Bom dia Pessoal, td bom?

Estou com um projeto para atualizar um sistema de controle de acesso de pessoas, atualmente aqui na empresa a sala mais importante é realizada o controle de acesso através de uma porta com duas fechaduras elétricas que são destravadas através de senha digitada num teclado numérico. Bom, meu projeto é fazer a atualização desse acesso para biometria; pensei no arduino, estou iniciante nesse conceito, mas, sei que é possível fazer esse projeto com ele, espero contar com a colaboração dos membros para sanar algumas dúvidas.

primeira dúvida: estou indo por partes na programação, primeiro testei o relé com acionamento através de um botão shield, parcialmente deu certo, porém, é necessário acionar duas vezes o botão para ele acionar o relé, vou colocar o código abaixo. outra coisa é o delay, o primeiro teste acabei queimando a bobina da trava elétrica pois ela ficou acionada constantemente, o que consequentemente queimou em poucos segundos. Queria que o botão acionasse o relé apenas com um click e o delay fosse bem breve, apenas para destravar a porta.

Sketch do relé acionado por botão

segunda dúvida: são duas fechaduras elétricas 12v, um relé shield já é suficiente para ativar as duas?

terceira dúvida: ainda não comprei o leitor biométrico, estou pesquisando qual o melhor para a finalidade aqui. o ambiente é o seguinte, essa sala, cerca de 30 pessoas tem acesso, gostaria de cadastrar pelo menos dois indicadores de cada pessoa; percebi que existe um shield biometrica do arduino e que ele armazena pelo menos 120 digitais, o que já suportaria para o projeto, porém, é necessário que essas entradas e saídas via biometria, seja registradas num LOG, aparentemente não achei nada na internet, é possível pela programação criar esse LOG? o que vocês acham? melhor comprar um leitor biométrico USB, assim pelo menos ficaria mais fácil para manipular um LOG de registro de entrada e saída?

OBS: segue esquema inicial do hardware

vou especificar mais o ambiente de hardware:

- arduino uno r3

- rele shield

- lcd 16x2 shield

- dois leitores biometricos (ainda a definir se vai ser direto no arduino ou USB)

- netbook lenovo thinpad x100e (para deixar as digitais cadastradas e gerar o LOG, caso seja usado o leitor biometrico USB), este ficara ligado direto.

- duas fechaduras elétricas 12v

desde já agradeço,

obrigado

Exibições: 1136

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia Bruno,

você esta fazendo tudo certo quanto as regras para postar, explicando seu objetivo, comentando seu código, e anexando informação, vale dizer neste sentido que não é o esquema elétrico em si, mas sim um diagrama em blocos, já que não sabemos sabemos se esta usando resistores pull down por exemplo, no entanto existe uma regra muito clara entre os colegas que é não postar código na área de texto, veja este post Clique aqui assim deixa seu post melhor ainda, no caso,edite seu tópico,  retire da área de texto o code e anexe tal como fez com o diagrama em blocos.

Quanto ao seu projeto, o rele shield que esta usando, é de logica invertida, tal como habitualmente costumamos chamar aqui, ou seja, ele ativa com nível LOW?

Boa sorte!

Abs.

CK

Bom dia CK, desculpe a ignorancia, foi meu primeiro post rsrsrs, já fiz as devidas correções.

quanto ao projeto, coloquei em nível LOW, pois o relé deve permanecer desligado inicialmente e só depois da conferencia da biometria ou no caso inicial, após o acionamento do botão é que será ativado o relé para HIGH, é isso?

Abs

meu projeto é similar a este aqui só que no caso vou utilizar dois leitores biométricos, um para destravar a porta na entrada do usuário e outro para destravar a porta na saída do usuário. E aquela dúvida que havia comentado anteriormente a respeito do LOG (registro) de entrada e saída, se é possível fazer isso com o leitor biométrico shield do arduino ou é melhor utilizar dois leitores biométricos USB e tentar fazer a programação entre o computador que ficará dedicado só para o leitor e o arduino.

o que eu queria fazer é isso aqui (vídeo youtube - biometria arduino - leitor USB em C#), no final do vídeo o autor diz para mandar um email que ele vai enviar o código, foi feito essa tentativa na semana passada, porém, ele não responde.

é essa comunicação entre o computador e o arduino que preciso fazer.

Olá Bruno,

Não tem porque se desculpar, obrigado por seguir as normas que tratamos de seguir no forum para o beneficio de toda a comunidade.

Baixe esta biblioteca, ela possui vários exemplos para você estudar e testar.

Biblioteca AQUI

Abs.

CK

Olá,

Tenho algumas dúvidas:

1- Pra que ter leitura biométrica para sair da sala?

2- Afinal, o leitor biométrico vai ficar no netbook ou não?

3- Vai guardar o log no netbook ou no arduino?

4- Qual a corrente das fechaduras eletricas?

5- Se são 2 fechaduras elétricas, significa que tem 2 portas?

6- O que acontece se alguém perder o direito de entrar na sala ou quando alguém novo tem que poder entrar?

abcs,

  'Eiju

Boa tarde Eiju, excelentes perguntas, assim já fica mais completa a minha necessidade.

1- além da facilidade do destravamento, vai guardar no log o horário que a pessoa saiu da sala

2- o leitor provavelmente vai ser USB, pois preciso cadastrar os usuários e qua do eles saírem do setor, terá seu usuário excluído. E tenho a necessidade do LOG tbm, acho que isso irá até atender melhor no leitor USB. Não comprei ainda o leitor, por isso estou tirando as dúvidas aqui, pois é a peça mais cara do projeto. O restante já está comprado.

3- guardar o log do Netbook, tipo um TXT, depois pegar esses dados e exportar para um Excel para utilizar os filtros de pesquisas do Excel.

4- 12v

5- é uma porta só com duas travas elétricas, pois a porta e dividida ao meio com um suporte( tipo balcão de atendimento)., Quando alguém interfona, a gente só destrava na chave a parte de cima da porta e realiza o atendimento. Quando queremos sair destravamos as duas partes da porta na chave.
6- quando a pessoa mudar de seção, vamos excluir o cadastro dela, para ela não entrar mais na sala, hj qua do isso ocorre temos que mudar a senha da porta, usuário novo a gente te vai cadastrar ele para ele entrar e sair.

Obs: o acesso é restrito mesmo. Sou policial militar do setor de inteligência e nossa sala é extremamente restrita, reservada, ultrasecreta, etc...e estou inovando o controle de acesso que hj é através de uma simples senha.

Boa tarde Bruno, 

Sem querer desanimá-lo.

Brasileiro é mestre em burlar sistemas de segurança. 

Lembro-me do caso do registro de ponto de funcionários (acho que era em um hospital em Brasília), onde o pessoal burlava a leitura biométrica com réplicas de dedos de silicone ( um absurdo). 

Recomendo que instale conjuntamente com essa leitura biométrica, uma camera de vigilância para registrar a movimentação. 

Não sei o grau de confiabilidade desse outro projeto, mas a porta se abre com o reconhecimento da face :

Raspberry Pi com Windows IOT :

https://www.hackster.io/windows-iot/windows-iot-facial-recognition-...

Seria muito seguro se combinasse leitura biométrica com reconhecimento de imagem !

Legal, obrigado a dica, posso tentar num projeto futuro como melhoria.

Temos uma câmera que fica na entrada da porta,mas ela não grava. Poderia ver a possibilidade de no momento da leitura a câmera tirar um foto, mas isso ainda está longe do meu alcance, ainda estou cru com o arduino

Abs

A ideia do Murta é boa, pena que já partiu para o Arduino, porque poderia ter pensado no projeto usando um Raspberry, teria muito mais recursos e uma serie de vantagem custo beneficio,hoje um Raspberry esta muito barato por tudo o que oferece.

Mas tudo bem, sistemas deste tipo sempre vão se aprimorando.

Abs.

CK

Resposta duvida 1

É necessário acionar 2 vezes? a questão não está no acionamento e sim no tempo de acionamento, faça o acionamento por 200 milissegundos e funcionará com apenas 1 acionamento. O problema é que o solenoide tem um tempo para ser magnetizado e ter força suficiente para acionar a fechadura. Agora se vc deixar acionado por mais de 2 segundos poderá queimar o solenoide. 

Resposta duvida 2

Estes relês trabalham com até 380V eles funcionam como um interruptor que liberam ou bloqueiam a passagem de corrente. de 9V a 15V ( ideal é 12V ) é o suficiente para acionar uma fechadura.

Resposta duvida 3

Não compre leitores biométricos que "cadastram" até "N" vezes de números de códigos biométricos. Opte por aqueles que leêm te entregam o código e a comparação é feita pelo seu sistema. Lembrando que a comparação não é feita de forma perfeita ou 100% vc deve estabelecer um grau de confiabilidade, biometria não é exata e 1 em cem mil de possibilidades pode se confundir, então vc deve colocar um parâmetro que diga qual a margem de confiabilidade da leitura. Agora os leitores que auto cadastram biometria tem uma confiabilidade baixíssima e leitura ruim.

Na verdade só quero que seja num único acionamento e não em dois.
Um relé desse da para ligar as duas travas elétricas?
Quanto ao leitor de biometria, indica algum software?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço