Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97564

Responder esta

Respostas a este tópico

Parabéns pelo trabalho Marcos,

gostei , simples e direto , espero que isso facilite a vida de nossos colegas , a entender a troca de mensagens entre o ScadaBr , e outros dispositivos MODBUS.

Abração,

Enio.

Obrigado, Enio.

Nao me entendam mal eu elogiei todos vcs pela atenção e o companherismo pois em outros forum que eu passei não tinha uma atenção assim como aqui tem.

Eu sei como é Thiago, já vi outros fóruns sobre o mesmo assunto onde até os administradores tiravam onda dos membros.

O Lab de Garagem é na minha opinião o melhor fórum em língua portuguesa sobre arduino.

Abraço 

Pessoal como eu faço para usar o arduino e o scadabr para monitorar uma corrente de um motor??? Parte de hardware e scadabr.
Desde ja agradeço a atenção de todos

Thiago,

estou pensando em resolver um problema semelhante. Quero monitorar a energia produzida por um painel solar. Já vi que existem sensores de medição de corrente. você nunca viu? olha no site da spurkfan. Podemos usar algo assim.

Blz sidney vou olhar.

Gente vou preparar um material explicativo do Modbus o mais rapido possivel...com todos os detalhes que eu posso dar...qualquer coisa que difere pode ser complementado com as informacoes do marco

Marcos, eu tava vendo no seu mateiral que no registrador e alocado memoria de 16 bits o que da um valor de 2 elevado a 16 =65536 enderecos de memoria pra cada registrador, como isto e definido no programa que vc nos mandou?e como posso trabalhar com isto?

me parece que vc determinou variaveis do tipo inteira, nao e ?

Adriano,

No caso dos registradores do tipo Holding temos 9999 registradores de 16bits cada (40001 a 49999).

Cada registrador pode assumir um valor entre 0 e 65535 sem sinal ou valores entre -32768 a 32767 se considerarmos o bit mais significativo como indicador de sinal.  O protocolo MODBUS não especifica como será usado cada bit deste tipo de registro.

Simplesmente efetua a leitura ou a escrita no registrador cabendo ao programador saber o que está guardando em cada registrador.

No sketch do arduino, os registros foram declarados como variáveis do tipo int (inteiro) que no arduino significa um intervalo de -32768 a 32767. Veja a declaração da variável:

int regs[MB_REGS];

Caso seja necessário escrever valores de 0 a 65536 devemos declarar a variável regs como unsigned int.

No SCADA os data points referente as entradas analógicas devem  ser declarados como inteiros de dois bytes com ou sem sinal, no exemplo tanto faz, porque o range do conversor AD é de 0 a 1023.

Todo dispositivo escravo MODBUS deve ter uma tabela com os registradores usados
por este dispositivo, identificando o endereço, tipo de acesso (leitura e/ou escrita),
descrição faixa de valores de forma a facilitar vida de quem for fazer a implementação
do sistema de supervisão ou do mestre da rede.

Outra coisa, para facilitar a vida da galera e simplificar o entendimento do exemplo, os registradores referentes aos pinos digitais foram salvos em uma variável de 16 bits, sabemos que um pino digital só pode ter dois estados 0 ou 1, portanto temos um disperdício de 15 bits em cada registrador.Poderíamos usar apenas um registrador para ler o estado dos pinos 3 a 13 (11 bits no total). Economizando alguns bytes de memória RAM do microcontrolador, coisa que em muitos casos pode ser a salvação do projeto.

Para os registros de pinos digitais no SCADA devemos declarar em detalhes do data point, na caixa Tipo de dados modbus como binário e indicar qual o bit do registro, no caso do exemplo foi o bit 0 para todos. Na caixa configurável quando marcada, habilitamos a escrita de valores no registrador, lembre que sempre podemos ler o registrador.

oi Marcos,muito obrigado pelos esclaracimentos vc é um ponto chave do nosso forum...eu ainda to estudando por aqui.

Olha as fotos do meuconversor TTL / RS485 feito em casa.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço