Pessoal, estou tentando desenvolver uns projetos aqui para casa, e recentemente adquiri uma RelayBoard aqui no Lab de garagem.

Funciona normal e perfeitamente quando eu coloco para rodar sem nada de energia nos rele. Quando eu coloco a lâmpada na energia, o sistema se embanana todo e começa a ligar/desligar reles que não foram chamados. Alguém pode me ajudar a resolver este problema? Ou a placa que comprei veio com defeito?

Vídeo da RelayBoard funcionando:

http://youtu.be/bvqilgwn4T0

Exibições: 725

Responder esta

Respostas a este tópico

João, não sei se teria a ver com ter ou não carga nos circuitos secundários dos reles, mas você já tentou usar uma fonte 5v para alimentar os reles? vc pode estar sobrecarregando o arduino.

qual fonte está usando para alimentar o arduino?

lembre-se de ligar o GND da fonte que alimentará os periféricos no GND do arduino.

Ola joão, faz um teste ai e depois me fala. deixe os fios de comunicação do arduino com a placa o mais longe possivel dos fios da lampada. se possivel envolva os fios do arduino ate o relayBoard com papel aluminio e ligue o papel aluminio em um fio e depois ligue o fio no GND do arduino. Eu acredito que vc esta com um problema de IE ( Interferência eletromagnética é um termo genérico comumente usado em eletrônica para expressar ruídos que interferem na transmissão de informação ou no funcionamento de um circuito. A sua origem pode ser oriunda de um circuito externo, pelo fenômeno da auto-indutância ou até mesmo pela geometria dos condutores do circuito planejado.)

 

Obs: não se esqueça do resistor que liga o GND no DATA pois acredito que ele é para diminuir o ruido.

.

Olá João,

Além das recomendações do Rodrigo José, recomendo o uso de um filtro snubber em paralelo com os pinos de saída do relé. Isto reduzirá o nível de interferência gerada pela sua carga. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço