Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 27584

Responder esta

Respostas a este tópico

Perfeito Marcos

vou verificar isso agora.

Gente analisando o circuito e tirando as medidas, verifiquei que o led de RX acende de forma invertida em relação ao tx, em outras palavras, os leds em relação ao esquematico teriam que ficar igual ao tx que tá de acordo com os esquema mas o rx acende somente quando invete-se o led.

oo que acham disso?

Adriano,

De novo,

- Meça as tensões em cada um dos pinos do CI E POSTE-AS.

- Verifique se não soldou o LED RX invertido, isto é, anodo no lugar do catodo.

marcos,

como montei na protoboard e o resultado foi o mesmo então estou medindo na protoboard, o absurdo que vejo e um led acender contario ao esquematico por isso postei pois pensei que poderia ter uma resposta mais rapida,pelo absurdo que isso é pra mim.

mas ja to passando as medições.

Estou postando para mostrar uma solução basica que criei para personalizar as visualizações do ScadaBR.

Criei um browser de internet simples com o VB.NET e em cada aba eu travei um endereço que é determinado por arquivos .txt (P_ini.txt, P_conf.txt e P_rela.txt) que estão na pasta do aplicativo ( pra tornar fácil alterar os mesmos) .

Em uma das abas estou desenvolvendo um outro sistema que ira utilizar métodos disponibilizados pela API do ScadaBR.

E por falar nisso se alguem pudesse dar uma ajuda pra mim conseguir acessar o valor de um data point e salva-lo numa variável do VB.net (para poder criar um log e salva-lo) por que eu não estou conseguindo.

Esse site tem a unica documentação sobre o assunto que encontrei.

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicurs...

Anexos

Fabiano,

estou muito curioso com isso.

Imaginei criar telas por áreas. Mas a dúvida é: como disponibilizar vizualizações do scadabr? Existe uma aplicação que estou monitorando de uma estufa. Só acesso o site e vejo gráficos.

Você sabe como fazer isso?

Se existe uma forma de disponibilizar a representação gráfica pelo web browser.

Num sei se isso resolve o seu problema. Mais de qualquer forma vou postar uum passo a passo pra ajudar de alguma forma o grupo.

1. Você cria sua representação gráfica.
  2. Ainda no modo de edição em baixo do lugar que vc carrega a imagem de fundo tem Acesso anônimo. Com as opções Read (apenas le os data points) e Set(Permite leitura e escrita nos Datas)
  3. Feito isso salve 
  4. para acessar essa vista publica. Vc pega a url que no meu caso foi:  http://localhost:8080/ScadaBR/views.shtm?viewId=1   e muda a mesma para  http://localhost:8080/ScadaBR/public_view.htm?viewId=1  (adiciona public_ antes de views e retira o S de views e o S de shtm

Pelo que eu entendi ate agora, se vc precisar de algo diferente disso vc terá que desenvolver uma aplicação.

Espero ter ajudado

Aqui informações sobre a pergunta do fabiano que o pessoal do MCA nos informou:

Oi Dino,

Existem diversas formas de fazer isso, muitas involvem utilizar um "Setup Builder" como o InnoSetup para gerar o instalador a partir dos pacotes stand-alone do tomcat6 com o ScadaBR configurado.

Isso envolve um pouco de costura e conhecer bem como é o processo e todos os requisitos para rodar o ScadaBR.

Bibliotecas como o RXTX do java devem ser instaladas por este Setup Builder.

No Linux fica ainda mais fácil, basta criar a árvore de arquivos que será "distribuída" na instalação e gerar o rpm ou deb conforme sua distro.

Não vou postar o passo a passo aqui, por que pode demorar um pouco. Mas esse é o caminho das pedras.

==========

Sobre a interface, você pode utilizar um programa com um componente "Browser" e abrir diretamente a public_view localmente, ou utilizar a API para criar sua própria inteface via PHP, C#, Java, Pyton... etc.

Boa sorte, e se precisar de mais ajuda, posta ai =]

Adriano,

Não entendi o que postou. Ele fala sobre a visualização do scadabr?

Poderia traduzir o que ele disse?

novidades...

minha TTL funcionou, seguem fotos

Muito obrigado ao Sidney que ajudou desde o inicio, e no finalzinho lembrou que meu conversor mesmo diferente dos demais, tambem poderia ter os A e B trocados.

E ao Adriano que tambem me ajudou.

Muito obrigado de coraçao a todos.

Anexos

Gostaria tambem de agradecer ao Marcos  pela disponibilizaçao do circuito, e tambem por ter me dito que poderia confiar no esquema, que estava certo, realmente estava.

O problema era com o driver do conversor USB.

Obrigado Marcos

.

Olá Sergio. O que de fato estava ocorrendo e que estava impedindo sua placa de funcionar? Sua intenção é usar o Scada para supervisão via web ou tambem em sistema desktop (planta localizada)?

RSS

Publicidade

Convide um amigo para o Lab!

Loja Lab de Garagem

Novo!

Garagino Rev1

Por: R$ 29,00

Ou em até 6x de

R$ 5,18 

Novo!

Servo Motor Grande 180°

Por: R$ 54,00