Alguém sabe me dizer quantas lâmpadas um relé de 5v transformando a pontência em 127v consegue ligar?

Exibições: 8249

Responder esta

Respostas a este tópico

Complementando:

O rele tem 2 lados.

1) Bobina, que quando energizada com 5V aciona o rele;

2) Contato, que chaveia o circuito quando a bobina é ligada.

Esses 5V são relativos à bobina.

Vc precisa do parametro relativo ao contato. Normalmente uma corrente maxima e uma tensão maxima. (ou tem valores diferentes para AC e DC).

A corrente maxima do contato é que vc precisa.

Como o colega disse, P=V.I ou P=127 x Imax 

onde

P= potencia (que vc procura) e

Imax = corrente maxima do rele.

Eduardo.

ola tudo bem o rele é uma chave eletrônica que aciona uma maior corrente porque o arduino nao tem capacidade para ativar uma lampada de 110v . 

 então usa um relayspara fazer este trabalho.

Faltou neste desenho a indicação de onde as lâmpadas deverão ser colocadas, como não sabemos o que nosso colega sabe:


O circuito de 127 Volts assim, fica isolado da baixa tensão.

Sim, isso eu percebi. Como se pudesse usar um rele no lugar de um transformador. Mais observável ainda é que em local algum do texto ele falou em usar um Arduino. Mas colocou nas Tags. E mesmo assim, para um transformador funcionar teria que colocar CA nele...e muita CA mesmo...senão do outro lado não sairia nada a 127V...

Obrigado pelas dicas galera, talvez a pergunta não tenha sido bem explicada....

O que estou fazendo é um mini projeto de automação residencial.

A lâmpada estará na fonte de energia (interruptor).

Eu fiz algo bem parecido com esses esquemas, porém a minha dúvida era se com apenas um relé, na minha central eu conseguiria ativar todas as lampadas da casa (hipoteticamente digamos que sejam 8), se ele aguentaria.

Não!

Se o seu relé for para 1Amperes ele apenas conseguira acender 4 lampadas de 32W ou 3 de 40W, levando em consideração que sua rede não é ideal e não apresente os 127V.

No seu caso o ideal mesmo é ligar apenas 3 lampadas por relé para não aquece-lo. Se em sua residencia você tiver plafond (Lâmpada de embutir), quanto mais seletivo for melhor sera sua ambientalização

Exatamente. Inclusive para isolação de problemas o que poderia aconselhar é: LIgue cada lâmpada somente com 1 relê. Como relês são baratos, não vale a pena ficar acumulando carga em um único elemento.

Senhores, pensando um pouco nesse caso, não seria interessante ele usar um moc3010(Optoisolador)??

 

Interessante utilizar o moc3010 mas, segundo o artigo "Reles de estado sólido" http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/1436-art210.html

logo no inicio diz que não é indicado o uso de relés de estado sólido para controle de lampadas dentre outros circuitos de alta indutância,  porem mais abaixo na parte que diz respeito ao moc3010 e moc3020(para tensões de 220) mostra um circuito com proteção

Vocês acham que o circuito acima  seria o mais indicado para uma instalação com maior qualidade ? Ou utilizando apenas um capacitor em paralelo com o rele mecânico para extinguir o arco voltaico seria o suficiente ?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço