Olá, sou meio novo usando o Arduino, não conheço muito de elétrica e tenho apenas 15 anos hehe.

Fiz um projeto e minha duvida é de como acoplar ele na lampada do teto do quarto.

Como poderia colocar o relê no interruptor?

Exibições: 1047

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite colega... Então, depende do tipo de relê que você irá utilizar e do circuito de controle do mesmo, vou apontar alguns logo abaixo:

- Relê veicular, basta apenas isolar os terminais e conexões que você poderá deixá-lo dentro da caixa de passagem do interruptor sem problemas;

- Relê de PCI, você precisará de uma placa de circuito impresso para soldá-lo;

- Relê em modelo industrial, você poderá comprar o suporte do relê que muitos já vem com o relê embutido, e terá bornes  para conexão de cabos. Neste modelo é aconselhável utilizar um trilho de aço para montar o relê com seu suporte, chamado de trilho DIN.

Tudo dependerá também de como você estará acionando o mesmo, onde ficará o driver de acionamento e o que você esta utilizando para controlá-lo.

Estou à disposição

Olha o Relê que vou usar é esse:

Estarei usando um Shield Ethernet para ligar a lampada pelo meu celular.

Ok, entendido... A pergunta é, como os cabos saem do shield e chegam até este relê? Você está ligando o shield diretamente neste relê?

Uma forma de fazer isto, minha sugestão, sem que você tenha que furar parede e rasgar concreto, é utilizar as eletrofitas: http://www.giamar.com.br/eletrofitas-a-ligacao-eletrica-inteligente...

Pode achá-las em muitas lojas de material elétrico. E tomar cuidado quando fixar este relê dentro da caixa de passagem. Utilizar parafusos auto-tarraxantes pequenos para travar a placa na caixa ou uma fita adesiva da 3M,e usar fita isolante sobre esta placa para evitar contatos com os cabos da caixa de passamge. Em seguida você pode tirar os cabos do interruptor e ligá-los nas saídas dos relês.

Muito cuidado!! Você estará mexendo com tensão da ordem de 110 Vca, é muito perigoso. Se quiser posso enviar um esquema de ligação simples para você entender.

Segue um esquema de ligação, para o interruptor você pode usar o pull up e dispensar o uso de um resistor:

//Configuração de pull UP

int botao = 12; //Pino do botão
int led = 13; //Pino do led

void setup() {
  pinMode(botao, INPUT); //Inicializando o pino como entrada
  digitalWrite(botao, HIGH); //Ativando o resistor interno
  }

// the loop routine runs over and over again forever:
void loop() {
  //se botão estiver pressionado acende o led
  if (digitalRead(!botao)){
  digitalWrite(led, HIGH);
  }
  else {
    digitalWrite(led, LOW);
    }
  }

Anexos

Olá, como eu poderia utilizar um Arduino Mega com um Ethernet Sheild e uma relayboard para controlar vários cômodos da uma casa?

Exemplo: Faço uma caixa da central de controle com o Arduino Mega, Ethernet Shiedl e Relayboard. Como passaria os fios dos cômodos para ele? Tem algum exemplo de esquema para ter uma noção de como fazer isso? Fazer uma lâmpada ascender tranquilo, já consegui, mas o esquema para ascender várias de lugares diferentes, não tenho idéia. Grande abraço a todos.

Grazziane,

Você esta usando um tópico para fazer outro tópico? por favor, abra um tópico novo e faça suas postagens, desta forma evitaremos confusão, e você obterá a ajuda que precisa, se não souber como criar um tópico avise, mas é simples.

Abs.

Olá Bruno,

Gostaria de parabeniza-lo por sua iniciativa com a pouca idade que possui, mas aproveito para lhe advertir o seguinte:

Você manifesta que não tem conhecimento sobre rede elétrica, mas o primeiro conhecimento que deve buscar é que uma pessoa sem qualificação suficiente, poderia causar graves danos a si mesmo, inclusive a morte, e também a terceiros, e ao patrimônio no qual quer implantar seu projeto, muitas pessoas, mais do que imagina, morrem diariamente por manipular a rede elétrica domestica sem o conhecimento do seu potencial de perigo.

Eu sugiro a você, que faça um circuito simulado, usando um led como se fosse a lâmpada, e acione ele com um interruptor, e o relay tal como faria com a rede elétrica, se quiser posso lhe enviar um projeto com desenhos de como fazer isso, desta forma, mesmo que exista um curto, ou você esbarre sem querer em algum dos cabos que estarão simulando os fios da rede, nada acontecera de perigoso nem a você nem ao patrimônio onde deseja implantar seu projeto, isso permitira a você ganhar um grau de conhecimento didático muito bom, e depois com a experiência obtida poderá lidar quem sabe com tensão que oferecem risco.

Boa sorte!

Um abraço!

Boa noite campeão, me chamo leonardo e sou professor de eletrônica, está de parabéns, sucesso, vamos lá com sua duvida.

No seu projeto você consegue acionar leds na saída ? Caso a resposta seja sim, você quer acionar uma lâmpada de 127 Volts com Arduino certo?

Você precisará de um transistor BC 548 que deve custar R$ 50 centavos.

Um relé eletrônico de 12V que deve custar R$ 3. reais.

Segue o esquema em anexo, e caso tenha duvidas pode fazer contato.

Anexos

Olá pessoal, conforme sugestão abri um tópico sobre minhas dúvidas.

http://labdegaragem.com/forum/topics/esquema-arduino-para-automatiz...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço