RESOLVIDO.

leitura de rpm.

obrigado a  todos que ajudaram vou estudar mais no projeto e quando eu terminar eu posto aqui no lab de garagem como prometido.

Exibições: 941

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

O problema é ler o RPM?

Você pode fazer uma varredura nos botões... quando um deles for acionado, armazenar o valor do temporizador (através da função millis http://arduino.cc/en/Reference/Millis). Quando esse botão for novamente acionando, armazene mais uma vez o millis e calcule a diferença com o anterior, assim vc terá o tempo de uma volta, ou seja, o período da rotação. Como frequencia = 1/período, vc também tem a frequencia (RPM)

com esse método que te falei vc pode ler vários RPM. basta armazenar as leituras da função millis em variáveis diferentes para cada botão! Você entendeu o método que expliquei?

Nada demais no grau de desafio e inovação.

Com dois arduinos vc consegue isso. Na verdade até um, só basta usar um LCD I2c e um expansor de portar I2C para o teclado. Ai deixa só o arduino na plantadeira. O maior desafio desse projeto, é a parte mecânica, caixa para o Arduíno e sensores, ja que o ambiente é bem agressivo.

Voce nem precisa multiplexar nada. O atmel tem interrupção externa em todos os pinos, é só colocar um contador dentro de cada interrupçao e cada 500ms por exemplo ver a quantidade de pulso em cada pino. A vantagem de usar um só, é o custo e a concentração do processamento.... E também não vai precisar fazer comunicação entre arduinos.

Da de fazer sem interrupção externa, mais elas foram feitas pra esse tipo de aplicação, então aproveite e use... 

Essa solução embarcada pode ajudar.

http://wiki.dglogik.com/dgbox_wiki:getting_started:settings:home

isto é uma solução embarcada de um supervisório (mango pai do scadabr) com fácil integração de um ou varios arduinos que com o sensor correto colaca na tela de um monitor todas as informações de uma atividade qualquer.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço