Bom dia pessoal , estou precisando montar um circuito da seguinte maneira:

um sensor que em temperatura x (positiva) acione um ventilador, alguem pode me dar alguma noção disto pesquisei na net algo sobre termistores porem nunca usei este termistores alguem tem algum circuito que faça algo parecido ... no aguardo 

Obrigado.

Exibições: 10562

Responder esta

Respostas a este tópico

Everton, 

Caso você pense em desenvolver esse projeto com Microcontrolador e LCD eu já tenho ele todo implementado na prática. Caso tenha interesse deixe uma mensagem ou me envie um e-mail para diegumorera@gmail.com.

Abraço.

BLZ ...qualquer coisa eu entro em contato c vc...

abraço.

Acho mais simples fazer assim: Compre um arduino uno, sensor LM35 ou THERMISTOR, LCD e faz a programação de acordo com que vc queira... acionando o ventilador qdo chegar na temperatura ideial... acho que fica legal e prático de fazer, nao mt dificil.. eu tenho um programação pronta, caso queira eu posto aqui.

Melhor por vários motivos, da pra se implementar mais coisas se quiser, controle nao só do ventilador, controlar SERVOMOTOR... etc...

Acho que é isso ai que a galera disse tbm... só dei mais uma opnião.

tranquilo vou ver tem um amigo que tem arduino e não usa vou ver se ele me vende...

abraço.

oi burst, 

estou a tentar desenvolver um projecto semelhante, em que pretendo utilizar um arduino uno, um sensor de temp (tmp36) e um de humidade e que seja mostrado no LCD. Depois também pensei que podia ativar uma ventoinha ou um aquecedor conforme a temperatura através de um relé.

Se me puder dar uma ajuda, pode deixar uma mensagem no meu e-mail: pedro_batista7@hotmail.com

Abraço

ok PEDRO, a tarde eu entro em contato.

=D

Olá Everton,

Segue um circuito comparador analógico, sem usar microcontrolador, apenas um amplificador operacional, o sensor usado é um LM35, mas pode ser trocado por um termistor com poucas modificações.

Para ajustar a temperatura é só multiplicar a temperatura desejada por 0,01V e  ajustar o potenciômetro até que a tensão medida no pino 2 do LM741 para o GND seja igual ao valor calculado.

Antes da invasão dos microcontroladores no final dos anos 80 ou início dos anos 90, era assim que se fazia para controlar as coisas, hoje em dia o pessoal usa um microcontrolador pra tudo.

Fica a sugestão.

Abraço.

Wiechert,

Bacana a sua sugestão. Será que você poderia explicar um pouco do funcionamento de alguns componentes

nesse circuito ?

Valeu.

Valew cara pela força vou fazer este circuito pois ja tenho o 741..

abraço.

Olá,

Preciso utilizar esse mesmo circuito em meu projeto. Estou utilizando o Proteus 8.0 para simular o circuito e estou tendo um problema na simulação. O que pode ser?

se vc precisa apenas de um ponto de acionamento utiliza um termostato.

Mas que erro é esse que o proteus está apresentando? Não entendo muito bem sobre termostato, qual seria o ideal? 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço