Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97564

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia marcos. Esse teu conversor esta igual aquele que vc postou(fiquei com duvida)?? vc poderia colocar a relação(componentes) para fazer o conversor??

Valeu marcos mais uma vez.

Olá Thiago,

Esse é o mesmo conversor cujo diagrama elétrico foi mostrado a alguns dias.

Componentes:

01 Circuito integrado MAX485 ou SN75176;

01 Resistor de 120R x 1/8W;

02 Resistor de 560R x 1/8W;

01 Capacitor cerâmico de 100nF x 50V;

01 Borne de parafuso de 3 vias; (na foto usei um de 2 vias)

01 microswich de duas vias;

1 barra de conector de 5 vias; (igual ao usado nos pinos de I/O do arduino)

01 pedaço de placa de circuito impresso com ilhas furos, conhecida como placa universal.

Eu acrescentei o capacitor ligado entre o +5V e o GND para filtrar qualquer ruído,

 

 

 

Obrigado Marcos era a minha duvida sobre esse capacitor que vc colocou no circuito. vou montar o meu aqui tb e posto uma foto. aqui em natal/RN não encontrei o CI MAX485 e nem o SN75176, comprei pela internet e so vai chegar aqui  de terça para quintá-feira.

Marcos,

que maravilha! Sua montagem ficou perfeita. Se eu soubesse teria feito também. Mas o fábio, colega nosso, faz um conversor perfeito, bem profissional. E o custo não é elevado. Para garagista que não tem conhecimento em algumas áreas é bem interessante.

Parabens.

Eu estou tendo algumas dificuldades com o RS-485. Vou esperar vc chegar neste ponto para discutirmos.

Sidney, quais são as suas dificuldades com o RS485? Sua rede não está funcionando?

Foto da montagem do protótipo do escravo modbus

Em breve vou postar um vídeo mostrando o funcionamento.

Ou, sério, adoro ver este tipo de imagem.

Acho muito bonito.

Ainda não coloquei tudo junto pois estou sem tempo. Vai ser no fim de semana. Agora vou aguardar seu video como final de novela.

Dá uma focada bem no ligar o RS-485 pois eu ligo os cabos e ao pedir ao scadabr para procurar nós ele não acha nenhum.

Sidney,

Para voce mandar o SCADABR procurar os nós voce deve antes desabilitar as propriedades do modbus serial (a bolinha tem que estar vermelha). Outra coisa, verifique a configuração da porta serial do conversor usb/rs485. Usar a mesma configuração gravada nos escravos. Ao mandar fazer uma pesquisa de nós modbus aguarde a mensagem de término antes de fazer uma leitura de dados modbus ou um teste de localizador de ponto. Se não seguir estas regras vai aparecer várias mensagens de erro.

A figura abaixo mostra a tela do scadabr onde foi encontrado 3 escravos e a leitura dos registros do escravo 3.

E é claro, voce deve ter certeza de sua rede está ok.

Abraço

boa noite pessoal. tenho uma duvida. as portas analogicas recebem valores de tensão (V) ou tb recebem corrente (A)?? se recebem qual é o valor que ela recebe.

valeu pessoal

Thiago,

As entradas analógicas somente convertem tensão contínua. Para medir corrente deve ser usado um conversor de corrente para tensão. Para aprender mais sobre o microcontrolador nada é melhor que o datasheet do mesmo:

http://www.atmel.com/Images/doc8025.pdf

Tambem é bom pesquisar no site oficial do arduino:

http://arduino.cc/en/Tutorial/AnalogInput 

http://arduino.cc/en/Tutorial/AnalogInputPins

blz marcos obrigado.

I aí pessoal, primeiramente excelente trabalho estão fazendo tô apredendo muito com vocês, muito obrigado por isso. E realmente como nosso amigo Adriano citou no início do forum em fevereiro, "o caminho das pedras" ou o pulo do gato só é decifrado assim mesmo quebrando a cabeça e claro, estão mostrando realmente que são ótimos profissionais com ética e humildade em dividir com os amigos os conhecimentos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço