Resetando o Arduino ao tentar chavear um relê Automotivo

Olá pessoal,

Comprei um modulo Arduíno de relês, ao passar 10A por eles decide que era melhor utilizar um relê automotivo de 40A (DNI0140) porém ao chave-lo o Arduino reseta... 

O mais intrigante é que a alimentação do Arduino é independente da alimentação de chaveamento do relê automotivo, o Arduino só alimenta o módulo de relês (Vin e GND) para Arduino e nunca tive problema de resete com ele.

Estou tentando fazer mais experimentos para descobrir o que esta acontecendo...

Exibições: 2228

Responder esta

Respostas a este tópico

Já tentei por diodo na alimentação que chaveia o relê automotivo, continua resetando o Arduino...

Ola.

Tente implementar um Filtro Snubber. Procure na net sobre ele.

abraços.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/567-filtr...

Aqui cita o tal do Filtro Snubber, eu estou usando uma bateria para alimentar o chaveamento dos relês automotivos e uma fonte de 12V 500mA para alimentar o Arduino eu concordo que seja necessário algum filtro pra sanar meu problema, mas o fato de estar usando 2 fontes diferentes que não são aterradas juntas me faz ficar com o pê atrás.

Obs: O relês estão a no mínimo a um palmo do Arduino.

Por acaso o modulo rele que vc compro e com transistor o com opto-acopladores. Teve a mesma dor de cabeça e paro quando coloque opto-acoplador. 

O modulo em si nunca teve problema, a problemática mesmo são os reles automotivos. Mas é transistor, ele deixa as pernas do rele em 12V e quando quer ativar joga uma dela pra 0V chaveando o rele. 

Mas o modulo não me deu dor de cabeça, o que deu dor de cabeça foi o rele automotivo de 40A

Você ligou os terras(referências) do arduino e do motor para o controle do relé? Aconteceu alguns resets comigo, quando eu usava um transistor somente para ligar/desligar um motor e mesmo com alimentações diferentes o arduino resetava. A solução é colocar um indutor entre os terras do arduino e da bateria que alimenta o motor. Deste modo, você está filtrando ruídos que podem aparecer pelo terra.

Eu já tirei o Modulo Arduino do sistema e testei com eu mesmo alimentando os relês e ele esta resetando o Arduino, será que é campo eletromagnético que esta resetando o Arduino?

Eu usei uma fonte (tomada) de alimentação para o Atmega pra justamente separar os dois circuitos e uma bateria de 12V para chavear o rele automotivo. O Vin do Arduino alimenta o modulo de rele, mas ele é feito para Arduino então imagino que ele não seja o problema. 

Na teoria os reles automotivos e o Arduino (e o Modulo de reles) estão eletricamente separados, em um futuro eu precisarei que eles estejam sendo alimentados pela mesma fonte, mas hoje estou sando 2 fontes para separa-los e mesmo assim esta resetando o Arduino quando eu tiro a tensão da bulbina do rele automotivo.

Isso que é o mais estranho, para chavear o rele automotivo não tem problema nenhum, o grande problema é quando eu "libero" o rele. Se fosse o oposto eu ia pensar que era questão de puxar a corrente para chavear o rele, fazendo com que a alimentação do Arduino diminui-se e resetasse.

Exatamente Júlio, é interferência eletromagnética.

Me parece que o Arduino possui um micro da Atmel, ou eu estou errado?

Já tive problemas com os microcontroladores da Atmel nesse sentido, por acaso um micro que nem é mais fabricado AT90S1200. No meu caso eu chaveava motores de corrente AC através dos comandos do micro, e mesmo alimentando ele com uma bateria, ele era resetado. Isso a uma distância de 35 cm. Para você ter uma ideia até uma gaiola aterrada eu fiz no micro e nada adiantou, tive que mudar de fabricante.

Acabei de fazer um teste desconectando TUDO e agora não esta mais resetando. Quando eu falei que tinha desconectado tudo esqueci de desconectar os divisores de tensão (para medir tensão em certos pontos) e agora não reseta mais, vou tentar por um diodo ou fazer um filtro com capacitor e indutor pra ver se resolvo...

Resolvi o problema dessoldando os meus reles do modulo arduino e usando a tensão de chaveamento do rele pra acionar os meus reles automotivos.

Cara, eu to com um problema semelhante. Mas a interferência no Arduino apenas ocorre quando o rele está com carga, ele bagunça todo o display. Porém, sem carga ele não trava e roda de boa. Eu já coloquei diodo na bobina,capacitor de poliester de valor baixo (vi em algum lugar que resolvia a situação.) Mas não sei mais o que fazer.

Boa tarde Julio, gostaria de saber se vc consegui solucionar este problema. Estou tendo o mesmo problema, mas minha rede é modbus serial, e o modulo relé aciona a bobina de um contator.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço