Boa tarde galera,

Gostaria de saber qual o tipo de sensor e de leitura que um condutivímetro realiza para que eu possa montar o meu próprio que converse com uma placa Arduino para automação da adição de sais em uma horta hidropônica.

Espero que alguém possa me ajudar.

Valeu.

Exibições: 8910

Responder esta

Respostas a este tópico

Bruno, a placa ficou show.

Parabens. Ela é o controle do sistema?

Então, no meu aquário eu estou medindo o TDS, que é também uma condutividade acho. Estou com 40ppm.

Vc sabe converter? O seu sistema vai controlar a condutividade?

Sidney,

Esta placa é a primeira versão que fiz para conhecer o processo de PCB, ainda faltam componentes para a versão final.

Meu sistema vai controlar o nível de nutrientes na solução, tenho que manter a condutividade em 1600, que significa que a concentração de nutrientes no tanque esta OK para as hortaliças, quando esta condutividade abaixa, pelo próprio consumo das plantas, a automação dosa com mais solução o tanque para corrigir a concentração de sais.

Acho que ppm nao é o mesmo que condutividade mas é possiível integrar na automação da mesma forma.

Como meu condutivimetro é um de mercado e o sinal serial dele é um RS232, tive que converter com um CI chamado MAX232 para que o arduino consiga trabalhar com os valores.

Qual o equipamento que voce utiliza para medir o TDS? e por que você mede o TDS? Pergunto porque tenho um aquário de água marinha, de repente posso passar a medir também.

Bruno,

eu meço TDS do aquário, pois ele é um indicativo de quanto de sais estão solubilizados na água.

Estou com uma hidroponia começando a funcionar e por isso minha curiosidade. Enquanto isso controlo meu aquário plantado para já ir entendendo como funciona.

Essa condutividade que mostrou é em qual unidade? 1600ppm? ou uS?

Vi que sua bomba dosadora vai ficar automática, não é? Já sabe que método de controle vai usar?

Aguardo pois estou curioso.

A condutividade é em uS.

A bomba já esta automatica, e como todo bom iniciante no mundo de automação estou utilizando um controlador Arduino.

Boa tarde pessoal... 

Talvez vocês possam me ajudar, estou tentando montar um sistema de gerenciamento para minha hidroponias, que controle a condutividade, e vi que vocês conseguiram :) eu tinha visto uma matéria do site c2o.pro.br mas não deu muito certo....

Vocês poderiam me ajudar com materiais que vocês utilizaram? ou se vocês disponibilizaram os esquemáticos...

E quanto ficou pra você montarem???

Bom dia Luiz,

Na realidade eu consegui realizar o projeto de automação (graças ao Rui Viana) da hidroponia com um condutivimetro da Tecnopon, não são baratos (precisa cotar hoje) e o schetch não ficou simples por conta do sinal RS232 que o aparelho transmite. trabalhar com estes dados que foi obra de arte do Rui.

Andei pesquisando e sei que existem condutivimetros com driver próprio para arduino. estou pensando em comprar algum, seria muito mais simples de trabalhar.

Vi um estudo em que alunos fizeram um bem simples. 

https://www.teachengineering.org/activities/view/nyu_probe_activity1

ou pode comprar um pronto.

http://www.dfrobot.com/index.php?route=product/product&product_...

no Brasil não encontrei ainda...

Eu continuo interessado nisso. Já estou com algumas coisas funcionando.

Bruno, onde posso ver mais detalhes do que o Amigo Rui fez?

Anexo segue o .ino  neste code tem o tratamento dos dados do condutivimetro da Tecnopon para manipulação da informação.

Anexos

Essa da DF é muito bom... Queria um mais barato e que não precisasse importar....

Olá pessoal...

Posso estar enganado mas pela minha experiência em projetos, creio que quando utilizados probe de ph no meio a ser analisado, valores de ph serão apresentados de forma equívoca. Isso ocorre pq ions são colocados nesse meio através do circuito do condutivimetro. 


Alguem já fez esse teste????

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço