O que acham de lançarmos o satélite lab de garagem? Tendo sei lá, uns 60cm. A parte fácil seriam as placas solares, e fazer um sistema com fotocélulas e servos para ajustar para a melhor localização do sol. As partes difíceis (mas não impossíveis) seriam a comunicação sem fio, e o lançamento. O satélite poderia ter algumas funções, por exemplo, poderia ser equipado com um arduino, e um relógio super preciso, para as pessoas consultarem o horário. Podia ter uma câmera pequena para tirar fotos, com algum processador que pudesse enviar as fotos por rádio. E até mesmo servir de mini servidor para comunicação e tal. Podemos inserir um motor com giroscópio para estabilizar o satélite, isso é fácil. Podemos enviar informações do espaço como temperatura, e tal. E poderia até ser acessado por qualquer um, por exemplo, com uma base de transmissão no próprio lab, que pudesse ser acessada por internet. Ele pode twittar do espaço. Enfim, dá pra fazer muitas coisas legais, podemos pensar em várias funções para o satélite!

 

Digam o que acham, e dêem suas ideias.

 

E lembrem-se: tudo é possível :)

 

Exibições: 2468

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu também quero ver esse projeto funcionar!!!
Pessoal

Pensando na praticidade, e experimentação.

Eu tenho um PDA que podemos fazer alguns experimentos, ele possui GPS, modem celular, câmera de 2 megapixel.

Tem tudo para capturar os dados, armazenar, e transmitir por modem para um servidor.

Poderíamos fazer uma experimentação com ele, usando alguns balões feitos de camisinha :) .... acho que tem um ótimo peso x benefício.

Pensando na ideia de usar um carretel poderíamos lançar ele até uns 400 metros só para ver no que dá e depois recolher, acho que já daria umas fotos bem legais :)

Sem ser com essa arquitetura o que sugerem para utilizar como câmera, controlador, armazenamento, modem, gps, etc ?

Abraços

Bruno

E se deixar pra sempre pendurado no carretel? Hehehe

 

A câmera eu acho que uma cybershot comum modificada com um transistor para tirar as fotos (no lugar do botão). Se tiver carretel, não precisa enviar a localização (mas é melhor, pois pode arrebentar). GPS, GSM para enviar os dados, armazenamento, dá pra fazer tudo com módulos de arduino, isso eu acho que dá certo.

Tô vendo o que posso fazer aqui...

mexendo meus pauzinhos... rsss

 

estou trabalhando em um sistema que tira fotos automáticas,

ativado por um sensor de movimento a laser, 

Comprei um câmera da Samsung pra esse projeto, até segunda feira ela deve chegar...

A experiência de desmontar uma câmera para usar o contato de disparo direto deve agregar mais alguma coisa a esse projeto...

Outro problema em comum do balão e do meu projeto é a alimentação,

a bateria original de qualquer câmera convencional nem chega próximo do ideal

teremos que ter uma bateria extra tipo uma 12v com uma fonte para 3v, ou duas pilhas daquelas te alta corrente

 

Pra maioria do pessoal que ainda não me conheceu,

trabalho em uma empresa de Ar condicionado (( www.arcontemp.com.br  @arcontemp ))MERCHAN!

Conversei com o pessoal aqui, e trouxe novidades,

um dos novos gases de refrigeração R410A (( e ainda é ecologicamente correto =] ))

parece ser 'bem pouco' denso, e talvez possa substituir o hélio, que ao meu ver fica bem carinho

o cara do almoxarifado estimou em cerca de R$50,00 o KG do R410A que eu imagino ser bastante,

Se ajudar, posso conseguir o fornecedor desse gás

 

To vendo que logo logo teremos um balão beta1.0!!!

Olá.

 

Então, sobre a bateria da câmera. A câmera pode ter a sua própria bateria mesmo, de 3.6v, que já vem nela, e uma 12v pro balão. Para controlar a câmera, não precisa alimentar com a mesma fonte de energia, basta compartilhar o terra das duas baterias que poderemos tirar fotos com o transistor! (se alguém preferir, pode ser usado um relê logo, daí não precisaria compartilhar o terra).

 

Esse gás parece interessante, se você puder se informar, ou testar o empuxo de uma bexiga com ele, seria interessante.

Vou tentar arrumar uma bexiga nem que for pequena, pra ver se realmente gera o empuxo

 

achei mais sobre o R410A

http://en.wikipedia.org/wiki/R-410A

Só nao consegui interpretar direito

sei que ele vem a alta pressão e liquido,

e se soltar em um pode, rapidinho ele evapora

 

Property Value
Formula 50% CH2F2/50% CHF2CF3
Molecular Weight (Da) 72.6
Melting point (°C) -155
Boiling point (°C) -48.5
Liquid density (30°C), kg/m3 1040
Vapour density (30°C), air=1.0 3.0
Vapor pressure at 21.1°C (MPa) 1.383
Critical temperature (°C) 72.8
Critical pressure, MPa 4.86
Gas heat capacity @ 1 atm, 30°C (kJ/(kg·°C)) 0.88
Liquid heat capacity @ 1 atm, 30°C, (kJ/(kg·°C)) 1.8

A densidade 3.0 a 30ºC não quer dizer que é 3 x mais denso que o ar ?

Abraços

Tem um projeto que por coincidência tava vendo esses dias:

http://space.1337arts.com/flight

Belas fotos.

 

Outros projetos semelhantes:

http://space.1337arts.com/other-launches

 

É um excelente projeto. No que puder ajudar, tou na área.

 

Eu também entendi que ele é mais denso do que o ar.

Acho que o esquema é arrumar cilindro de hélio mesmo.

 

Bom gente, o projeto tem grandes chances de dar certo, só resta saber se vai funcionar com bexiga de festa ou terá que ser balão metereológico.

Caros amigos, 

Vcs lembram de um grego famoso chamado Arquimedes ?

Ele nos diz que o empuxo de um corpo mergulhado em um fluido é igual ao peso do fluido deslocado por este corpo !!

Ora , se temos um balão , cheio de alguma coisa flutuando no AR , o empuxo é dado pelo peso do volume de AR deslocado ! Não importa o que tem dentro do balão se é hidrogenio ou chumbo , o empuxo é o mesmo !

Portanto o empuxo é dado pelo volume do balão[m3] * peso por m3 de Ar (d=1,225Kg) (fonte).

obviamente , temos que descontar o peso do gas dentro do balão.

Como não vamos usar chumbo e sim o Helio d=0,1785 kg/m3 (fonte) Bem levinho este gas heim ?

Subtraindo um do outro temos um empuxo liquido de 1,225-0,1785= 1,0465 kg por m3 de balão.

Arredondando podemos assumir um empuxo de 1 Kg por m3 de balão ,usando o Helio. 

Agora este empuxo tem que levantar o balão (seja de que material for) , os equipamentos e 400m de barbante.

Não precisamos usar o valor de g , porque ambos os gases e as cargas úteis estão submetidas à mesma aceleração da gravidade.a não ser que os mais puristas queiram calcular o peso em Newtons.

Ao subir , a pressão atmosferica diminui , e o balão expande aumentando de volume.

O empuxo todavia não aumenta pois embora o volume tenha aumentado a densidade do ar diminuiu , cancelando o efeito do aumento do volume. Como a diferença entre as massas do Ar deslocado e do Helio dentro do balão continuam constantes , o empuxo deve se manter constante (não tenho certeza,preciso calcular).

Vai chegar uma hora que o volume é tão grande que o balão estoura e cai.

Acho que ja está bom por enquanto.

Abraços.

Enio

Olá pessoal.

Estou acompanhando a discussão que é bem interessante e vi que vocês esqueceram sobre a questão da queda do equipamento e que uma equipe em terra deverá estar companhando a trajetória para resgate e portanto o equipamento deve incluir um transmissor com GPS para localização. Poderia ser por exemplo um celular que envie por SMS ou e-mail a sua posição para poder ser encontrado. Temos diversos programas desse tipo que já existem para diversas plataformas.

Lembro também que o cálculo do paraquedas deve ser muito bem elaborado para não ter a possibilidade de danificar tudo.

E finalmente.. sou "meio" astrônomo amador e tenho acompanhado a evolução do nosso ciclo de atividade solar, que intensifica-se a cada dia e está se tornando muito interessante... poderiamos bolar algum tipo de detector para uma próxima versão do balão.... fica aí a idéia.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço