Esta é a simulação usando 0 Proteus, de um programa para implementar um despertador baseado em um Arduíno UNO e um RTC DS1307.

Possui duas linhas if para determinar os horários de alarmes desejados.

Compartilhei documentação e programa no meu Google Drive para todos os que se interessarem.

Link vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=uBk6ES9nbkg&feature=youtu.be

Link  para baixar o programa e documentação:

https://drive.google.com/file/d/0B71RPmv45vX6Ny1SMkhBZkRVQ0E/view?u...

Abs.

Exibições: 1311

Responder esta

Respostas a este tópico

CK,

   Eu já andei brigando com RTCs, e tenho lá meus traumas com esses meninos.

   Primeiro que eles são completamente dependentes da qualidade do cristal que é usado, dai a variação pra mais ou menos é inevitável ao passar do tempo.

   Porem, percebi que você escreveu o código quase todo na unha,  usando exemplos que exploram a biblioteca WIRE,  bem a dica que tenho é existem bibliotecas mais legais pra trabalhar com o RTC e que dão maior facilidade de trabalho.

   Outra coisa que notei no seu projeto é que você só simulou mesmo,  visto que se fosse um projeto final você teria que colocar menus pra ajustar horário,  hora de tocar e alguns outros detalhes.

    A um tempo atrás eu me propus um desafio desses,  eu criei um projeto que é o uso em minha casa pra ligar a iluminação externa,  ele liga as lâmpadas baseado num LDR e desliga se baseando pelo RTC,  o maior problema foi colocar tudo em uma caixa de energia 4x2, incluindo que coloquei display 16x2.

   Fora o desafio do tamanho eu me propus o desafio de controlar tudo,  Ligar manualmente, desligar manualmente,  selecionar menus,  alterar parâmetros, salvar, etc.  tudo isso USANDO UM SÓ BOTÃO.

    Cara, foi um desafio super gostoso,  mas consegui.

    Lembro que uma das coisas que apanhei foi que comecei a usar a programação com um exemplo tipo esse seu,  só que na hora que eu queria mudar apenas os minutos da hora, pra acertar o horário, o RTC dava um tremendo pau.

    Dai parti para bibliotecas e ficou tudo bem.

    Mas parabéns pela iniciativa,  e parabéns por compartilhar.

Oi Weider,

Sim, o DS1307 não tem uma precisão muito boa, mas para este tipo de aplicação acho que funciona, embora nos meus projetos somente uso o DS3231 que sim é preciso, e tem uma discussão iniciada aqui e o nosso colega ihmugo deu a dica.

Com respeito aos botões eu tenho projetos deste tipo, mas sinceramente.... parados por falta de tempo, para ter uma ideia comprei coisas que ainda estão sem abrir, tenho que fazer um inventario para saber o que tenho em algumas delas pois não lembro, e classificar pelo menos em uma planilha, a pessoa pensa que vai ter tempo pra tudo.. mas a realidade é outra.

Eu publiquei e fiz este código ontem a noite, tinha ele pronto apenas adaptei, porque um colega solicitou no chat algo assim para o seu TCC, e servira como base de estudos para ele acredito, já sou daqueles que gosta de ajudar, colaborar com um TCC, mas quem tem que se virar e aprender é o interessado, senão seria prejudicial para ele mesmo, copiar e colar não ajuda ninguém em um TCC, essa é minha opinião, mas ajuda todos precisamos alguma vez.

Sim voce tem razão esta simulado, mas também testado na proto, é que no monta desmonta... não tinha nada preparado, se notar a hora que fiz tudo isso vai ver que foi na hora dos vampiros e duendes esta madrugada,  rsrsrsrsrs, mas confesso que é a melhor hora as vezes pra mim para o playground, no celular, no coments, no noting, just me and my self. kkkkkkkkkkkkkk.

Abs.

Olá Argel,

Farei uma apostila e comparto no Google Drive.

Abs.

Oi Argel,

Neste caso, e usando as bibliotecas deste code não é necessário, diferente seria se estivesse usando a biblioteca DS1307.h somente, então sim deveria declarar os pinos A4e A5 por exemplo.

Tratarei de ser mais objetivo na apostila.

Abs.

Pô CK, 

     Cara, o que mais me identifico com você é a quantidade de paralelos que temos, claro... tomadas as devidas proporções.

    Tipo..  Assim como você eu tenho coisa pra caramba que nem comecei ainda a estudar,  coisa que nem desembalei ainda que chegou da china, agora meio proibitivo pelo aumento do dolar.

    Assim como você tambem me sinto otimo toda vez que consego ajudar alguem, apesar de saber que no fundo mais aprende quem ensina.

    E por ultimo assim como você, o horario que eu me sinto com mais energia, com as melhores ideias e mais produtivo é a noite.  Só que pela nossa vida social, não conseguimos aproveitar muito essa deixa,  visto que temos familia e o horario deles é o normal, enquanto nós parecemos mais eletrovampiros kkk.

    Hoje eu ganhei um "presente" do meu chefe,  ele me autorizou a começar a trabalhar a partir das 9:00 da manha ao contrario de antes que era 7:30h,  o que me fazia passar o dia todo com sono,por mais cedo que eu fosse dormir no dia anterior,  vou ter esse direito por 3 semanas pra ajustar algumas horas positivas que tenho a mais,  sinceramente,  adorei.

Bom dia Weider,

Temos muito mais cosas em comum com certeza, a adoração pela família, o cumprimento dos deveres com o trabalho, a paixão pela eletrônica e poderíamos seguir enumerando um sem fim de coisas, pessoas que querem levar uma vida honesta, que tenham ou não uma religião, mas que professem aquilo que as religiões propagam, ajudar ao próximo, amar e cuidar a família, esforçar-se para ser melhor a cada dia, respeitar a vida, tem muita coisa em comum, e esta é sem duvida a razão pela qual muitos de nós aqui nos identificamos, nos vemos espelhados um no outro porque a humanidade é assim, cada um é um individuo próprio e único, mas ao mesmo tempo, temos atitudes e maneiras de encarar a vida com respeito a princípios morais, e éticos que nos torna semelhantes, ao contrario disso, na humanidade também encontramos indivíduos que deploramos por suas atitudes contrarias a estes nossos valores, com os quais não nos identificamos.

Que bom que não esta entrando mais as 7:30h, uma vez entrei em uma empresa para ser o supervisor técnico da mesma, e tinha além disso a missão de mudar coisas que os donos que me contrataram (Nem sempre tive minha própria empresa) queriam, entre algumas destas coisas, melhorar a produtividade, analisando, reparei que a maioria das pessoas morava em lugares como Sta. Cruz por exemplo, distante do trabalho (Centro do RJ) 3 horas, hoje este tempo é menor devido a construção de meios de transporte como o BRT, ou seja, a maioria despertava as 4 da madrugada para estar no trabalho as 8 horas, como compensavam 1 hora por dia porque não se trabalhava aos sábados, o pessoal saia as 19 horas e chegava as 22 horas em suas casas, imagina o sacrifico, comer dormir um pouco e regressar ao trabalho praticamente, mudei apesar de enorme resistência dos diretores, o horário de entrada para 9 horas e saída as 17 horas, ou seja reduzi a carga horaria semanal, com o compromisso de medidas para aumentar a produtividade, resultado, a produtividade aumentou mais que a meta desejada, acredite, o mais gratificante de tudo isso, foi ter conseguido melhorar a qualidade de vida das pessoas, o aumento da produtividade foi apenas consequência disso.

Grande abraço!

É isso ai CK,

    Gostaria de lhe dar um presente,  Cuidado!  não se deixa levar pelo titulo pois o livro não tem "quase" nada a ver com o titulo que é puro chamariz,   leia ele,  eu estou na segunda ou terceira leitura,  depois comente o que achou, trata-se de um livro,  pegue ele aqui:

LINK DO LIVRO PARA DOWNLOAD

Obrigado Weider,

Vou mandar imprimir e encadernar aqui na empresa, ainda não consigo ler um livro nos meios digitais, nada como o papel.

Abs.

Vou testar

Ok.

Se tiver problemas avise por favor.

Abs.

CK,

     Lê sim, garanto que você vai gostar.

     A mais de 5 anos eu não lei um livro,  EU OS OUÇO.

     Existe um programa chamado TEXTALOUD, ao qual eu consegui plugins especiais, não muito faceis de achar na net,  que pegam qualquer texto,  qualquer livro e Lêem para você,  dando por sinal a possibilidade de você converter o audio para MP3.

     Ultimamente com essa tal crise, tenho viajado menos,  mas antes costumava ouvir um livro por viagem.

      O livro que estou ouvindo no momento é O PODER DO HABITO.

Boa noite amigo, gostei muito do seu projeto ele me ajudou muito, gostaria se possível você me como faço pra ajustar a hora e a data desse despertador?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço