Ola pessoal tenho em mente um projeto e preciso de ajuda para saber como fazer, o que pretendo é:  Fazer um Scanner de pontos , onde eu capturo coordenadas especificas de pontos de um objeto ou topologia de um objeto relativamente grande, minha ideia seria usar arduino, giroscópio, medição por laser, desta forma com giroscópio capturaria as coordenadas e com a medida teria como localizar o ponto no espaço, mas como capturar os dados da trena para dentro do arduino de forma que eu tenha as coordenadas e a medida? o funcionamento teria que ser da seguinte maneira: apontava o lazer para um ponto e ao apertar o botão gravo as coordenadas x, y e z+ a medida deste ponto e assim sucessivamente para cada ponto a ser aferido. Podem me ajudar??

Exibições: 476

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito boa sua ajuda e agradeço pela resposta, mas preciso mapear um objeto grande, ou melhor costumo fazer isso seguido, conheço as tecnologias prontas mas são cara para o momento, se eu conseguir mapear pontos especificos ja me ajudaria pois modelaria a partir dai em 3d e daria prosseguimento, o principal objeto são embarcações visto que trabalho com projetos da linha nautica.

Bom dia, 

É muito importante que informe todos os detalhes do seu projeto, para que a gente possa ajudá-lo.

Eu nunca imaginei que o objeto pudesse ser uma embarcação ! Qual o tamanho da embarcação?

Você pretende copiar projetos de embarcações?

sou projetista naval, e seguidamente surge pessoas querem documentar o barco porque falta projeto ou porque modificaram a tal ponto saiu fora dos projetos e com isso querem refazer a documentação, ou projeto 3d etc, existe varios estaleiros que compraram as formas e não tem os projetos e então me contratam para fazer o projeto, documentação, modelo 3d etc...geralmente os barcos que costumo trabalhar vão até 50 pés raramente aparece maiores, então nestas proporções eu costumo trabalhar em um espaço de 15x5x5mts a 20x7x7metros, minha ideia é ter um aparelho acoplado a um tripé, este devidamente referenciado e então eu mapearia os pontos com coordenadas e distancia(x,y,z+dist) mas para ser eficiente seria interessante a informação de cada ponto contendo as coordenadas e a distancia (x,y,z+dist) fosse gravada dentro do arduino, (ou outro qualquer) porque depois insiro no Cad e consigo ver a nuvem de pontos e usar como referencia para a modelagem 3d. semelhante ao que fazem os topógrafos com a estação total.

Advocir, 

Projeto bem interessante, mas poderá sair caro.

Acho que poderá aproveitar o Pi3Dscan e adaptá-lo para as suas necessidades. 

Você teria que montar uma estrutura gigante para posicionar as cameras. 

Talvez não seja necessário centenas de cameras como no Pi3Dscan, se conseguir imobilizar a embarcação. 

Faria uma sequência de fotos de cada ângulo, com uma barra com um conjunto de cameras, por exemplo. 

Não creio que o Arduino dará conta do recado.

Uma outra hipótese, que talvez seja mais complexa - uma camera controlada por um Robô.

Sim muito boa, esta tecnologia eu ja uso, mas contrato de um terceiro e o preço é salgado, por isso a ideia de usar um modulo giroscópio,(https://www.robocore.net/loja/sensores/acelerometro-e-giroscopio-mp...) acoplado em um arduino ou semelhante eu tenho posicionamento de 3 eixos, e o que me faltaria seria a medida, que seria interessante que fosse laser.

Eu não usei ainda um módulo desses.Mas já li alguns tutoriais relacionados.

Não acho que terá a precisão necessária para o seu projeto, usando um módulo acelerômetro/giroscópio para obter as coordenadas. Veja no tutorial do link que enviou, a variação de leituras !

Veja que a empresa FARO usa um braço móvel. Cada eixo do braço deve ter um encoder absoluto de altíssima precisão. 

Qual tecnologia que você usa atualmente ? 

hoje scanner laser da faro quando o cliente se dispoe a pagar o adicional do serviço, o acelerometro eu junto com a trena laser eu colocaria no tripé e manipularia a direção e mira para o disparo e mira do laser no ponto, uma vez direcionado pegaria as coordenadas x, y, z e a medida da trena e teria assim como localizar o ponto no espaço 3d

Como manipula uma estação total ou um teodolito sabe? 

Boa noite Advocir, 

Você viu a instabilidade das medições X,Y e Z no tutorial do seu link.

Isso que eu quero destacar. Acho que não dá para usar esses sensores no seu projeto. 

Ou você tem alguma confirmação sobre isso?

Você já pesquisou  qual trena a laser vai usar? 

Uma trena a laser que envia as medições para o PC custa mais de R$ 1.000,00.

https://www.bosch-professional.com/static/specials/glm100c/_res/med...

"Como manipula uma estação total ou um teodolito sabe? "

Não conheço esses equipamentos. Fiquei curioso. Poderia enviar os links desses equipamentos?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço