Bom dia pessoal, Primeiramente gostaria de parabenizar por este fórum que tanto tem me ajudado (pois sou leigo em arduino, eletrônica e programação mas de tudo bem basicamente eu vou mexendo), e como amador, pesquisando muito aqui e em outros sites, consegui montar meu projeto.

A ideia é colocar aqui um esp8266-01 para através da minha rede wifi eu pudesse abrir e fechar meu portão com mqtt.

O problema que estou tendo são os seguintes abaixo:

- Caso precise desligar e religar o meu roteador wifi, o esp não reconecta automaticamente;

- Caso precise desligar a plaquinha ao religar o Esp aciona rapidamente o relê abrindo contra minha vontade o portão.

Aqui fiz uma plaquinha no proteus que juntei algumas dicas pela internet, e nesta plaquinha ela é alimentada por 12v e 1a, e nela tem dois reguladores um para 5v (para alimentar o relê) e outro regulador de 3.3v (para alimentar o esp), e fiz um slot para encaixar o esp8266-01.

Ficou legalzinho porém gostaria de caso o esp não esteja conectado na wifi ele restart para reconectar ao roteador e assim eu possa continuar controlando normalmente. E caso por algum motivo a plaquinha perca sua alimentação ao ser religada o esp não acione o relê para não abrir o portão involuntariamente.

E pesquisando aqui no forum o amigo Tiago Alexandre

(http://labdegaragem.com/forum/topics/duvida-preciso-sempre-dar-rese...)

void reset_config(void) {
Serial.println("*O ESP ira resetar agora");
delay(1500);
ESP.reset();
}

postou uma solução usando comando que reinicia o esp e assim reconectaria ao wifi, não estou tendo a mínima ideia de como adicionar ao meu sketch que roda no esp8266-01.

e das vezes que consegui fazer rodar, percebi que o esp não conclui a reinicialização dando erro wdt algo deste tipo e não carrega o esp completamente travando aí.

Estou postando aqui em anexo o sketch que juntei pela internet e estou usando.

Ficaria grato pela a ajuda pra resolver estes dois problemas.

Exibições: 55

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

acho que resolvi parcialmente o problema pois consegui fazer o reset funcionar bastou atualizar o firmeware e agora está reiniciando o esp normalmente.

Agora deu pra perceber o que está causando os dois problemas.

Analisando:

- Caso precise desligar e religar o meu roteador wifi, o esp não reconecta automaticamente;

Acho que precisaria no sketch alguma forma de verificar se a conexão com o wifi e também com o Mqtt estão ativas  no  caso de cair seja executado algumas tentativas de reconectar e caso não consiga reiniciar o esp.

- Caso precise desligar a plaquinha ao religar o Esp aciona rapidamente o relê abrindo contra minha vontade o portão.

Neste caso descobri que o esp sempre que inicia vai no mqtt e verifica o último comando executado no tópico e aí executa. No caso se quando o último comando for pra abrir o portão aí ele abre.

Como gerir isso melhor?

Bom dia,

Anexe seu código para sugerir as modificações.

Meu canal: AQUI

Abs.

CK

Opa Carlos, já sou escrito em seu canal no youtube e é um prazer comunicar-me com você. Quero lhe agradecer pelos preciosos conhecimento que tem compartilhado.

E desde já agradeço a ajuda.

Att, Carlos.

Anexos

RSS

Destaques

Registre-se no
Lab de Garagem
Clicando aqui

Convide um
amigo para fazer
parte

curso gratis de arduino