Alguém saberia qual acelerômetro possui resolução de 0,1º ? Preciso implementar em um projeto para medir a variação angular nos eixos X e Y, mas é necessário ser com esta precisão, fico grato!

Exibições: 4072

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro Marcos Paulo,

se são circuitos integrados que você quer, você encontra na Analog Devices, entre eles o CI ADSI16209. Tem para vender em pequenas quantidades na Arrow e custa uma pequena fortuna (+- US$ 60,00 cada) e o encapsulamento é LGA...  Também tem da Murata Inlcinometers (SCA100T) que tem na Digikey  ao custo unitário de US$ 60,00 também. Se acaso você quiser utilizar um instrumento pronto, talvez a solução seja usar um desses: Pesquise os fornecedores brasileiros encontrados na Revista NEI.

Boa sorte! Abraço!

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Caro Marcos,

talvez seja o caso de você tentar tecnologias alternativas, tais como potenciômetros ou micro encoders, se o teu projeto permitir. 

Abraço!

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Olá Amigos

Caro Marcos.  É possivel vc obter resolução de 0,1 Graus com acelerometros de baixo custo, a dificuldade é proporcional a  largura da  faixa de trabalho que vc vai estipular. Por exemplo se vc vai montar um inclinometro e seu interesse é medir uma inclinação de 0 a 15 Graus, e utilizar um acelerometro de dois eixos (Sen/Cos) e baixo custo com saída analógica a resposta do sensor será muito precisa. Desde que vc calcule o ArcTan leitura direta da saída x ou y não dara esta precisão toda.

O problema ocorre quando o angulo a ser medido vai aumentando e chega entre 80 e 90 Graus, por exemplo,  ai passa a existir uma grande diferença angular para uma pequena variação na tensão, portanto a resolução é variavel devido as caracteristicas das funções cosenoidais, e as respostas quantizadas do conversor A/D que vc vai usar que certamente  sera um conversoer com mais de 11 bits de resolução.


Vc pode descrever com mais detalhes a faixa de trabalho ?

Abços

Joe Nova

 

 

Olá Marcos

 

Vc necessitara trabalhar como no minímo 2 eixos, vou postar aqui um grafico do AN para esclarecer

 

 

 

 

 

Sera necesário calcular a tangente a partir do valor de tensão lido nos dois eixos

Quando um eixo esta na pior resolução o outro esta na melhor assim vc consegue melhorar  a resolução global.

 

No an da freescale há um exemplo deste calculo veja aqui

 

 

 

Um outro ponto em vc vc necessitara prestar a atenção é na tensão de off set, no caso 1650 mV, é um artifício usado pelos fabricantes para suplantar a limitação dos microcontroladores que só trabalham com tensões assimétricas, não trabalham com valores negativos, e evitar a necessidade de fontes simétricas.

 

Tanto a Freescale quanto a Analog Devices, já citada pelo amido Henrique, posuem acelerometros de baixo custo com saídas analógicas que podem serem utilizados em seu projeto, faça uma consulta ao site deles

vou anexar aqui os ANs que citei, julgo indispensáveis, para quem tiver a coragem de encarar esses magnificos dispositivos

 

Abços

 

 

 

 

 

 

Anexos

O ADXL345 ou o MMA8452Q, podem me dar uma boa resposta, para ângulos menores de 15°?

Olá Alan

Sim, o problema maior desses acelerometros de baixo custo é o ruido que elouquece o conversor AD, Quando vc limita uma faixa de operação em um intervalo de 15 como citado facilita muito a inclusão de filtros digitais. Não se esqueça de verificar se a linearidade do dispositivo na faixa de interesse é suficiente.

O Amigo precisa de um dispositivo eletrônico que auxilie a medição do ângulo do movimento.

Existem várias maneiras:

A)Usando acelerômetros (jamais usaria em meu projeto)

B)Usando inclinometros e magnetometros (medição horizontal e vertical)

C)Usando gps

Os métodos A e B podem ser usado em corpos moveis usando o polo norte magnetico (geografico) e gravidade (inclinação vertical,excluindo a aceleração)

obs)Dependendo do projeto,um reles potenciômetro dá conta.

Obrigado Joe Nova e Almir Filho. A ideia principal é medir a aceleração de um pórtico (edifício) de dois andares, e transformar essa aceleração em um gráfico Frequência (Hz) x Tempo (s). Nós fazíamos um ensaio de vibração livre através do analisador de sinal dinâmico da marca Agilant (modelo 3567OA) , um acelerômetro  do tipo piezelétrico e um martelo de impacto, com a finalidade de se obter as frequências naturais da estrutura.

Como agora eu estou fazendo um trabalho mais robusto, preciso de um equipamento que me dê um sinal de entrada (acelerômetro) para o controle ativo da estrutura, com a utilização de um motor de passo (como saída). E é ai que entra o arduino, que vai fazer essa interface. O problema é a precisão do meu acelerômetro (ADXL345), que não precisa ser grande mais suficiente, entende!? Segue um vídeo em anexo de como eu quero medir a oscilação da estrutura.

Anexos

Olá Alan

Muito interessante e útil o seu trabalho, não pude ver o vídeo deu "arquivo  corrompido".

Os acelerometros MEMs, que trabalham seguindo o princípio de hastes ressoanantes podem não ser a melhor opção para vc embora oscilem em frequencias maiores do 10KHZ. O problema e que por curtos períodos de tempo podem entrar em ressonância com algum harmônico da estrutura dificultando as medidas, atualmente estou trabalhando com os da linha ADIS 16, da Analog Devices tb, são muito melhores, porem bem mais caros.

Cito uma opção para vc os sensores fluídicos, são como o liquido dos nossos ouvidos que nos mantém em equilíbrio e nossos olhos em posições fixas enquanto andamos.

São os fabricados pela MEMSIC INC

Exemplo  o MXD2020E/FL

Abraços

Obrigado novamente Joe,

Eu não encontrei muita coisa sobre sensores fluídicos, mais vou continuar pesquisando.

Quais os ADIS 16XXX, mais especificamente você está trabalhando? As respostas são boas?

Será que o vídeo vai dessa vez: http://www.youtube.com/watch?v=qyBxS5lNglc&feature=youtu.be

Como eu não preciso de muita precisão, por enquanto. Eu acho que vou usar um mais comum. Até porque não tenho muito tempo para concluir o projeto. 

Abraço.

Olá Alan, agora pude ver o terremoto...rsrsrsr

O que estou usando no momento é o ADIS16209, pois minha preocupação é com a inclinação, funciona muito bem. É como o esperado.

Bem se não é para aplicações profissionais o seu serve e os mais comuns, que são para o ajuste de posição de fotos em celulares.

Os acelerometros feitos pela MEMSIC são fluídicos, usam um gás aquecido que não deixa de ser um fluído.

http://www.memsic.com/technology/thermal-mems.cfm

http://www.memsic.com/applications/Vibration_Monitoring.cfm

Abços

Joe Nova eu fiquei interessado no sensor ADIS16209 e queria saber onde voce comprou e se eh possível integrar este sensor a um Arduino?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço