Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97574

Responder esta

Respostas a este tópico

Adriano não encontrei como retirar o bug do ScadaBR na leitura da porta COM.

vou dar uma olha e te mando o link

 

como relri falou o aduino deve estar comunicando pela porta com

kleber achei a reposta do bug, eu fiz exatamente o que foi feito aqui pra debugar o serial do modbus lá no campo PORT:

Estou tentando criar um datasource para um PLC Telemecanique Twido TWDLCAA10DRF, com comunicacao Modbus/Serial. Com o software do PLC tudo certo, estou conectando nele e fazendo os ajustes; porém no scadabr quando tento criar um datasource com Modbus/Serial no item "port" aparece a seguinte mensagem em vermelho "Comm configuration error. Check that rxtx DLL or libraries have been correctly installed".

Como posso resolver isso?

Obrigado.

<:section id=comments class="comment-wrapper"><:article class="comment odd" about="/?q=comment/32#comment-32" typeof="sioc:Post sioct:Comment">

Baixe este arquivo http://www.jcontrol.org/download/files/rxtx-2.1-7-bins-r2.zip

Depois de descompactar:
1) Copie cole o arquivo RXTXcomm.jar na pasta jdk1.6-home\jre\lib\ext

2) Feito isso se o SO for windows copie e cole rxtxSerial.dll na pasta jdk1.6-home\jre\bin
Se for Linux copie e cole librxtxSerial.so na pasta jdk1.6-home/jre/lib/i386

Onde jdk1.6-home é local onde esta instalado o JRE (geralmente C:\arquivos de programas\java)

Reinicie o tomcat e pronto.

Att.
Fernando

pronto fiz tudo processo esta feito, muito obrigado pela ajuda Adriano, 

os meus conversores devem chegar hoje pra mim começar a brincadeira.

Kleber, qualquer coisa posta aqui para acompanharmos seu trabalho e assim evoluir juntos no scadbr

Boa tarde pessoal, enfim meu conversor usb/485 chegou e o conversor ttl/485 eu montei, eu estou usando um tutorial do Marcos Daniel que não contem biblioteca porem ainda não funcionou esta dando o segundo erro (anexo). alguém pode me dar uma ajuda?

Anexos

Kleber,

Vi a tela do seu erro, o timeout significa que está ocorrendo algum problema que impede o scadabr de receber uma resposta válida.

Bem podem haver n fatores que impedem a comunicação, como erros de configuração no scadabr, no cabeamento da rede, na configuração do arduino, nos conversores, etc.. a lista de suspeitos é grande e como você escreveu que os seus conversores nunca foram testados, vou sugerir que você teste o seu sistema sem o RS485, mas usando a comunicação pelo cabo usb.

Desta forma voce consegue validar o sketch do arduino e as configurações no SCADABR.

Atente para selecionar a porta de comunicação correta e usar os mesmos dados de velocidade, paridade e número de bits no scadabr e no sketch do arduino. Desligue os fios dos pinos RX e TX do conversor para o arduino quando for fazer o teste com o USB ou um upload.

Somente após conseguir a comunicação via USB você deve partir para o RS485, pois ai se ocorrer algum problema, é só focar a busca em cima do RS485, pois o resto já vai estar comissionado.

Abraço de boa sorte.

 

oi Pessoal, quem tiver ainda dificuldades com o protocolo modbus,

lembrando que já tem algumas implementações rolando nessa mesma thread,

e mais a "oficial" que é só procurar "arduino modbus rtu  jpmzometa" no google

pessoalmente tive alguns problemas com alguns arduino's mais simples e acabamos implementando um modbus-ascii também, está bem simples mas pra quem quiser usar, quem se habilita....

se o código assustar, fique sempre dentro do setup() e loop()

:-)

modo de usar:

1) editar o Slave Address logo no começo, por exemplo para slave 02, faça:

char addressHi = 0x30 + 0; //"0"
char addressLo = 0x30 + 2; //"2"

atenção esse é o número do registrador escrito em ASCII, por isso estamos somando o 0x30

2) edite a partir de:

   enum {  // SBR-DAQ Registers

   para construir sua própria tabela de registradores, basta listar um por um

   e terminar com a quantidade no item MB_REGS no final da tabela

3) faça seu setup normalmente e termine com a baud rate desejada (1200.. 9600.. 115200 etc),

   Serial.begin(9600);

  

4) no loop, chame o código

  delay(50);
  doModbusASCII();

e continue o desenvolvimento do seu aplicativo.

as lógicas de leitura/escrita nos registradores, nesse exemplo, são de um caso particular nosso,

então adaptem conforme necessidade.

5) por último, no ScadaBR, use o DATASOURCE MODBUS SERIAL, e mude a codificação do datasource de RTU para ASCII

quem tiver sugestões e melhorias, por favor envie,

valeu!

Anexos

po vitor, to louco pra cai matando no modbus, mas ainda to emperrado no rs485, assim que resolver essa budega de rede vou trabalhar direto no modbus até programar de olho fechado

Que ótimo Victor,

Assim que tiver um tempo vou testar, mas será que o problema com o RTU não estaria relacionado com alguma interrupção ou rotina que está tomando muito tempo? Afinal, o frame RTU é totalmente dependente da correta temporização para ter uma transmissão e qualquer atraso durante a resposta torna a mensagem inválida. Já o frame do Modbus ASCII não, pois usa caracteres especiais para indicação de início e fim do frame.

Acho muito bom ter a opção do MODBUS ASCII a mão, porém não podemos esquecer que o padrão RTU é quem domina, e que 99% dos dispositivos comerciais ou industriais que se comunicam por MODBUS serial usam o padrão RTU devido as suas vantagens no que se refere à redução do tamanho das mensagens.

Abraço.

Olá senhores,

até o momento estava numa luta feroz pra conseguir fazer meu RS485,ser encontrado na rede do scadabr, depois de varias tentativas nao andei pra frente e tive varias baixas,  to com um mateiral de trabalho muito improvisado, e também me parece que por algum descuido posso ter colocado o adunio em curto,não sei, mas percebi que um daqueles mosfetes eu acho que é esse o nome de uma pecinha de tres perninhas que fica na area da fonte ta pipocando de quente, logo deve ter queimado, a fiação do protoboard tb nao é nada confiavel,pelo jeito agora vou ver se consigo trocar esse mosfete, pra consertar o arduino e vou comprar um kit de plugs para protoboard,e preciso descobrir uma maneira de proteger o arduino de acidentes de curto,

aceito sugestoes,o nome da peça é :RG032 e esta ao lado da entrada de fonte, no arduino 2009,com uma inscrito logo acima com o nome:IC4

hora 3:15 da manha, agora só me resta ir dormi.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço