Reservatório automático com Arduino - Resolvido

Bom Dia! Sou iniciante em Arduíno e estou fazendo um sistema para encher um reservatório automaticamente, da seguinte maneira, em resumo: A água da chuva ao ser destinada para um reservatório no solo ( Cisterna) é posteriormente bombeada para um reservatório mais alto. Como estou fazendo um protótipo, estou usando uma bomba de 12V de parabrisa de carro e um relé de 5V para acioná-la com o arduíno. Assim como estou usando dois sensores de nível de água; um de nível máximo para o reservatório mais alto (para a bomba não encher infinitamente e transbordar), e um sensor de nível mínimo também no reservatório alto, para quando a água estivesse em nível baixo, a bomba então encheria automaticamente o reservatório, e seria desligada somente quando o sensor de nível máximo detecta-se água novamente, estou usando o seguinte código:

int pinAguaBaixa = 10; // Sensor de Água Baixo
int pinAguaAlta = 11; // Sensor de Água Alto
int pinBOMBA = 12; // Relay da Bomba
void setup(){
pinMode(pinAguaBaixa,INPUT);
pinMode(pinAguaAlta,INPUT);
pinMode(pinBOMBA,OUTPUT);
}
void loop(){
if(digitalRead(pinAguaBaixa)==HIGH)
{
if(digitalRead(pinAguaAlta)==HIGH){
digitalWrite(pinBOMBA,LOW);
}
}
if(digitalRead(pinAguaAlta)==LOW)
{
if(digitalRead(pinAguaBaixa)==LOW){
digitalWrite(pinBOMBA,HIGH);
}
}
}

No entanto, não sei como fazer o esquema elétrico desse sistema. Por Favor, me ajudem.

PS: O sensor de nível de água que estou utilizando é um que achei no youtube, onde se estiver detectando água o LED acende, caso não detecte, o LED não fica aceso. E esse sensor precisa de 5V ( Positivo e Negativo) para funcionar.

PS: O relé que estou utilizando é um Sanyou SRD-S-105D

Exibições: 1514

Responder esta

Respostas a este tópico

José,

Você quer o esquema elétrico para ligação na placa do arduíno, certo ?

Bem... qual seria o modelo de placa que você usa  e qual o modelo do sensor de nível.... (um que achei no youtube ... fica difícil né ??)

SDS
Daltro

Minha placa arduíno é a UNO Rev3 Smd. Meu sensor de água é um feito em protoboard, onde "A A" na imagem em anexo abaixo indica os fios que irão para a água, caso tenha no reservatório, se tiver, o LED fica aceso, senão, apagado. 

Imagem Circuito do Sensor de Água :

Esse circuito que você mostrou para detectar a água, não recomendaria para aplicações reais, pois os fios expostos ficarão oxidados e esse efeito será mais rápido, pois existe uma corrente elétrica circulando entre os dois fios AA.

Use outros sensores, como boias, ultrassom ...

Obrigado ,Flávio, pelo toque. Mas irei usá-lo para uma apresentação que vai durar no máximo 20 minutos, então esse estará de bom tamanho. Só preciso do esquema elétrico. Não faço a minima ideia de como fazer o circuito, o esquema elétrico com os pinos do arduino, assim como ligar a bomba de 12V ao relé e ao arduino, para funcionar de acordo com a programação.

Eu gostaria do esquema elétrico para ligação no arduino, indicando também a bomba de 12v, o relé, e as demais ligações. O sistema em si. Por favor.

Muito Obrigado, Daltro! Você Resolveu meu problema. Muito obrigado e Abraço. Já até montei.

Obrigado!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço