer densidade.

Pontos fortes: Sistema eletrônica fica fora do fermentador, não precisa bateria, nem Bluetooth. é mais simples.

Pontos fracos: é menos tecnológico, se tornará um acessório do fermentador e não poderá ser transferido.

 

Bom dia Tiago.

Em breve começarei um projeto parecido e já andei pesquisando como medir a densidade, caso sirva para você estou enviando dois links de sensores:

http://br.opwglobal.com/pt-BR/Product.aspx?pid=572

http://www.anton-paar.com/br-pt/produtos/grupo/sensor-de-densidade/

Me mantenha informado, dessa forma podemos trocar experiências. Até

Ola Isaac, Chegou a andar com o Projeto?

Esse sensores de densidade sugeridos pelo Isaac devem ser bem caros...

pois é, fiquei curioso em saber se seguiram a diante com a ideia e como fizeram.
estava querendo fazer um desses para passar tempo e descobri uma galera fazendo com acelerômetro :|
é curioso o projeto dos caras... eles fazem basicamente uma boia e medem a inclinação dela para saber a densidade do líquido.
curioso não?!

https://universam1.github.io/iSpindel/

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço