Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.
Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?
se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.
adriano
Tags:
Permalink Responder até sergio rodolfo sgarbi em 15 setembro 2012 at 2:50
Adriano, bom dia
Acabei de corroer e montar, vou testar amanha, ja tomeio lesado e continuar assim nunca deu certo.
amanha posto os resultados.
abraço
Sérgio
Permalink Responder até sergio rodolfo sgarbi em 15 setembro 2012 at 2:51
ahhh...
Usei este esquema (nao achei o arquivo só tenho a foto)
Permalink Responder até Wiechert em 15 setembro 2012 at 3:04
Olá Sergio,
Pode confiar que esse esquema tem o funcionamento garantido.
Abraço.
Permalink Responder até Wiechert em 15 setembro 2012 at 3:06
Adriano,
Posta as fotos da sua placa pra vermos se podemos ajudar.
Permalink Responder até adriano de alcantara em 15 setembro 2012 at 4:32
Marcos, amanha vou retestar a placa vou tiraar fotos e até fazer video,assim acredito que vcs podem ajudar bastante
Permalink Responder até adriano de alcantara em 15 setembro 2012 at 16:47
http://www.youtube.com/watch?v=HEq0sZKWqL4&feature=youtu.be
Este link mostra eu fazendo uma medição a frio na placa RS485/TTl, no video pergunto se os bornes estão em curto por aparecer um valor no multimetro , mas pode ser pelo tamanho da placa que eu esteja vendo o circuito funcionando(que dizer a corrente circula a placa toda e chega no outro lado)
Permalink Responder até Wiechert em 15 setembro 2012 at 21:40
Olá Adriano,
Bom, todo circuito tem um "valor" de resistência e impedância entre o VCC e o GND, isto é esperado, se fosse encontrado um valor infinito seria a indicação de um circuito aberto. :D
No caso do seu vídeo, devido ao foco, não consegui ver a escala do multímetro, então o valor pode ser 630 ohms ou então de 630k ohms, qual é o valor que voce mediu?
Eu fiz a mesma medição em uma das minhas placas, o valor ficou na casa de 1400 ohms.
Voce poderia verificar:
1 - Se nao inverteu a posição do CI;
2 - Usando o multímetro, verificar a ligação entre os componentes e as trilhas;
3 - Com a placa energizada, verificar a tensão nos pinos do CI;
4 - Detalhar os resultados dos seus testes;
5 - Fotografar a placa.
Abraço.
Permalink Responder até adriano de alcantara em 15 setembro 2012 at 23:01
É Marcos,
Infelizmente tenho uma câmera digital muito ruim, mas também não sei é eu que não sei configurar a camera digital. eu vou continuar testando e ver o que posso aferir, no material que vc postou no tempo que vc estava analisando a rede RS485 tem algumas tensões que posso usar de referencia pra analisar o circuito da placa.
vou testa com a placa funcionando,filmar e carregar no youtube pra vc dar uma olhada, mas estou desconfiando de solda fria.
Permalink Responder até Wiechert em 15 setembro 2012 at 23:17
É, solda fria é uma das maiores possibilidades, por isso que eu recomendei a medida de continuidade no passo 2...
Permalink Responder até Euclides Franco de Rezende em 16 setembro 2012 at 12:39
Exatamente. Inclusive quando monto algum circuito antes de energiza-lo sempre testo com um multímetro se o contrário está ocorrendo: Resistência muito baixa entre o Vcc e o GND. Se estiver muito baixo (entre 10 Ohms e 0 Ohm) é forte indicação de que há um curto em algum lugar.
Ai tem que ver o que está acontecendo.
Permalink Responder até adriano de alcantara em 16 setembro 2012 at 13:04
eu e o sergio sgarbi(cncman),ficamos a noite toda de hoje testando a placa de tudo quanto é jeito, ele relatou exatamente o mesmo problema, o led de rx fica acesso o tempo todo,na placa pcb e tambem ficou acesso na protoboadr montado, então foram descartados solda fria, pode até ter um curto, mas exatamente o mesmo problema com duas pessoas que estão a 300 km de distancia (realmente??)Marcos se vc tiver alguma ideia do que possa está acontecendo, cheguei a pensar que os nossos Ci's por concidencia estejam queimados em algum pino. Mas agora siceramente não sei.
Deixo a bola aqui pra vcs e pricipalmente pra vc Marcos que entende das tensões das pinagens.
o que sei é que o RS485 é um tipo de comparador mas não consigo ainda entender o funcionamento do ci na rede, não estou falando da montagem da rede e sim dentro do CI como funciona lá dentro.
Permalink Responder até Wiechert em 16 setembro 2012 at 14:00
Olá Adriano,
Vou pedir novamente que você siga os passos que eu postei ontem:
1 - Se nao inverteu a posição do CI;
2 - Se não inverteu o LED no pino RX;
3 - qual é o valor que voce mediu entre o VCC e o GND;
3 - Usando o multímetro, verificar a ligação entre os componentes e as trilhas;
4 - Com a placa energizada, verificar a tensão em todos os pinos do CI em relação ao GND;
5 - Detalhar mais os resultados dos seus testes;
6 - Fotografar a placa, com close dos dois lados e da interligação com o arduino.
Faça isso para que eu tenha condições de poder te ajudar.
Abraço.
Bem-vindo a
Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)
Por: R$ 29,00
Ou em até 6x de
R$ 5,18
Por: R$ 150,00
Ou em até 18x de
R$ 10,00
Por: R$ 195,00
Ou em até 18x de
R$ 13,00
(ADS1102C) - 100MHz - 2 Canais
Por: R$ 1920,00
Ou em até 18x de