Bom dia pessoal tudo bem com vocês ?

Estou pensando em um projeto aqui, para aplicar com arduino porém preciso de ajuda, preciso de algum sensor que seja wireless, e que capte quando a tecla for pressionada, porém não pode "enrijecer a tecla.

Por exemplo:

-> Colocar um sensor embaixo da tecla enter, para quando o usuário pressionar o enter seja enviado o sinal para arduino, de preferencia sem fio, e também não pode deixar essa tecla mais pesada ou mais dura..

Alguém tem alguma ideia de sensor que eu possa utilizar  ?

Muito Obrigado!

Att VB 

Exibições: 383

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia,

Não conheço nada para fazer isso, mas se você tratar de melhorar sua narrativa, detalhar melhor seu projeto e o que precisa, pode ser mais fácil de opinar e sugerir algo, as vezes estamos querendo matar uma formiga com um canhão.

Lembre-se sempre de seguir estas regras. http://labdegaragem.com/forum/topics/sugest-o-de-como-postar

Abs.

CK

Então como ainda é um projeto que não saiu do papel não posso detalha-lo, mas enfim vou tentar me explicar melhor, imagine que eu tenha um piano, e quero saber quais são as teclas pressionadas e qual a ordem em que elas foram pressionadas, pra que depois eu possa jogar esses dados em uma interface e obter as "notas" tocadas.

Lembrando que a finalidade desse projeto é didática, usada voltada a instrumentos musicais.

Att VB 

Dificil... Nenhum teclado mais é a contato a muitos anos, eles são capacitivos. Inserir um sensor no espaço é bem complicado. Se fossem a contato diria simplesmente para vc ligar seu circuito em paralelo com o contato da tecla.

Dificil tb trabalhar assim no modo "segredo". Nos faz perder tempo com soluções que não te servem. 

Usaria um teclado padrão antigo (conector mini din) onde é super simples "ouvir" as teclas. Basicamente são dois pinos, um clock e um data. Vc escuta a sequencia que corresponde a tecla e pronto.

Se for para um piano tem 3 caminhos:

- Acustico, medindo a frequencia gerada, como faz o app Simple Piano. Recomendo, uso para ensinar teclado para minha filha. Mas funciona bem só se for 1 tecla de cada vez.

- Usando um teclado Midi. Um teclado midi hj é muito mais barato que um piano. Ele tem uma interface serial relativamente comum, com um protocolo simples. A unica dificuldade é que inventaram de usar um baudrate atípico (32kbps) que inviabiliza o uso de certos microcontroladores a menos que vc modifique o cristal. Mas é tranquilo para o arduino pq tem bibliotecas prontas...

- Enfiar um sensor na tecla. É o pior deles. Vc teria que fazer micro gambiarras para fixação de imas e sensores magnéticos ou coisa assim. Para imã um bom e pequeno, pode ser desmontado daqueles cubos de birncar com imã que sairam de moda e para sentir o campo ou um reedswitch ou um sensor de efeito hall. 

Refs:

https://www.google.com.br/search?q=midi+arduino&tbm=isch&tb...

https://lista.mercadolivre.com.br/instrumentos-musicais/controlador...

http://www.midiacom.uff.br/~debora/fsmm/trab-2007-1/midi.pdf

https://www.paulotrentin.com.br/eletronica/conectando-um-teclado-ps...

Para o espaço de movimento de uma tecla um sensor magnético não iria sentir o campo o tempo inteiro? Ele vai acabar danificando o teclado
Há formas de controlar o arduíno via teclado, a mais fácil é pelo monitor serial, mas tem que manter o cabo USB, a não ser que utilize módulos de rádio frequência e mesmo assim teria que deixar a ide sempre aberta, pode tb tentar usar um módulo internet, mas pode sair bem complicado para um projeto simples!

Caro VM,

O monitor serial é apenas um console que acessa os dados da porta serial.

Outros aplicativos também tem acesso a porta serial tais como o putty. Eles possuem interface gráfica porque a proposta destes aplicativos é a de prover interação visual com os dados da porta serial.

O que deseja fazer com os dados coletados? O putty por exemplo permite redirecionar os dados em um arquivo texto.

Caso desejar, pode usar o Bluetooth HC-05 ou HC-06 que irá transferir dados seriais wireless.

Se desejar usar WiFi, sugiro substituir o arduino pelo ESP8266 pois o WiFi já vem embutido e possui muitas instruções e bibliotecas para funcionar em rede "nativamente".

Mas para especificar isso tudo, você está pondo a carroça na frente dos cavalos. Precisa definir primeiro  que deseja do circuito por exemplo:

  - Latência do sinal

  - Distancia da comunicação

  - Velocidade

  - Consumo

  - etc

Só depois de definir tudo é que deverá ver qual a tecnologia adequada ao seu projeto.

Boa sorte,

  'Eiju

Bom dia , 

Os teclados de instrumentos musicais são assim - tem um contato elétrico. 

Alguns são mais sofisticados e tem mais de um contato por tecla ( pressure). 

Como é muito difícil fazer um teclado, sugiro que desmonte um teclado e use o conjunto de teclas. 

Conhece esse teclado ? Esse usa outro tipo de tecnologia !  E é wireless !

https://roli.com/products/seaboard/rise-49

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço