Boa tarde! 

Estou com um projeto de construção de um robô de vigilância com sensor de movimento IR e câmera de vigilância com pan/tilt e controle manual de câmera e robô. Para uso noturno um canhão infravermelho e/ou lanterna tática de LED CREE. Estarei utilizando uma base semelhante a abaixo, que suporta até 6kg e atinge 42cm/s, o necessário ao meu projeto: 

 

Para o controle da câmera: 



Tenho a ponte H já montada, estou usando um L293. Meu problema reside no controle sem fio da ponte H e pan/tilt da câmera, pois as imagens estarei usando um circuito transmissor de UHF. 

Minha ideia é de utilizar duas Arduinos, uma no robô e outra no controle (estarei usando um joystick shield). Será que uma Uno dará conta? Como na Uno temos disponível 20 portas digitais (estou contando as analógicas, não as utilizarei), usarei 4 para a ponte H, 2 para pan/tilt, 6 para os ultrassônicos (são três pelo robô). As 8 restantes são suficientes para o uso de uma Xbee? Pensei em usar duas Xbees em dois shields, um em cada Arduino. Existe algum meio de passar os comandos de direção do robô e pan/tilt em outra forma menos dispendiosa de transmissão wireless? O RF não é indicado? 

Estou me inspirando neste projeto, descontinuado da DF Robot: 



E vocês que tem mais experiência com programação em robôs com arduino, uma Uno tem memória suficiente para guentar um código de locomoção + leitura de 3 ultrassônicos + controle do pan tilt + envio da leitura do ultrassônico + recebimento dos comandos de locomoção e tilt? 

Agradeço a ajuda 

Exibições: 2438

Responder esta

Respostas a este tópico

Bem, enfim comecei a construção do Vigilante. Aproveitando a folga dos próximos dias estarei fazendo algumas alterações estruturais. Por enquanto, troquei as esteiras por rodas, para testar os braços dos motores.

Segue a foto dele atualmente, ainda montando sobre a protoboard:

Valeu gente!

E ai , Tulio,

Eu comprei esse APC220, chegou pra mim sexta-feira agora, comecei a mexer nesse exato momento e é muito fácil, é a mesma coisa que usar um cabo serial e segundo o fabricante o alcance é de 1km em ambiente aberto.

Como o meu veio com 2 conversores usb/serial vou fazer um programinha para ficar me enviando coisas enquanto isso eu vou descer as escadas do prédio (moro do 14º andar) como o pc para testar o sinal em ambiente fechado...

http://www.robotshop.com/content/PDF/dfrobot-apc220-manual.pdf

Opa Hugo, tudo certo?

Encontrei o APC220 por R$189, os dois transceptores + adaptador USB. Eu vi também o nRF24L01, que trabalha em 2.4Ghz por R$65 por transceptor, também com 1000m de alcance.

Vendo o modo de comunicação do APC220, ele me parece o mais adequado, mas o preço compensa? Você falou ali da "leitura" das condições do outro transceptor, como é a "escrita"? Por exemplo, enviar comandos e etc? Existe alguma encriptação ou modo de segurança, para que alguma outra frequência atrapalhe a comunicação?

Valeu, abraço

E ai Tulio, boas perguntas, estou começando a desbravar isso agora...rssr

Como eu disse chegou pra mim sexta e só ontem de madrugada eu comecei a mexer, e quanto ao teste do sinal em ambiente fechado, eu acabei dormindo antes...srsrs

Quanto ao nRF24L01 parece ser a mesma coisa.

No dealextreme tem o APC220 por U$36,00

Abraço

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço