Caros Garagistas, sou mais um novato com o arduino.  Estou com o seguinte problema.  Fiz um data logger de temperatura e  umidade.  Uso um Sd card, arduino uno, lcd 16x2 controlado por um 74hc595.

Fiz inicialmente o datalogger sem o LCD e funcionou tudo bem, usando a biblioteca padrão do arduino (sd,h). Quando coloquei o  lcd, o programa parou de gravar as leituras dos sensores.

Fiz um teste com outra biblioteca a TinyFAT, funcionou, porem essa biblioteca so grava  literais pela funcao file.writeLn().

Procurei por outras bibliotecas, porem as que eu achei parecem requerer muito mais conhecimento em programação C do que eu tenho.

Alguém pode me ajudar, alguém já teve esse problema?

Exibições: 861

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, conseguil resolver seu problema?

Estou com algo parecido, mas é para funcionar um ethercard enc28j60 e um sd card em um atmega1284p.

abraços.

Caro Sergio. Resolvi trocando a biblioteca. Estou usando a  <Fat16.h> e a <Fat16util.h>, pelo que sei vc deve carregar as duas. Os exemplos que vem nela sao bons. Ate agora tem funcionado bem. Espero que te ajude em alguma coisa.

Cezar, muito obrigado, funcionou bem.

Só estou com um problema, depois de um tempo perde a conexão com a rede e só resetando a placa para voltar.

Teve algo assim?

Abraços.

legal Sergio, apanhei muito pra fazer funcionas o sd card.

Eu nao to usando a placa de internet, entao nao sei os problemas que ela tem e como resolver. Ligar o arduino na rede é o proximo passo. Por agora to tendo um problema com o rtc que trava aleatoriamente. Parace que o problema esta na temperatura, nesse epoca do ano aqui a variação é grande entre  o dia e a noite.

Mas qq duvida manda ai que se eu souber te falo.

Legal, será que é mesmo temperatura?

Estou com um também e as vezes a caixa esquenta bastante, mas não tive problemas com ele.

Se puder ajudar também, estou a disposição.

Abraços.

Bom Sergio,  depois de rever as ligações, trocar o modulo RTC,  coloquei um estabilizador de voltagem, acendi vela, etc, etc, Vi um documento falando que a temperatura pode ter influencia. Parece que tem alguma coisa relacionada a qualidade do cristal do RTC. O que achei muita documentação foi a respeito do RTC nao ser preciso (adianta ou atraza), mas qto o BIXO travar nada.  Por enquanto a solução é eu ir toda manha ver se ele ta rodando.

Aproveitando, (se a pergunta for burra  me avisa) como eu faço o arduino falar wireless? Precisa da ethernetshield mais o que? Se eu espetar um roteador wireless no RJ45 funciona?

abraço.

LCD controlado por 595? Fiquei curioso. Dá prá mandar um link com mais informações, ou escrever um pouco sobre?

Mauro, é só dar um google...ai vai um link...

http://ams-design.com/arduino/2012/01/a-new-domain-a-new-build/

Abraços

Bom mauro usar o 74hc595  com o lcd é para economizar portas do arduino, vc só usa 3 portas. Segue um dos trocentos  documentos sobre o assunto.

http://playground.arduino.cc/Main/LiquidCrystal

Aqui no laboratório de garagem tem tópicos sobre o mesmo assunto.

Ok, entendido, tks.

No meu blog tem um monte de projetos com 595 e nunca tinha ouvido falar desse.

"Mundo, vasto mundo..."

Mauro, qual é o endereço do seu blog?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço