Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 28931

Responder esta

Respostas a este tópico

Sidney, tuto em paz?

Meu roteador é demoníaco, vou isso depois..srsr

Primeiro eu só preciso acessar pela rede local mesmo.

Eu achei que ia ser igual o XAMP, ou seja, apenas acessando o na barra de endereço de qualquer navegador o IP do computador que esta o instalado o Tomcat, mas não funcionou.

O que eu preciso fazer?

Muito obrigado! 

Hugo,

Funciona sim.

Desde que vc digite o número da máquina e o diretório com a porta que vai funcionar.

Olha o modelo de como acesso o meu de fora. 

farmsid.no-ip.org:8053/ScadaBR/login.htm

localhost:8053/ScadaBR/login.htm

Tem que funcionar. ah, esse número é a porta que ele está instalado. vc quem escolhe. pode ter colocado outro numero. Eu coloquei esse pois o meu provedor não bloqueia ele.

Consegui! Sidney, to meio cabaço ainda...srsr

É só bater 192.168.1.104:8080/ScadaBR que já cai na pagina de login
Muito obrigado!!

Abraço!

Isso mesmo Hugo, agora é só curtir.

Olá , parabéns pelo Tópico, li tudo. 
Estou com dificuldades, de ler uma porta analógica no scadabr, alguem poderia me ajudar?
Coloquei um potenciometro na entrada analogica A0, como só tenho 2 parâmetros, defini o MB_CTRL como 0 no OFFSET do scadabr , essa ligaçao aciona o led13. e da entrada analógica MB_ANALOG como OFFSET 1. 
defini o analogico como holding, (inteiro) porém ele não lê nada. O pino do Led funciona corretamente.
Poderia alguem dar um exemplo disso no sketch por favor? 
obs: as vezes mesmo com o led funcionando normalmente , aparece que " o valor do ponto pode não ser confiável". o que isso significa?

obrigado. 

Gustavo,

parece que vc fez tudo certo. To achando que seu potenciômetro ta ligado errado. Confere isso.

Esse erro ocorre quando a comunicação não está sendo eficiente entre o mestre e o escravo.

Eu observei que o gráfico ele só atualiza quando o valor da variável muda, se o valor da porta ficar fixo, o gráfico não mostra nada.

Tem como alterar essa configuração? eu não encontrei

Tem sim, na parte de configurações do grafico tem como mudar isso. Fuça ai que consegue.

Obrigado pela resposta sidney, o erro estava na programação 

unsigned long tanalogprev = 0;   /* tempo anterior da leitura dos pinos analogicos*/

if ((millis() - tanalogprev) > 1000)  {      /* atualiza as entradas analogica a cada 1 segundo */

regs[MB_A0] = analogRead(0);     /* ler entrada analógica 0 */

faltou esses dados para a leitura da porta analógica.  

Tenho uma outra duvida, tenho uma biblioteca que faz uma soma. por exemplo: 

soma = A0 + A1 ; ( a soma recebe os valores das portas analogicas a0 e a1 e faz a soma delas, isso dentro de uma biblioteca a parte. ) 

No sketch principal, como faço pra colocar o valor da soma, para a leitura no scadabr? 

Gustavo,

perfeito. Um deslize no código dá isso. Para colocar no scadabr o valor da soma faça como fez acima. coloque no registrador a variável somada.

Vai ficar legal. Quero ver um video, ok?

Pessoal, a comunicação com o arduino é simples utilizando o SCADABR, se vocês optarem por utilizar um RS232 que é o mais comum, é só acessar o tutorial no link:

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicurs...

Lá tem os passos de como fazer.

Para conexões multi-pontos é necessário a utilização de uma rede 485.

Um abraço

Renne Takao

RSS

Publicidade

Convide um amigo para o Lab!

Loja Lab de Garagem

Novo!

Garagino Rev1

Por: R$ 29,00

Ou em até 6x de

R$ 5,18 

Servo - Motor Grande - 360º