Amigos,

criei este post para mostrar a todos uma nova aquisição.

Como sabem tenho um ScadaBR rodando 24h e meus estudos são sobre como os softwares scada, especialmente este que é livre, podem modificar e facilitar nossas vidas, principalmente facilitando operações, registrando dados e melhorando nossa qualidade de vida.

O projeto atual é de um Multimedidor Kron Multi-K, como esse da foto.

Ele nativamente fala RS485, comunicação que uso muito, e protocolo modbus.

Sua lista de parâmetros é vasta:

Tensão (fase-fase, fase-neutro e trifásica)

Freqüência

Corrente (por fase e trifásica)

Potência ativa (por fase e trifásica)

Potência reativa (por fase e trifásica)

Potência aparente (por fase e trifásica)

Fator de Potência (por fase e trifásico)

THD (por fase de tensão e corrente)

Demanda ativa (média e máxima)

Demanda aparente (média e máxima)

Energia ativa (positiva e negativa)

Energia reativa (positiva e negativa)

Máximos (tensão e corrente)

Então, meu objetivo será monitorar os parâmetros de consumo de minha casa. Fato interessante que tenho alguns paineis solares e grid tie injetando energia na rede.

Vou então delinear a forma de monitorar todos esses parâmetros.

Qual a ajuda que preciso. Entender todos os parâmetros e suas funções e limites.

Espero que a empresa fabricante dê o suporte necessário, pois ter um potencial desses e não ter suporte seria muito frustrante.

Todos que quiserem ser atualizados se inscrevam no post e no canal do youtube para receber atualizações.

Esse será um grande projeto e podemos fazer coisas legais.

Detalhe, vamos dar um ar mais acadêmico a discussão, portanto vou buscar literatura e publicar também os autores.

Canal no youtube: www.youtube.com.br/farmsidney

Exibições: 1040

Responder esta

Respostas a este tópico

Quanto custou ?

Obrigado.

Comprei no ML, por 330,00. Ele custa geralmente 600,00.

Obrigado !

Olá amigo, tudo bom?

Sou estudante, e estou criando um supervisório para uma planta industrial que temos aqui na minha faculdade. Criei uma rede modbus para controlar as variáveis do meu processo, e preciso implementar este equipamento.

Mas não encontrei no manual nada a respeito dos endereços(Código da Função) para acessar valores como o de tensão e potencia ativa.Ex : envio para o endereço 3(endereço do meu equipamento na rede) o valor 405005(vou ler um valor word) que corresponde a tensão. 

No manual deste equipamento esta muito vago, pois só diz que ele possui o protocolo de comunicação e mais nada. Qualquer duvida minha que você puder esclarecer ficarei muito grato, segue meu e-mail para contato: hugotrigomotta@gmail.com  .

Sacanagem do fabricante não por no manual o mapa de memoria. Na verdade faz questão de não vender o produto.

Mais ta ai. pag 31

http://www.kronweb.com.br/download2.php?id=14525

Protocolo Aberto

Os multimedidores Mult-K realizam sua comunicação através do protocolo MODBUS-RTU, permitindo que, além dos softwares disponibilizados pela KRON, o mesmo se comunique com CLPs, sistemas supervisórios e qualquer outra aplicação que utilize o protocolo MODBUS-RTU. Para obtenção do Mapa de Registros do multimedidor, faça sua solicitação junto ao nosso Suporte Técnico.

Jucelei,

realmente acho uma sacanagem. Acho que eles deixam essa informação para o pós venda. Perda de tempo.

Mas o equipamento é bom. E como eu tinha a intenção de monitorar a energia solar produzida ele consegue medir esse parâmetro em energia ativa negativa.

Vamos fazer uma tela para ele?

Vou criar os datapoints e vc me ajuda com a tela gráfica? Topa?

Seu login está funcional, pode entrar lá.

Jucelei, bom dia.

Então eu ja até tinha visto isto no manual, e já faz uns dois dias que enviei o e-mail solicitando o mapa de registradores, mas até então nada. Hoje tentei novamente, e finalmente enviaram. O equipamento já está todo instalado e funcionando só faltava isso para adaptar meu no supervisório. Caso queira também me passa seu e-mail que lhe envio.

Muito obrigado pela ajuda!

Amigos,

agora tenho uma atualização. Depois de brincar com o equipamento isolado resolvi preparar um painel completo.

Vejam o vídeo do recebimento do painel. Claro que é algo bem caseiro. Estou com minha engenheira de automação dando o suporte, mas serve para ver o recebimento. Vou fazer agora o video de tudo funcionando.

https://youtu.be/9yC7istvNWk

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço