Olá! Me chamo Márlison Sá sou de Santarém/PA. Conheci sua loja virtual e achei bastante interessante (inclusive já me cadastrei). Estou indo a SP nesse dia 17/09/2012 e gostaria de adquirir alguns produtos na sua loja. De imediato seriam: 4 LDR com proteção pra chuva, resistências de 1ohm, servo motor, cabos, arduino uno, uma protoboard... Entretanto estou com dificuldades na execução do projeto. Sou iniciante, será que alguém aí no laboratório pode me dar uma força (com seu devido preço, é claro) na montagem do circuito e a elaboração do código!? Possuo o esquema do circuito. Quero construir o conhecido seguidor solar de dois eixos, a partir do arduino. Já possuo a estrutura montada num pan tilt, com os servos. Então precisaria de ajuda na construção prática do circuito na protoboard e arduino, para poder trabalhar com o código c. Quero usar 4 ldr, 2 destes para o controle em X da placa solar e 2 para o controle em Y. O código deve comparar os valores de cada par dos sensores e depois orientar os servos para mover a placa verticalmente e horizontalmente. Tirando os detalhes, a ideia é basicamente essa. Esse dispositivo é base para um outro trabalho na área de energia solar que estou atuando e preciso muito. Desde já agradeço a sua atenção. Márlison.

Exibições: 8121

Responder esta

Respostas a este tópico

É verdade também que o horário do nascer e do poente do sol é perfeitamente previsível a cada dia, assim como o ângulo de incidência dos raios solares durante o ano inteiro para cada localidade do planeta.

Assim, poderiam, pelo menos teóricamente, quaisquer sensores serem substituidos por uma simples(?) fórmula matemática que com o auxílio de um RTC(Real Time Clock) colocaria automáticamente o painel no ângulo de melhor incidência para cada hora/minuto do dia.

Acredito que este sistema teria precisão muito próxima a 100%, e ainda ficaria imune a sombras de nuvens e outros eventos "aéreos" que pudessem mascarar os resultados.

Acho que alguém com conhecimento de astronomia e/ou clima/previsão do tempo poderia confirmar minha visão do assunto.

É verdade seu ponto de vista! Um sistema que funcionasse como um relógio e mantivesse a placa posicionada todo tempo em direção ao sol seria muito interessante!

Entretanto, aqui na Amazônia encaramos períodos de intensas nuvens (pelo menos 6 meses) e a maior intensidade luminosa nem sempre está na direção do Sol (que as vezes está obstruido por nuvens), mas está em uma reflexão... nesse sentido, mesmo que a placa estivesse direcionada ao sol, não estaria aproveitando o máximo de radiação disponível. Acredito que seria bem interessante comparar os dois sistemas!

Olá Amigos

Não querendo ser intrometido, porém me intromentendo mais uma vez, sistemas de ratreamento solar profissionais e alguns comerciais como o da Moteck

Modelo STC1, utilizam o GPS para fornecer os dados para o calculo exato da posição do sol com base nas coordenadas geograficas do local e horário.

Um sistema assim  justifica a utilização de um ATMEGA, pois há necessidades de calculos trigonométricos. Além dos conhecimentos de astronomia já citados pelo colega Lauro Ernani


Este fabricante promete uma melhora do rendimento entre 35% e 45 % se comparado a um sistema com o painel fixo porém não cita as condições do teste.

Abços

Joe

Muito interessante e oportuno o teu comentário sobre a reflexão da luz. Sem dúvida é algo a considerar, já que com algo mais "rigido" como seria o uso simplesmente de lógica pura, os resultados não necessáriamente seriam os melhores. É algo que valeria um -comparativo-.

Gostei. Esse é o tipo de "combustível" que move os garagistas do LAB...

Está correta tua visão, até onde sei sobre o assunto. Tenho um projeto de seguidor solar aqui em andamento.

Porém, vou dispensar o clock e utilizar um algoritmo que rastreia a luminosidade e posiciona os painéias apenas uma vez ao dia: ao amanhecer. Depois, utiliza geometria analítica e algebra para direcionar o coletor solar em relaćão ao plano XY e procura a maxima iluminacao apenas em relaćão ao azimute, com poucos movimentos.

Isso, óbviamente, desprezando fatores aéreos, pois num dia de tempo nublado a máxima iluminaćão estará quase sempre na direćão do sol, mesmo oculto sob as nuvens.

ola tudo bem , estou fazendo uma seguidora solar como projeto de tcc na faculdade ate o momento cheguei nessa parte do codigo fonte para movimentar dois servos motores , horizontalmente e verticalmente porem o codigo possue alguns erros que nao consigo encontrar , a dificuldade esta em ligar dois servos ao mesmo tempo , se ligar um de cada vez ele funciona no arduino normalmente , esquerda para direita e cima e baixo porem se ligar os dois servos  trava o arduino !!!

#include <Servo.h>

Servo myservovertical;
int situacao = 0;
int inputcima = A2;
int inputbaixo = A3;
int cima = 0;
int baixo = 0;
/////////////////////////////////////////////
Servo myservohorizontal;
int posicao = 0;
int inputesquerda = A0;
int inputdireita = A1;
int esquerda = 0;
int direita = 0;

void setup()
{
myservovertical.attach(6);
myservohorizontal.attach(7);
}

void loop()
{
cima = analogRead(inputcima);
baixo = analogRead(inputbaixo);
if (cima > (baixo +70))
{
if (situacao < 100)
situacao++;
myservovertical.write(situacao);
}
if (baixo > (cima +70))
{
if (situacao > 1)
situacao -= 1;
myservovertical.write(situacao);
}
delay (20);
//////////////////////////////////
esquerda = analogRead(inputesquerda);
direita = analogRead(inputdireita);
if (direita> (esquerda +70))
{
if (posicao < 100)
posicao++;
myservohorizontal.write(posicao);
}
if (esquerda > (direita +70))
{
if (posicao > 1)
posicao -= 1;
myservohorizontal.write(posicao);
}
delay (20);
}

jerveson marim Seu código está bem diferente do que eu desenvolvi no tcc. Para contato meu email: teuservoouve@hotmail.com

Ocorreu-me a seguinte dúvida: O seguidor solar tem qual finalidade? Gerar eletricidade com painéis fotovoltaicos ou aquecimento de água ?

Se for para aquecimento de água acredito que os coletores sempre devem estar direcionados ao sol, com ou sem nuvens, pois a radiação sempre virá nesse sentido. Caso o objetivo seja a geração de energia elétrica então sim o direcionamento poderia ser sempre orientado a região mais clara do céu, teóricamente.

Mas acho que com a intensa movimentação das nuvens nesse caso o sistema poderia ficar quase sempre em movimento, a procura da maior fonte de luz, o que poderia ser um inconveniente, além de gastar energia.

A finalidade é orientar o painel 100% do tempo na direćão da máxima luminosidade, independente das condićões do clima. Para geraćão de energia fotovoltaica, acredito na sua viabilidade.Para aquecimento de água, não acredito que seria vantajoso.

Quanto a movimentaćão das nuvens: Não necessariamente precisa procurar a fonte de luz o tempo todo. Com o algoritmo certo, ele pode ignorar a movimentaćão das nuvens a maior parte do tempo e ainda assim continuar perpendicular aos raios solares.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço