Boa Noite Pessoal, estou precisando encontrar uma solução para um problema no meu projeto. Preciso saber o momento exato que ha corrente num determinado fio. Estou usando o Sensor de corrente ACS 712 e com ele preciso saber se esta passando corrente pelo fio ou não. O sistema é de uma resistência acionada por um termostato, ao chegar numa determinada temperatura o termostato envia corrente e a resitência entra em ação, porém também quero acionar esta mesma resistência através de um relé que será instalado após o termostato, e para saber se a resistência já esta ligada ou não, pensei em colocar o sensor ACS712 após o relé, assim saberei se ao querer acionar o relé o termostato já tenha entrado em ação ou não.

Pessoal, não quero saber a corrente que esta passando pelo fio, eu preciso que o arduino me diga de ha ou não corrente passando no fio.

O código que eu tenho é este, porém este faz a leitura da corrente, mas isto no momento não é o que me interessa.

void setup() {
 // inicializa a comunicação seral a 9600 bits por segundo:
 Serial.begin(9600);
 }
 
void loop() {
 // leitura input no analog pin 0:
 
//aqui a leitura é mostrada entre 0 e 1023
 int sensorValue = analogRead(A0);
 
//podemos fazer transformações para mostrar em Amperes
 
//O código a seguir diz para o Arduino que o valor lido pelo sensor deve ser transformado de 0 a 1023 para -30 a +30.
 
int outputValue = map(sensorValue, 0, 1023, -30, 30);
 // mostrar valor lido pelo sensor:
 
Serial.print("Sensor: ");
 
Serial.print(sensorValue);
 
//mostrar valor transformado em amperes:
 
Serial.print("Valor em Amperes: ");
 
Serial.println(outputValue);
 
delay(100); // Tempo entre leituras
 }

Alguém poderia me ajudar?

Grande Abraço

Exibições: 957

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Teodoro, não entendi como o Termostato acionaria o Relé, você pode me explicar melhor como seria?

Abs

use o código de button, com pull up, já que o resistor está em 5v.
Obs.:Resistor 10k

Oi EC, bom dia.

Qual é o tipo do seu termostato?

Rui

Se não precisa saber o valor da corrente,pode medir tensão sobre o circuito, não ? Seria muito mais simples. 

O circuito é CA ou CC ?  Qual são os  valores da corrente e tensão que passam  nessa resistência ?

Qual o valor da resistência ?

Um 4N25 resolveria tudo. E deixaria o sinal em +5V na porta do microcontrolador. Serviria também para isolar ambas as partes do circuito...caso não tenha os contatos do relé disponíveis.

Existe um projeto antigo acho que da saber eletrônica que usava uma bobina com um reedswitch (chavinha magnetica dentro)!! 

Resultado de imagem para current sensing reed switch

Achei um blog que fez o mesmo circuito!!!

http://blog.novaeletronica.com.br/circuito-sensor-de-corrente-de-ba...

deixa eu ver se eu entendi vc so  que saber  se  o termostato vai esta on ou off

modifiquei umcodigo que eu tinha aqui ve se ele atendi sua nessecidade 

#define Rele1 13 // Define pino de saida para rele
const int sensorPin1 = A0;// pino  do sensor

float sensorValue_aux = 0;
float sensorValue = 0;
float currentValue = 0;
float voltsporUnidade = 0.0048828125;

int st_rl1;
 
String st_Rele;
 

void setup(){
Serial.begin(9600);

pinMode(Rele1,OUTPUT);

}

void loop(){
char c = Serial.read();

for(int i=500; i>0; i--)
{
sensorValue_aux = (analogRead(sensorPin1) -511); // le o sensor na pino analogico A0 e ajusta o valor lido ja que a saída do sensor é vcc/2 para corrente =0
sensorValue += pow(sensorValue_aux,2); // soam os quadardos das leituras no laco
}

sensorValue = (sqrt(sensorValue/ 500)) * voltsporUnidade; // finaliza o calculo da méida quadratica e ajusta o valor lido para volts
currentValue = (sensorValue/66)*1000; // calcula a corrente considerando a sensibilidade do sernsor (66 mV por amper)


if (currentValue < 0.10){
st_Rele = "OFF ";
}
else{
st_Rele = "ON ";
}
if (c == '1'){
Serial.print (" Status do rele = ");
Serial.print (st_rl1);
Serial.print ("   / Corrente = ");
Serial.print (currentValue);
Serial.print ("   / Status atual da Rele = ");
Serial.println (st_Rele);
}

Serial.print ("/ Status atual da Rele, ");
Serial.println (st_Rele);

delay(1000);


}

se funciona  comente... testei aqui rodo legal

Cara Você me salvou ali na parte da String do valor da corrente eu estava quebrando a cabeça em como iria implementar para saber o status da lâmpada quando acionada através do interruptor.

Olá.

  Vc precisa medir a corrente, saber se passa alguma corrente ou somente saber se está ligado ?

  Se for apenas saber se está ligado vc pode fazer por tensão, é mais fácil. Por corrente exige shunts, integrados ou transformadores. Por tensão vc pode usar um optoacoplador.

  ex:

Ref:

https://www.renesas.com/br/en/products/optoelectronics/technology/a...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço