Leitura de estado de um componente em circuito externo, usando arduino

É o seguinte pessoal! Tenho um circuito de corrente alternada 110v. Nesse circuito ha um simples interruptor que liga e desliga uma lampada! Gostaria de um esquema que o arduino conseguisse "descobrir" se a lampada esta ou não ligada!

Pensei em ligar um rele em serie com a lampada, e a  bobina do rele receberia os 110v do circuito alternado e fecharia algum circuito do arduino, assim poderia saber se a lampada esta ligada ou não!

Também quero acrescentar que dispenso o uso de um sensor de luz, pois se a lampada estiver acesa durante o dia, haveria uma leitura errada do estado da lampada.

Esse meu esquema seria possível? Se sim, como posso fazer isso direito, gostaria de assistência principalmente na parte eletrônica. Se não, alguém tem alguma outra sugestão?

Qualquer ajuda será bem vinda :]

  

Exibições: 3443

Responder esta

Respostas a este tópico

http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-com-fonte-sem-transforma...

Com esse circuito e um PS2501-1 você consegue saber se a lâmpada está energizada ou não.

O esquema está para 220V mas funciona perfeitamente em 110V

Caro Sebastião,

o princípio da sua idéia está correto! Só que ele não detecta se a lâmpada está queimada, ou se houve alguma falha nas conexões. Se você também precisar dessa informação, se a lâmpada está ligada e acesa, podemos sugerir algumas alternativas para isso:

  • Se a aplicação for comercial, ou requer uma confiabilidade razoável, talvez seja o caso de você utilizar um transformador de corrente em série com a lâmpada. Isso permite realizar uma leitura de corrente passsando pela lâmpada e isola o seu circuito da tensão da rede. A Murata fabrica alguns micro transformadores para isso, no momento não recordo de outros fabricantes;
  • Se for alguma coisa mais caseira, ou até profissional, mas aí você que precisa avaliar os custos e retornos, você pode inserir um resistor de potência em série com a lâmpada. Por exemplo, para uma lâmpada de 100W, a corrente que circula é de 100W/110V = 0,9 A. Supondo que queremos gerar em torno de 2 V em cima do resistor, podemos usar um resistor de 2,2 OHms; Assim serão dissipados 2W nele.Por segurança use um resistor de 5W. Assim, com auxílio de outros resistores e um H11 (isolador óptico com entrada AC, você pode medir se há corrente passando pela lâmpada e isola o seu circuito da rede. A saída do H11 você conecta adequadamente ao arduíno;

Bom projeto, e boa sorte!

Abraço!

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Muito obrigado Henrique, é exatamente o que procuro :)

Se entendi direito, a opção 2 isolaria meu arduino do circuito elétrico da lâmpada!

Poderia me enviar o esquema da opção 2? Pois como sou da área de computação, seria mais fácil para mim seguir algum esquema!

Se tiver como você passar mais detalhes da conexão com o arduino, também seria de grande ajuda! 

Caro Sebastião,

demorei, mas é que eu fiz uma pesquisa profunda sobre qual seria a melhor solução para o seu caso. Abaixo o que encontrei. Levantei diversas soluções. Primeiro vou detalhar a que comentei acima, que é a que eu acho a mais barata. Acabei desenhando á mão, pois meu computador ainda não tem os CADs para projeto instalados. O circuito funciona assim: a saída vai ser 0, se tiver corrente passando pela lâmpada e Vcc se não. Essa saída pode ser ligada a alguma entrada digital do seu arduíno.

As outras soluções são mais prontas, por exemplo, tem um relé de corrente da Digimec modelos MPI-1 ou MPI-14. O problema desse é que você também precisa comprar o TC (transformador de corrente) aí para o seu projeto provavelmente inviabiliza. Tem outro parecido, que não precisa de TC que é o relé da Tron, modelo MCM. esse não precisa de TC. Uma terceira solução é a utilização do componente da Allegro ACS712 ou o demoboard, que já vem montadinho, tem para vender no mercado livre, ou na Multilógica shop. O problema dessa solução é que para 1 A, a saída do componente será de 200 mV, precisando ser amplificada para poder atuar alguma porta lógica.

Alguma dessas serve? Boa sorte! Abraço!

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Fiquei um tempo sem dar uma olhada aqui! Final de período esta tenso... rsrsrsrs

Essa 1ª opção é justamente o que eu precisava, pois além de economizar, estou querendo colocar a mão na massa (um passa tempo)!

Poderia me indicar onde encontro esse H11AA1M? Pois estou com dificuldades de encontrar pra comprar!

Desculpe minha ignorância no assunto, mas vou começar um curso de eletrônica básica nessas ferias, ou seja, sou bem leigo nessa área! Então surgiram as duvidas relacionado a parte do arduino!

1- Essas setas pretas (indicando para baixo) seriam TERRA?

2- O 2 fios da parte de baixo, que saem do arduino, seriam no caso, saídas digitais?

Sei que são duvidas primarias, mas peço um pouquinho de paciência comigo, pois estou começando a engatinhar no mundo da eletrônica e arduino também!

 

Caro Sebastião,

me desculpe a demora em responder, mas eu ando atrapalhado no serviço... Respondendo às suas perguntas:

H11AA1 você encontra na Farnell, ou em distribuidores de componentes Vishay ou HP ou ISOCOM. Na farnell, custa R$ 2,90 cada.

 

H11AA1

1. Sim as setas pretas indicando para baixo no desenho representam o "terra" ou GND do circuito do arduíno. Você pode observar que do lado direito tem Vcc (a tensão de alimentação do arduíno, uma saída digital que varia entre "0" (GND)  e "1" (Vcc)) e o GND.

2. Eu não entendi ao certo que você quis dizer, mas existem apenas três conexões com o arduíno, que eu detalhei acima. Os demais componentes, resistores, isolador óptico, capacitor, etc, estariam numa plaquinha auxiliar para poder isolar o arduíno da rede e sensorear adequadamente o funcionamento da lâmpada.

Quanto ao arduíno em si, que você também quer explorar, tem bastante material aqui no fórum para você pesquisar e estudar.

Abraço!

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Está aqui a resposta. Os tres diodos em série gerarm um perda de alguns volts, que podem acender o led interno do optoacoplador. http://i50.tinypic.com/1hp4eb.jpg%EF%BB%BF

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço